Saiba como escolher o curso preparatório da OAB ideal para você

Curso preparatório da oab

Saiba como escolher o curso preparatório da OAB ideal para você

Buscar um curso preparatório da OAB, via de regra, faz parte da rotina do estudante que está prestes a se formar ou que obteve a graduação em Direito.

Como você já deve saber, a Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, que trata do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estabelece a aprovação em exame de ordem como um dos critérios para se exercer a profissão de advogado. Tal quesito ainda encontra amparo no inciso XIII, do artigo 5º da Constituição Federal de 1988.

Com a necessidade de revisar o conteúdo de praticamente toda a faculdade em poucos meses, para ter uma nota satisfatória na prova objetiva do exame da ordem, o candidato, muitas vezes, não sabe como escolher um curso preparatório da OAB.

Para lhe ajudar nessa tarefa e aumentar as suas chances de passar de vez, apresentamos a seguir algumas dicas de como você pode selecionar a melhor forma de preparo. Confira:

Verifique o histórico da escola no mercado

Um curso preparatório da OAB e um curso voltado para concursos públicos podem ter diferenças significativas. Por isso, é recomendável que você opte por um treinamento voltado exclusivamente para o exame da ordem. Tal opção se justifica pelo fato de um curso próprio para a prova da OAB estar 100% focado nesse tipo de avaliação.

Como você deve saber, as bancas examinadoras podem cobrar assuntos de formas distintas, logo, quanto mais afinado o curso estiver com o exame da ordem, maiores as suas chances de aprovação.

Além disso, mesmo no segmento de cursos exclusivos para a OAB, avalie o histórico da escola que oferece a preparação e privilegie marcas já consolidadas no mercado. Assim, você evita riscos que podem comprometer a sua conquista já na primeira tentativa.

Conheça o corpo docente

Como o Direito possui muitos ramos, é comum o profissional se especializar em uma área. Num curso preparatório da OAB, o ideal é que o corpo docente seja formado por vários professores, especialistas nos diversos ramos do Direito.

Para obter o melhor conteúdo em cada disciplina, é importante que o estudante tenha à disposição aulas de especialistas em cada área. Além disso, o candidato não pode se esquecer de ter uma preparação emocional para a prova, afinal, o aspecto psicológico pode prejudicar o desempenho no exame, principalmente se a pessoa fica nervosa ou ansiosa. Nesse sentido, passar por um processo de coaching para OAB pode ser muito útil para aumentar as chances de aprovação.

Confira o material didático

Revisar o conteúdo de quatro ou cinco anos de faculdade nos poucos meses que antecedem o exame da ordem requer eficiência nos estudos. Para relembrar os conceitos das várias disciplinas e memorizar pontos-chave que podem ser cobrados na prova, o estudante deve dispor de um material didático objetivo, de fácil visualização e interpretação.

Na avaliação de um curso preparatório da OAB, é interessante você saber quais tipos de formatos são usados pela escola em questão, por exemplo, videoaulas, slides, material de texto em PDF etc.

No caso dos conteúdos escritos, considere também a forma de apresentação dos assuntos, já que páginas ilustradas e com mapas mentais contribuem para a fixação da matéria.

Avalie a oferta de material complementar

Você já deve ter ouvido falar que o exame da ordem possui um nível de exigência alto para a obtenção da aprovação. Logo, é recomendável que o estudante disponha de material complementar ao longo da preparação, como livros e o Vade Mecum, para aumentar as chances de obter uma nota satisfatória na prova eliminatória do exame da ordem.

Como o Direito requer bastante fundamentação teórica por parte do estudante, é recomendável ter à disposição materiais complementares, para se ter um rendimento suficiente para aprovação nas provas.

Considere a infraestrutura do curso preparatório da OAB

A cada edição da prova unificada da Ordem dos Advogados do Brasil, milhares de estudantes se inscrevem. Da mesma forma, grande é o número de alunos que procura por um curso preparatório da OAB.

Para dar conta do recado, a escola que oferece o treinamento deve ter uma excelente infraestrutura, de modo a atender com qualidade à demanda. Por exemplo, um curso presencial deve oferecer uma sala adequada para aulas, uma biblioteca, materiais didáticos etc.

Já um curso feito na modalidade de educação a distância precisa oferecer acesso permanente para o aluno durante a contratação do serviço, logo, não deve haver quedas de servidor. Além disso, é importante avaliar o chamado ambiente virtual de aprendizagem, para saber se ele dispõe de recursos que facilitam a compreensão dos conteúdos, como materiais em várias linguagens. Também é recomendável analisar o suporte oferecido pela escola, por exemplo, para se tirar dúvidas acerca do curso pela internet.

Analise o método de ensino presencial ou a distância

Um quesito importante na escolha de um curso preparatório da OAB é o método de ensino. Muitos alunos gostam do modelo presencial, por valorizarem uma rotina de aulas, como havia na faculdade.

Já outros preferem a flexibilidade de um curso feito pela internet, em que podem estudar de casa, do trabalho etc., nos horários mais convenientes, bem como podem dispor de diferentes linguagens, como escrita, visual e audiovisual.

Ao avaliar o método de ensino, cheque se ele pode ser personalizado de acordo com as suas próprias necessidades, por exemplo, por meio de um roteiro customizado de estudos, que leve em conta as áreas em que você mais tem dificuldade.

Em determinadas plataformas de ensino online, a vantagem é que o estudante pode assistir às aulas várias vezes e, se precisar, voltar o vídeo para entender melhor a explicação, o que não é possível num curso presencial.

Leve em conta a existência de exercícios e simulados

Estudar a teoria é importante, porém, você será avaliado por questões inicialmente objetivas no exame da ordem. Por isso, além de contar com um conteúdo de qualidade, o curso preparatório da OAB deve também oferecer maneiras de o estudante checar o próprio nível de aprendizado, por exemplo, por meio de exercícios e de simulados.

Nesse sentido, o benefício de fazer o curso numa plataforma online é que o aluno pode acompanhar a evolução da aprendizagem, por meio de indicadores.

Dessa forma, é possível chegar ao dia da prova com mais segurança e, assim, ter a nota necessária para a aprovação. Afinal, ao fazer simulados com antecedência, o estudante avalia forças e fraquezas, para focar nos pontos em que possui maior dificuldade.

Você quer logo mudar de bacharel em Direito para advogado (a)?

Então, conheça a plataforma Saraiva Aprova e veja as vantagens que ela pode oferecer para encurtar o seu caminho em direção à desejada carteirinha da OAB!

Avatar

Autor:

2 comentários em “Saiba como escolher o curso preparatório da OAB ideal para você”

  1. ótimas dicas, sem dúvida a Saraiva foi de fundamental importância na minha tentativa, cheguei muito próximo à aprovação, testei meus conhecimentos e tenho certeza que na próxima avaliação em novembro, conseguirei meu intento, estou confiante e farei de um tudo para minha aprovação, quero começar 2018 com a minha carteirinha da OAB, se Deus quiser, ele quer e eu também, obrigado pelo apoio!!!

  2. Venho expor meu reconhecimento a esta ótima instituição de Cursos Preparatória para Exames e Concursos. No momento estou focado em ser aprovado, e nas duas etapas do Exame da Ordem, para obter a tão esperada Carteira da Ordem, e exercer com excelência a Advocacia, em três áreas: Penal, Trabalhista e Previdenciário. Desde de já, deixo meus agradecimentos! Vamos avante, até alcançar a Carteira da Ordem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *