Saiba como conciliar TCC e OAB e seja aprovado em ambos!

Que o último ano do curso de Direito é decisivo você já sabe. Mas como fazer para conciliar a preparação para o TCC e para a OAB e obter um resultado satisfatório em ambos?

Sem dúvidas, a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso simultaneamente à preparação para o Exame da Ordem requer muita disciplina e determinação. No entanto, se preparar adequadamente é possível, desde que seja feito um bom planejamento. Lançar mão do ensino a distância, por exemplo, é uma boa estratégia nesse processo, por possibilitar ao candidato o estudo em horários alternativos.

Também é importante ressaltar que o desafio de conciliar TCC e OAB oferece benefícios capazes de compensar todo o tempo de dedicação e esforço. Afinal, a aprovação do candidato na prova da OAB antes do término do curso representa um grande diferencial de empregabilidade. Vários escritórios e departamentos jurídicos têm a inscrição na OAB como um dos requisitos de contratação de um advogado júnior. Sem contar o alívio de receber o diploma de bacharel com a carteirinha da Ordem em mãos, não é mesmo?

Se você quer ter acesso a mais dicas de como conciliar o TCC e a OAB e sair vitorioso em ambos, continue a leitura!

Faça um plano de estudos

Um bom planejamento é a chave para o sucesso nessa empreitada. Tenha em mente que a preparação para o TCC e a OAB abrange um volume grande de leituras, exercícios e tempo para escrita. Assim, o primeiro passo é fazer um plano de estudos personalizado, separando o tempo para cumprir as demandas e prazos desses dois objetivos.

No caso do TCC, é importante considerar tanto os prazos alinhados com seu orientador quanto aqueles estipulados pela faculdade — de depósito e apresentação da monografia, por exemplo.

O planejamento de estudos da OAB deve ser baseado nas datas das provas e no roteiro de aulas do curso preparatório. Contabilize tempo tanto para assistir às aulas quanto para se dedicar aos exercícios. Essas duas atividades são complementares e decisivas para um bom resultado no Exame.

Uma dica: distribua essas demandas de forma equilibrada, de forma que a preparação para o TCC e a OAB seja simultânea. Não faz sentido você se dedicar por um mês somente ao TCC enquanto as aulas da OAB se acumulam diariamente, certo?

Elabore uma lista de tarefas

A elaboração diária de uma lista de tarefas é uma boa pedida para ajudar na organização da rotina a partir da definição de prioridades. Enquanto o plano de estudos mencionado no tópico anterior busca dar um panorama geral dos objetivos a serem cumpridos em médio e longo prazo, a lista de tarefas serve para organizar melhor suas prioridades diárias.

Afinal, de nada adianta definir 3 prioridades para um só dia, se você tem disponibilidade para executar apenas uma delas, não é mesmo? Estabelecer muitas metas pode acabar fazendo com que você não se dedique, de fato, a nenhuma delas.

Assim, o ideal é que você elabore diariamente uma lista com todos os seus compromissos e atividades. Não se esqueça de incluir faculdade, trabalho e, principalmente, o tempo dedicado à OAB ou ao TCC, conforme o cronograma de estudos elaborado.

Lembre-se que: quanto mais realista você for ao definir as tarefas, mais fácil será cumpri-las e maior será sua motivação durante o processo. O mais importante é que você consiga ter uma visão geral das suas tarefas diárias e clareza sobre os pontos que merecem atenção imediata. Isso vai aumentar a sensação de controle, contribuindo também para diminuir o stress.

Use a tecnologia a seu favor

Tecnologia e conhecimento estão cada vez mais conectados. Prova disso é a expansão e o crescente reconhecimento de cursos da modalidade de ensino a distância (EAD). E no caso do Exame da Ordem não é diferente.

Assim, é altamente recomendável que você use e abuse do ensino online durante a preparação para a OAB e ganhe tempo para se dedicar aos estudos acadêmicos na elaboração do TCC.

O uso de uma plataforma online de estudos permite que você organize melhor o seu tempo, assistindo às aulas e tirando dúvidas com os professores em horários alternativos.

Essa flexibilidade de horários também ajuda a conciliar as horas de estudos com o lazer. Afinal, a plataforma de ensino online permite até levar para aquela viagem de fim de semana com a família as videoaulas e exercícios, para acessar quando quiser.

Faça intervalos

Estudar por muitas horas direto, sem intervalos, pode reduzir significativamente a capacidade de assimilar o conteúdo, além de aumentar o cansaço mental. Isso ocorre porque um estudo de qualidade requer pausas regulares para “descansar” o cérebro e potencializar o rendimento.

Desse modo, não se esqueça de intercalar pausas com estudos, a fim de manter o foco em alta. Você pode fazer pausas de 3 a 5 minutos periodicamente ou intervalos de cerca de 15 minutos, após 1 hora e meia ou 2 horas de estudo.

Escolha a opção que melhor se adapte à sua rotina. O importante é não deixar de dar à sua mente um tempo de descanso e recuperação, para voltar às atividades com ainda mais concentração.

Conheça bem seus objetivos

A melhor forma de enfrentar um desafio é conhecendo-o bem de perto. Assim, é importante que você procure se informar sobre como é feita a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso e da prova da OAB, que são muito diferentes.

A banca do TCC pode, entre outras coisas, analisar a pertinência do tema escolhido, as fontes bibliográficas, a capacidade argumentativa e a qualidade da escrita. A correção da prova da OAB, em contrapartida, é mais objetiva. Como a primeira etapa contém apenas questões de múltipla escolha, a avaliação se restringe apenas ao gabarito. Por sua vez, a correção da segunda etapa, de cunho discursivo, é feita a partir de um gabarito espelho.

Daí a importância de um curso preparatório específico para a OAB que forneça ao candidato o máximo de informações e dicas sobre o Exame, para evitar surpresas na hora da prova.

Agora que você já sabe como conciliar TCC e OAB para obter sucesso em ambos, baixe nosso e-book e monte seu cronograma de estudos para a OAB agora mesmo!

1 comentário em “Saiba como conciliar TCC e OAB e seja aprovado em ambos!”

  1. Estava procurando temas para tcc direito e acabei caindo nesse artigo aqui e foi de imensa ajuda. Estava com dificuldades de conciliar os dois e realmente as dicas aqui são muito boas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *