Resumo para OAB: Como esse recurso pode te ajudar a estudar

Resumo-oab

Sabemos que se preparar para o Exame não é tarefa fácil. Principalmente quando levamos em consideração que a maioria das pessoas não consegue se dedicar 100% para a prova e precisa conciliar os estudos com a faculdade, trabalho, estágio, família…

Para quem possui o tempo corrido, uma boa opção é adotar técnicas mais rápidas e eficientes de estudos, como os resumos! Eles são, comprovadamente, uma das cinco técnicas de estudos que mais garantem o aprendizado e podem ser seus aliados rumo à aprovação!

Por isso, hoje vamos falar um pouco de como o resumo para OAB pode te ajudar e dar dicas incríveis para construir seus resumos de Direito. Continue a leitura!

O que são os resumos?

Resumo é uma exposição curta ou reduzida referente a um assunto ou um tema determinado. Ou seja, fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais daquilo que foi estudado.

A NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define resumo: “(…) apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto”. A elaboração de um resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes.

Por isso, embora a leitura de textos teóricos seja importante, também é obrigatório elaborar um resumo do conteúdo com as suas próprias palavras. Além de aprofundar o estudo, o fichamento pode ser consultado posteriormente no lugar do livro, trazendo economia de tempo para o candidato.

Como os resumos podem ajudar o estudante de direito?

O curso de Direito é repleto de matérias que exigem muita leitura e partem de conteúdos muito teóricos, além disso muito extensos, motivo pelo qual faz do resumo um bom amigo para o estudante de direito.

Assim, as disciplinas ficam mais sintetizadas, facilitando o estudo posterior e a pesquisa a respeito de conteúdo específicos. Mais que isso, o estudante de direito treina a técnica da escrita, muito importante para quem vai se formar na área jurídica.

Além de ajudar o estudante de direito ao longo do curso de graduação, o resumo funciona ainda mais na hora de estudar para a OAB. Na preparação para 1ª Fase da OAB, por exemplo, onde são cobradas 17 disciplinas, nós sabemos que o tempo não está ao nosso favor, o que faz os resumos da OAB serem uma ótima estratégia de estudo.

Considerando o pouco tempo e o tamanho do conteúdo, os resumos, desde que bem feitos, possuem boa utilidade no momento de estudar para o Exame da Ordem.

Quais as formas de resumo

A NBR 6028/2003 define que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, quais sejam:

  •         Resumo Indicativo

Resume somente os fatos importantes, as principais ideias, sem que haja exemplos oferecidos do texto original. É um tipo que indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

  •         Resumo Informativo

Resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original. Se confunde com os fichamentos e geralmente são utilizados em textos acadêmicos. Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

  •         Resumo Crítico

Chamado de resenha crítica, ele resume as informações do texto original os quais são acrescentados juízos de valor, ou seja, surge argumentos do autor e do escritor do resumo.

Dicas práticas para um bom resumo

Fazer um bom resumo, nos ajuda na memorização do conteúdo na hora do estudo. Assim, para ajudar você no seu resumo para OAB, aqui vão umas dicas:.

  •         Tudo começa pela leitura

Ler o texto mais de uma vez fará com que os detalhes sejam melhor captados. Por isso, é uma boa-prática ler o texto ao menos duas vezes antes de começar a resumi-lo.

  •         Poder da síntese

Trata-se de um resumo, então, deve-se resumir! Tenha atenção em sintetizar os parágrafos em poucas palavras, em buscar os conceitos mais importantes, trazendo, assim, os pontos fundamentais do texto.

Uma boa técnica para resumir os parágrafos do texto é elaborar uma pergunta sobre o que aquele parágrafo fala, a resposta desta pergunta deve ser seu resumo.

  •         Use suas próprias palavras

Não há necessidade de você utilizar a linguagem do autor do texto. Na realidade, é mais interessante que você use suas próprias palavras, para que o texto soe mais compreensível e mais natural para você no momento do estudo.

  •         Dinamize seu conteúdo

O resumo não precisa ter a estrutura de um texto formal. Existem recursos visuais que aprimoram muito sua compreensão do texto.

Organogramas, fluxogramas, diagramas e mapas mentais são excelentes maneiras de organizar o conteúdo. Para entender, por exemplo, como fazer mapas mentais, ótimos para memorização de matérias, como da OAB, temos esse material aqui.

Outra dica é fazer o resumo a próprio punho, pois ajuda o cérebro a assimilar o conteúdo de forma concreta.

 

Agora que você aprendeu a como fazer um resumo de Direito para se prepararem melhor para o Exame da Ordem, é só arregaçar as mangas e começar.

Gostou deste conteúdo? Deixe aqui o seu comentário 🙂

15 comentários em “Resumo para OAB: Como esse recurso pode te ajudar a estudar”

  1. Olá! Quero agradecer a Saraiva pelo carinho e dedicação para nós ajudar nos estudos para a prova da OAB . Sabemos que se trata de uma empresa que sem dúvida é necessário o comércio de seus produtos, estes que são fantásticos em qualidade. Obrigado, muito obrigado! Sucesso a todos da Saraiva aprova.

  2. Acredito no trabalho de vocês e também como nos incentivao a buscar o sucesso, fica um abraço meu abraço a todos da Saraiva Aprova.

    1. Eu estou aproveitando este comentário para achar ISAÍAS ROGÉRIO TAVARES, pois lendo os artigos deste site, vi que ele fez um comentário em março deste ano, peço que entre em contato comigo pelo Facebook Jacqueline Renovato Quirino, oh com Lilian Gonçalves Cintra. O estamos procurado a pelo menos 18 anos. Agradeço quem poder ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *