Qual é o tempo de estudo ideal para passar na OAB?

O momento decisivo (e também de muito desespero) para qualquer estudante de Direito é a famosa prova da OAB. Como o exercício da profissão de advogado depende da aprovação nesse exame, muitos se sentem na obrigação de conseguir ser aprovado o mais rápido possível. O peso dessa obrigação, porém, pode acabar sendo um empecilho ao sucesso.

É claro que o Exame da Ordem requer muita dedicação e tempo de estudo, mas, acima de tudo, é preciso manter a calma. Afinal, de nada adiantarão os meses se preparando se, no dia da prova, você não conseguir se concentrar por causa da ansiedade e acabar errando coisas simples, como o momento de passar o gabarito para a folha de respostas.

Cada estudante possui peculiaridades que os diferenciam. Por isso, criar um plano de estudo personalizado é essencial! Apesar de não existir uma fórmula mágica que defina o tempo ideal de estudo para alcançar essa tão sonhada aprovação, existem algumas dicas que poderão ajudá-lo nessa jornada, sem que isso lhe cause estresse ou ansiedade.

Para descobrir quais são essas dicas, continue a leitura do post e saiba qual é a melhor forma de se preparar para o Exame da OAB!

Prepare-se com antecedência

É difícil definir um tempo de estudo ideal para o Exame da Ordem. Porém, uma coisa é certa: é preciso começar o quanto antes. Os alunos que deixam para se preparar apenas em cima da hora têm grandes chances de fracassar.

Assim como qualquer outra atividade que requer um tempo de preparação, o Exame da OAB exige muita dedicação do candidato. O recomendado é que os estudos se iniciem entre três e seis meses antes da prova. Caso o edital ainda não tenha sido divulgado nesse período, basta usar o do semestre anterior para se guiar.

Muitos alunos do curso de Direito prestam o exame enquanto ainda estão na faculdade e, por isso, podem ter um pouco de dificuldade em conciliar seus estudos. É aí que se destaca a importância de iniciar a preparação com bastante tempo de antecedência, pois, dessa forma, será muito mais fácil se organizar.

Estude diariamente

De nada adianta começar a se preparar com meses de antecedência, se você não se dedicar diariamente aos estudos. Pegar os livros apenas uma vez por semana ou só quando der vontade não é uma opção.

Quem busca a aprovação na OAB deve saber se planejar muito bem, e isso inclui a criação de um horário fixo de estudo todos os dias. Sem essa dedicação, seus estudos ficarão desorganizados, o que atrapalha não apenas o aprendizado, mas também a fixação da matéria a longo prazo.

Porém, não é todo mundo que tem tempo livre todos os dias. Muitos estudantes trabalham ou fazem estágio junto com a faculdade.

Nesses casos, é preciso saber se organizar. Se não for possível dedicar uma ou duas horas do dia aos estudos, talvez seja necessário fazer alguns sacrifícios, como estudar mais nos finais de semana ou aproveitar qualquer tempo livre para fazer uma maratona de estudos sem interrupção.

Tenha consciência da sua rotina para que você faça pelo menos uma revisão das matérias, nem que seja por vinte ou trinta minutos diários. Aproveitar o horário de almoço ou uma viagem de ônibus para ler alguns resumos também pode ser uma boa ideia.

Dedique um momento para os exercícios

Resolver exercícios de provas anteriores é um dos melhores métodos de estudo. Por isso, separe um momento apenas para isso.

O estudo não diversificado se torna enfadonho depois de um certo tempo. A dica aqui é saber conciliar os exercícios com a leitura de leis e doutrinas. Tente sempre resolver questões sobre as matérias que você estudou naquele dia ou no dia anterior, pois isso também vai ajudar na memorização e no aprendizado.

Além disso, os exercícios são um excelente método de avaliar a progressão dos seus estudos. Ao observar seus erros e acertos, será possível separar as matérias mais fáceis daquelas que você tem mais dificuldade em aprender.

Não hesite em buscar ajuda

Caso você perceba que é muito difícil estudar por conta própria, seja pela falta de organização, seja por outras questões pessoais, optar por fazer um cursinho preparatório pode ser uma boa ideia.

Saraiva Aprova é uma excelente opção, pois suas aulas online de curta duração são perfeitas para aqueles que não podem dedicar muito tempo do seu dia aos estudos. Além disso, o cursinho também possui um plano de ensino personalizado, que leva em consideração as dificuldades do aluno, adaptando-se de forma diferente a cada um.

Saiba conciliar os estudos com intervalos de descanso

O estresse é o inimigo do aprendizado. Uma mente cansada não consegue absorver muitas informações e, por isso, é preciso que o estudante saiba qual é o momento certo de parar e descansar um pouco.

Estudar de forma incessante não é algo saudável e não vai ajudar você a alcançar a aprovação na OAB de forma mais rápida. Pelo contrário, a falta de descanso vai acabar atrapalhando a fixação de tudo que foi aprendido.

Apesar de toda dedicação necessária para ser aprovado no Exame da Ordem, é preciso saber conciliar tempo de estudo com momentos de descanso. Se seus dias estão inteiramente ocupados apenas com trabalho, faculdade e estudo, ou se seu sono está sendo prejudicado por isso, então alguma coisa está errada.

É preciso parar de tempos em tempos para descansar, fazer exercícios físicos, sair com os amigos, assistir a um filme, entre outras atividades. Acima de tudo, uma boa noite de sono é essencial.

Portanto, observe seu planejamento de estudo e tente encaixar esses momentos de descanso em intervalos específicos. Seu cérebro só consegue assimilar tudo que foi aprendido justamente nos momentos em que a mente está calma.

Ao colocar essas dicas em prática, a aprovação na OAB estará garantida. Apesar de não existir um tempo de estudo ideal, lembre-se de começar o quanto antes. Dessa forma, será muito mais fácil se organizar e reconhecer suas forças e fraquezas.

Agora que você já sabe que o grande segredo por trás da aprovação na OAB está no planejamento, aproveite e baixe o nosso kit de preparação para o Exame da OAB e comece a se preparar hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *