Quais são os 5 primeiros passos para a sua aprovação na OAB?

Na última segunda-feira, dia 06 de maio, o Saraiva Aprova realizou um Webinário com o tema: “Os 5 primeiros passos para sua aprovação na OAB” ministrado pela professora, Luiza Soalheiro.

Para ajudar ainda mais na sua preparação, pedimos a Luiza para fazer um resumo do conteúdo que foi trabalhado no evento digital. Continue a leitura e confira quais são os 5 passos para sua aprovação na OAB.

Você já parou para pensar se vai ou não prestar o XXIX Exame de Ordem? Pois bem, este é o 1º passo.

1 – Tomar a decisão de fazer o Exame da OAB

E tomar a decisão de fazer o Exame de Ordem implica em assumir um auto compromisso. O quanto você está disposto a se comprometer para passar no Exame de Ordem? Tem algo, neste momento, que você pode abrir mão, temporariamente, mas que vai te apoiar a passar na OAB?

Assumir auto compromisso é importante, porque pode te deixar ligado ao seu propósito. Se vier desafios e, possivelmente, estes virão, você vai se lembrar que tempos atrás você assumiu com você mesmo o compromisso de se dedicar para o Exame de Ordem. Faz sentido para vocês?

 2 – Autoconhecimento

O 2º passo é se autoconhecer. Com frequência, os alunos quando vão prestar o Exame de Ordem começam a estudar, freneticamente, logo após a publicação do edital, mas sem nenhum preparo. E isso, pode não ser adequado, porque o caminho será mais leve e produtivo se você se organizar.

Você pode fazer um caminho mais longo e atingir seu objetivo, mas pode também encurtar o caminho se você se organizar internamente e externamente.

Como poderia se iniciar este autoconhecimento? A partir da identificação dos seus pontos internos e externos aliados e inimigos.

Internamente, quais são suas forças ou fortalezas? Por exemplo, você é organizado, é corajoso, determinado? São forças internas. Ainda internamente, quais são suas fraquezas? Você desconfia da sua capacidade? Tem medo da reprovação da OAB? É procrastinador? Vale a reflexão!

Da mesma forma, você vai avaliar externamente, quais são suas oportunidades que te apoiarão a passar na OAB? Você faz um preparatório? Você tem alguém que paga seus estudos? Você tem um ambiente de estudo favorável/tranquilo/adequado? E quais são suas ameaças externas? Falta de tempo para estudar? Desenvolve muitas atividades ao mesmo tempo? Ambiente de estudo inadequado?

Se você conseguir mapear quais são suas forças e oportunidades pode ser mais fácil criar estratégias para combater suas fraquezas e ameaças. Qualquer adversidade no caminho, você terá mecanismos próprios para enxergar oportunidades nas adversidades.

Se conhecer e entender onde você se encontra hoje em relação ao objetivo que pretende alcançar, te permitirá fortalecer seus potenciais e gerir seus pontos de melhoria, o que encurtará seu caminho para a aprovação na OAB.

3 – Conhecer as regras do jogo

Ou seja, fazer a leitura do edital para entender o ambiente no qual você está se inserindo. Você sabe quantas disciplinas caem na 1ª Fase da OAB? Você sabe que no momento da inscrição da OAB você já deve escolher a disciplina que você vai prestar a 2ª Fase? Em uma das aulas da plataforma do Saraiva Aprova eu falo sobre essa escolha da disciplina da 2ª Fase.

Você sabe que na 1ª Fase é proibido o uso do Vade Mecum, mas é permitido na 2ª Fase? Você sabe quais os materiais permitidos e proibidos na 2ª Fase? Você sabe como deve ser feita a marcação do Vade Mecum? Tudo isso, o edital explica de modo detalhado. Enfim, você precisa entender o edital para prosseguir na sua preparação.

4 – Montar um cronograma de estudos

E qual é o cronograma ideal de estudos? Aquele que funciona para você! Você precisa testar o cronograma para ver se funciona para você.

Na plataforma do Saraiva Aprova há um cronograma maravilhoso com as divisões da matéria que você precisa estudar. No canal do YouTube também há um vídeo sobre como montar seu cronograma. Tenho certeza que este materiais vão te apoiar!

É interessante para você montar um cronograma de estudos, conhecer sua rotina. Às vezes, o aluno/examinando fala que não tem tempo para estudar, mas ele não sabe aproveitar os tempos otimizados. Quanto tempo você leva em deslocamento? Você pratica alguma atividade física? Qual é o seu horário de almoço? Pode ser que nesse período de deslocamento você criará uma forma de estudar, por exemplo, assistindo uma videoaula ou ouvindo um podcast.

É importante também frisar que este cronograma não serve para te gerar estresse, mas para te apoiar a ter um equilíbrio entre os estudos e sua vida pessoal. Por exemplo, você passou mal e teve que ir ao hospital, quando você voltou para a casa não teve condições de estudar. Tudo bem! Você não vai sofrer por isso e, no outro dia, você vai se reorganizar.

Diferente é se um amigo te chama para estudar no horário que você destinou ao seu estudo. Talvez seja adequado você falar para este amigo que, hoje, você não pode ou marcar o cinema em um horário que você reservou ao seu lazer. Tal situação pode ser chamada de flexibilidade responsável.

5 – Partir para ação

É ter força, determinação, coragem. Pensa o quanto você já fez para chegar até a prova da OAB? Eu tenho certeza que muita gente deixou filho em casa para poder estudar. Fez muito esforço financeiro para pagar os estudos. Tem alguém que se identifica?

Pois é, você está boca do gol. Agora é treino. Existe aquele ditado que fala que “Treino é Treino, Jogo é Jogo”. Mas o treino influencia no jogo. Então, pessoal, é estudar a matéria teórica, mas também fazer muito exercício, provas anteriores da OAB e simulados.

O simulado é uma técnica de estudo muito boa, porque te ajuda a compreender os temas que mais caem na prova e como são cobrados.Quanto mais você conseguir simular as condições do dia da prova, melhor será sua preparação.

Outras dicas poderiam ganhar destaque neste texto, mas as apresentadas já te permitirão iniciar o caminho da preparação da OAB. Então, partiu aprovação? Lembre-se de que já deu certo e eu não vou largar a sua mão até a aprovação! Um beijo no coração e até a próxima.

Este artigo foi redigido por Luiza Soalheiro Mestra e Doutoranda em Direito Privado pela PUC- MG, Professora universitária, Advogada, Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Arnaldo Janssen,  Líder Coach pela Escola de Coaching Express da Organização Internacional Condor Blanco. Instagram: @soalheiroluiza.


Webinário

Prefere acompanhar o conteúdo por vídeo, aperte o play e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *