Por que estudar Eca, Ética e CDC na última semana antes da prova?

Depois de uma longa preparação para a OAB, muitos alunos se questionam a respeito de quais disciplinas devem ser priorizadas na reta final, sobretudo na última semana antes da prova.

Não se assuste: é normal que essa dúvida surja.

Ao todo são 17 disciplinas, as quais exigem diferentes abordagens de estudo, a depender da sua facilidade com relação à cada uma delas! Dessa forma, é fundamental que você planeje seus estudos e tenha disciplina durante essa maratona.

E, como fazem os bons maratonistas, planeje seu sprint final, pois é algo que poderá fazer total diferença para sua aprovação. Por isso, segure o fôlego! Vamos te ajudar com dicas do livro “O Poder da Aprovação”, escrito pelo professor e Coach do Saraiva Aprova, Marcelo Hugo.

Adiantamos que um excelente caminho a ser trilhado na semana que antecede ao Exame da OAB passa pela “rainha das disciplinas”, pelo ECA e pelo CDC.

Confira por quais motivos e como você deverá focar nessas três matérias na reta final!

Por que Ética é “a rainha das disciplinas”?

Como regra, as provas da OAB cobram 10 questões de Ética e Legislação Profissional. Essa tendência se manteve durante um bom tempo, desde quando a prova possuía 100 questões, passando para 80 posteriormente.

Recentemente, a FGV tem cobrado 8 questões da disciplina no Exame da Ordem. Isso, no entanto, não tira a maior importância da Ética em relação às demais matérias, afinal, é ela que possui o maior número absoluto de questões.

Como se já não bastasse isso, lembre-se que a Ética é também a disciplina com a menor relação de questão por quantidade de artigos legais passíveis de cobrança, sendo também aquela que possui maior índice de acerto entre os examinandos.

Gabaritar a “rainha das disciplinas”, portanto, é algo que está ao seu alcance!

Por que as disciplinas com poucas questões devem ser estudadas?

Em um primeiro momento, você deve estar se questionando a respeito da utilidade de estudar direito da criança e do adolescente e direito do consumidor – duas das disciplinas com menor número de questões na prova – durante seu sprint final.

O motivo é simples: são apenas dois diplomas legais a serem estudados (ECA e CDC).

Além disso, direito do consumidor e ECA são, respectivamente, a segunda e terceira colocadas em aproveitamento médio na 1ª Fase da OAB, sendo que o percentual de acertos em cada uma gira em torno de 50%!

Não custa lembrar que o universo de reprovados que ficar por uma a quatro questões é praticamente mais da metade de quem não passou, sobretudo no Exame da Ordem.

Sendo assim, há a possibilidade real de você gabaritar ambas as matérias e garantir 4 pontos, que poderão ser cruciais para atingir os pontos necessários para sua aprovação.

Como fazer isso? Segure o fôlego mais um pouco que iremos contar!

Por que guardar um tempo específico para estudar Ética, ECA e CDC durante a reta final?

Como dito, as fontes de estudo dessas disciplinas são a lei seca, e cada um dos respectivos diplomas legais não são extensos se comparados aos que regem as demais disciplinas.

O Código Civil, por exemplo, possui 2.046 artigos, ao passo que o CDC possui 119.

Como maioria das questões de Ética, ECA e CDC são oriundas do próprio texto legal, é fundamental manter a memória fresca no dia de realização da prova, o que evita que você se prejudique com “pegadinhas” da banca examinadora.

Como incluir as três disciplinas na reta final de seu cronograma de estudos

Nas vésperas da OAB, você deverá se organizar adequadamente, evitando assim a famosa Tensão Pré-Prova. No entanto, não se engane: é fundamental que você aumente sua carga horária de estudos nessa etapa da preparação, o que também é uma maneira de controlar a ansiedade.

Feito isso, para estudar as três disciplinas de maneira mais objetiva e inteligente, é fundamental traçar o perfil da banca examinadora.

Nesse sentido, a resolução de provas antigas e simulados ao longo da preparação já te darão uma ideia do que estudar na semana que antecede a prova.

Com base nessas tendências da FGV, elencamos algumas dicas que serão fundamentais para a sua aprovação!

Está preparado para planejar como será o seu sprint final? Vamos lá!

Estudando Ética na reta final da OAB

Por onde estudar a “rainha das disciplinas”

São três diplomas legais que deverão ser estudados: o Estatuto da OAB – EOAB, o Regulamento Geral da OAB – RGOAB e o Código de Ética e Disciplina – CED.

O EOAB é o diploma legal mais cobrado dentro da disciplina, seguido do CED (sobretudo publicidade, relações com cliente e procedimentos do processo disciplinar) e do RGOAB (principalmente o capítulo de estágio profissional).

Sendo assim, observe essa ordem de importância ao estudar a matéria!

Quais os assuntos a serem priorizados?

Como dito, o Exame da OAB vive de tendências.

Assim, é fundamental que o examinando pesquise, pelo menos, as três últimas provas, destacando os assuntos mais cobrados dentro do EOAB e do CED. Recomendamos também que grife os capítulos e dispositivos legais mais recorrentes para facilitar a memorização.


Caso queira saber exatamente quais os assuntos mais recorrentes dentro de Ética Profissional, temos um guia prático de estudo da disciplina no Blog do Saraiva Aprova.


Estudando ECA na reta final da OAB

Por onde estudar

A matéria está contida na Lei 8.069/90, dividida entre Livro I (geral) e Livro II (especial).

Praticamente o dobro das questões de ECA que caíram na OAB foram a respeito do Livro II (parte especial).

Quais assuntos devem ser priorizados?

No Livro II, devem ser priorizados os temas de acesso à justiça e as medidas socioeducativas (arts. 112 a 125), em especial a internação (art. 121).

No Livro I, recomendamos a leitura do capítulo sobre família substitutiva.

Estudando o CDC na reta final da OAB

Por onde estudar

 

A legislação aplicável é a Lei n. 8.078/90, que possui 110 artigos com linguagem clara e simplificada.

Onde estão as questões mais abordadas?

A maior parte das questões cobradas no Exame da Ordem estão tratadas na primeira metade do CDC (até o art. 54).

Quais assuntos devem ser priorizados?

A responsabilidadeincluindo prazos prescricionais e decadenciais – é o assunto mais cobrado dentro da disciplina (arts. 8º ao 28).

Recomendamos que você aprenda a distinção entre responsabilidade pelo fato e vício do produto ou serviço, pois as questões costumam misturar esses conceitos.

Outros temas importantes dentro da matéria são a identificação da relação de consumo (arts. 1º ao 3º), os direitos básicos do consumidor (art. 6º) e as práticas comerciais e contratuais (arts. 29 ao 54).

Como montar seu cronograma de estudos para as demais disciplinas?

A reta final de estudos para o Exame da Ordem é importante, mas não se esqueça de que existem outras disciplinas que merecem sua dedicação.

Não negligencie as matérias que te causam transtorno. É importante revisá-las como forma de fixar o conteúdo, inclusive durante a semana que antecede a prova da OAB.

Sem dúvidas, a melhor forma de garantir sua aprovação é se planejar.

Caso tenha interesse em saber como montar um cronograma de estudo das 17 disciplinas cobradas na prova, basta clicar aqui.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que você mantenha o foco e disciplina necessários para completar essa maratona. Temos certeza de que você é capaz!

Fique ligado no nosso Blog e rumo à aprovação!

1 comentário em “Por que estudar Eca, Ética e CDC na última semana antes da prova?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *