Passei, mas e agora?! Como me preparar para a 2ª fase em Civil?

A 1ª fase ficou para trás, ufa! Não foi fácil, mas passou. Parabéns!

Mas, e agora? Como me preparar? E, especialmente, como me preparar em CIVIL, área que o pessoal sempre diz que é das mais difíceis?!

A 2ª fase, na minha opinião, é mais FÁCIL que a 1ª. Agora é só a matéria que VOCÊ escolheu! Nada mais de penal ou trabalhista, por exemplo! Agora é civil e processo civil, matérias que você conhece mais e tem mais afinidade.

Dito isso, agora é esquecer das matérias que ficaram para trás e daquilo que os outros dizem, a respeito da escolha da matéria da 2ª fase. Assim, agora é foco total na sua prova de civil.

Mas, então, como me preparar? Seguem algumas breves dicas para você.

1. E aí, foi aprovado?

Você já viu uma prova de 2ª fase civil (com a peça e as 4 questões)? Você sabe quais são as peças mais comuns na 2ª fase? E as que quase não caem? E em relação às questões, o que acontece? Mais questões de processo ou de direito material? Ou questões que mesclam aspectos materiais e processuais?

É importantíssimo conhecer usa prova. É necessário conhecer “o inimigo”, para poder enfrenta-lo adequadamente.

2. Leve o material adequado

Você sabe exatamente o que pode levar na prova? Novidades legislativas podem ser pedidas na sua prova? Se seu vade mecum não tem as últimas alterações legislativas, você pode imprimir da internet e levar? E como fazer marcações no vade? O que é permitido e o que é proibido?

3. Conheça a correção

Como é que o examinador corrige? Será que usar abreviatura (V. Exa., CF, CPC) é permitido é tira ponto? Se eu esquecer o valor da causa isso zera a peça? E se eu esquecer um dos pedidos da petição, ainda tenho chance de aprovação?

Há muitos “boatos” e “lendas urbanas” envolvendo a correção da OAB.

Com o espelho de correção (gabarito oficial) e a análise das correções das provas anteriores, conseguimos saber o que o examinador desconta e não desconta.

E é bastante importante que VOCÊ também saiba disso.

4. Saiba em que ordem você elaborará a prova

Começo pela peça? Começo pelas questões? Faço algumas questões e depois a peça? E se eu tiver dúvida em algum ponto, como proceder? Faço rascunho? Faço rascunho só da peça? Ou só das questões que tenho dúvida?

São muitas as possibilidades e você deve chegar na prova com uma estratégia de como enfrenta-la (de novo, conheça seu inimigo…)

Como lidar com o tempo na hora da prova? Se não conseguir fazer tudo, o que devo deixar por último?

Isso tudo é muito relevante para que você não entregue a prova sem ter feito algo que possa ser determinante na sua aprovação!

5. Vale a pena fazer cursinho para a 2ª fase?

Obviamente que essa é uma pergunta que cada um tem de responder individualmente.

Mas posso te dizer que para responder adequadamente às 4 questões anteriores, o cursinho te ajuda – e muito.

Além disso, o cursinho te ajuda com as dicas de como interpretar o enunciado. De entender, a partir do enunciado, o que o examinador espera do aluno. Ou seja, o cursinho te ajuda a mostrar ao examinador que você “está pronto” e que então merece ser aprovado!

A experiência de quem conhece as provas e acompanha o exame há muito tempo é passada a você. Mostramos como é a prova e todos seus detalhes; para você mostrar que conhece e que merece a aprovação.

Te esperamos no Saraiva Aprova para isso!

Abraços,

Luiz Dellore


Este artigo foi redigido por Luiz Dellore, Professor de Processo Civil do Saraiva Aprova, Autor Saraiva Jur, Doutor e Mestre em Direito Processual pela USP, Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Visiting Scholar na Syracuse University e Cornell University (EUA). Ex-assessor de Ministro do STJ, Advogado concursado da Caixa Econômica Federal. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *