A 1ª fase ficou para trás, ufa! Não foi fácil, mas passou. Parabéns!
Mas, e agora? Como me preparar? E, especialmente, como me preparar em CIVIL, área que o pessoal sempre diz que é das mais difíceis?!
A 2ª fase, na minha opinião, é mais FÁCIL que a 1ª. Agora é só a matéria que VOCÊ escolheu! Nada mais de penal ou trabalhista, por exemplo! Agora é civil e processo civil, matérias que você conhece mais e tem mais afinidade.
Dito isso, agora é esquecer das matérias que ficaram para trás e daquilo que os outros dizem, a respeito da escolha da matéria da 2ª fase. Assim, agora é foco total na sua prova de civil.
Mas, então, como me preparar? Seguem algumas breves dicas para você.
1. E aí, foi aprovado?
Você já viu uma prova de 2ª fase civil (com a peça e as 4 questões)? Você sabe quais são as peças mais comuns na 2ª fase? E as que quase não caem? E em relação às questões, o que acontece? Mais questões de processo ou de direito material? Ou questões que mesclam aspectos materiais e processuais?
É importantíssimo conhecer usa prova. É necessário conhecer “o inimigo”, para poder enfrenta-lo adequadamente.
2. Leve o material adequado
Você sabe exatamente o que pode levar na prova? Novidades legislativas podem ser pedidas na sua prova? Se seu vade mecum não tem as últimas alterações legislativas, você pode imprimir da internet e levar? E como fazer marcações no vade? O que é permitido e o que é proibido?
3. Conheça a correção
Como é que o examinador corrige? Será que usar abreviatura (V. Exa., CF, CPC) é permitido é tira ponto? Se eu esquecer o valor da causa isso zera a peça? E se eu esquecer um dos pedidos da petição, ainda tenho chance de aprovação?
Há muitos “boatos” e “lendas urbanas” envolvendo a correção da OAB.
Com o espelho de correção (gabarito oficial) e a análise das correções das provas anteriores, conseguimos saber o que o examinador desconta e não desconta.
E é bastante importante que VOCÊ também saiba disso.
4. Saiba em que ordem você elaborará a prova
Começo pela peça? Começo pelas questões? Faço algumas questões e depois a peça? E se eu tiver dúvida em algum ponto, como proceder? Faço rascunho? Faço rascunho só da peça? Ou só das questões que tenho dúvida?
São muitas as possibilidades e você deve chegar na prova com uma estratégia de como enfrenta-la (de novo, conheça seu inimigo…)
Como lidar com o tempo na hora da prova? Se não conseguir fazer tudo, o que devo deixar por último?
Isso tudo é muito relevante para que você não entregue a prova sem ter feito algo que possa ser determinante na sua aprovação!
5. Vale a pena fazer cursinho para a 2ª fase?
Obviamente que essa é uma pergunta que cada um tem de responder individualmente.
Mas posso te dizer que para responder adequadamente às 4 questões anteriores, o cursinho te ajuda – e muito.
Além disso, o cursinho te ajuda com as dicas de como interpretar o enunciado. De entender, a partir do enunciado, o que o examinador espera do aluno. Ou seja, o cursinho te ajuda a mostrar ao examinador que você “está pronto” e que então merece ser aprovado!
A experiência de quem conhece as provas e acompanha o exame há muito tempo é passada a você. Mostramos como é a prova e todos seus detalhes; para você mostrar que conhece e que merece a aprovação.
Te esperamos no Saraiva Aprova para isso!
Abraços,
Luiz Dellore
Este artigo foi redigido por Luiz Dellore, Professor de Processo Civil do Saraiva Aprova, Autor Saraiva Jur, Doutor e Mestre em Direito Processual pela USP, Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Visiting Scholar na Syracuse University e Cornell University (EUA). Ex-assessor de Ministro do STJ, Advogado concursado da Caixa Econômica Federal.