Organização do Tempo: como melhorar seus estudos para a OAB

Olá pessoal! Sejam bem-vindos ao podcast do Saraiva Aprova. Nele daremos dicas incríveis para você, que está se preparando para a OAB.

No nosso primeiro programa, convidamos o professor Marcelo Hugo,coaching nos cursos do Saraiva Aprova, para falar sobre a organização do tempo nos estudos. Para escutar, basta apertar o play!

Caso prefira ler o conteúdo do podcast, é só rolar a página e conferir a transcrição 🙂

Marcelo: Olá a todos. É um grande prazer aqui estar com vocês compartilhando um pouco mais de conhecimento que sempre é bom, e falar sobre produtividade, sobre tempo, organização, enfim, sempre é muito importante para quem está aí se preparando para Exame de Ordem.

Saraiva Aprova: O que percebemos, professor, é que muitos alunos se queixam sobre a falta de tempo para estudar. Muitos deles são estudantes, estão fazendo estágio, terminando o TCC e ainda tem que se preocupar com a prova da OAB. E qual que é a orientação que você daria para esse aluno para que ele consiga se organizar mesmo com pouco tempo?

Marcelo: A primeira coisa é parar de dar desculpas. ((risos)) Porque desculpas encontramos aos montes e de graça. Tempo, sempre vai faltar tempo. Hoje é muito mais importante que dinheiro. Mas conseguimos encontrar tempo sim, basta parar para pensar e ver que uma semana tem 168 horas, pessoal, 168 horas. Será que não conseguimos colocar pelo menos quatro horas de dedicação para o Exame de Ordem em um dia? Pare e reflita que essas quatro horas não precisam ser seguidas, elas podem ser divididas durante o dia ou de manhã ou de noite ou no intervalo, ou no deslocamento, na condução pública, enfim. Oportunidades têm para estudar, você precisa simplesmente parar e olhar a sua agenda e encontrar esses pontos para acrescentar essas quatro horas, que eu acredito seja um tempo bem razoável para ser aprovado na OAB.

Saraiva Aprova: Para esse o aluno que já quer se programar, quer se preparar para a prova e que tem em torno de três meses para estudar. Qual que é a dica, o que você pode compartilhar que considera muito importante para ele traçar esse plano de estudos inicial?

Marcelo: Três meses é um bom tempo para estudar para a OAB, 90 dias a 100 dias é um tempo muito bom. Claro que não são 100 dias apenas para estudar meia hora por dia, mas trabalhando nesse conceito de quatro horas, três horas e meia, enfim, é um tempo bastante razoável. E uma das primeiras coisas é: elimine as suas crenças limitantes. E uma delas diz o seguinte: eu estudo uma disciplina por dia e ponto final. Não é assim, não vai funcionar esse planejamento. O planejamento vitorioso, vencedor e que vai trazer a aprovação tem que partir do seguinte: eu preciso manter todas as minhas semanas atualizadas, se eu estudar uma disciplina por dia, são 17 disciplinas, eu nunca vou manter atualizado as disciplinas semanalmente. Se são 17, se eu começar por direito civil em uma segunda-feira, depois de mais de 15 dias eu vou retomar o assunto. E a nossa mente, ela não é como o Netflix que damos um pause e depois ele volta automaticamente para o conteúdo que paramos. A ideia é o seguinte: vamos estudar no mínimo duas disciplinas durante os sete dias da semana. Sim, sábado e domingo é dia de estudo. Por quê? Temos que fazer diversas concessões, mas eu digo, é momentâneo, e lembro bem, carteira da OAB é para sempre. Vamos estudar a partir de duas disciplinas por dia, duas disciplinas, no final de semana podemos ampliar essas disciplinas para três ou quatro e aí fechamos a nossa conta com 17 disciplinas.

Saraiva Aprova: Professor, falando um pouquinho no seu livro, que também tem muito a ver do que estamos falando aqui. Tem algumas partes dele que você intitulou como “preparação, aquela rima que rima com aprovação”. Qual que é o momento que você considera ideal para o aluno já iniciar a sua preparação para o Exame da Ordem?

Marcelo: Esse livro Poder da Aprovação: Coaching + Mentoring para OAB e Concursos, publicado recentemente pela Editora Saraiva Jur, traz um conceito de preparação adequada baseada em dois pilares que são: a preparação psicológica e a preparação pedagógica.

Dentro dos conceitos da preparação pedagógica, que é o verbo estudar, tão diferente de 30-40 anos atrás, hoje vivemos cheios de distrações, perdemos muito tempo com bobagens. Hoje, para começarmos a nos preparar, quem ainda está na faculdade, não precisa começar no primeiro semestre, podemos começar do meio do curso para frente. E como a OAB nos permite que se faça a prova no último ano, eu sugiro que a atenção seja redobrada a partir do sétimo semestre. Sétimo semestre é um bom período que ainda não estamos muito preocupados com o TCC, não estamos preocupados com a festa dos 100 dias, dos 500 dias, do teste da (toga), da formatura, enfim. No sétimo semestre, oitavo, já é um bom momento para preocupação, começar a verificar o tipo de prova que é o Exame de Ordem, verificar material para o Exame de Ordem, verificar o curso preparatório enfim, gerar essa atenção para o Exame de Ordem. Lembrando muito bem, que a faculdade não é um grande curso preparatório de cinco anos, a sua faculdade é a sua formação acadêmica, a sua consciência jurídica. Preparação para Exame de Ordem é estratégia, um curso preparatório é feito justamente para isso, para ser aprovado em determinado momento. O curso em geral em toda graduação não é para ser um preparatório. É bem importante deixar claro em razão disso.

Saraiva Aprova: E você comentou, professor, sobre já no primeiro ano começar a se preparar e ficar preocupado com a prova da OAB. Mas, vale lembrar que, no primeiro ano, ele não vai ter aprendido basicamente nada, não é?

Marcelo: É. Até temos história de pessoas que foram aprovadas no Exame de Ordem no primeiro ano da faculdade.

Saraiva Aprova: Poxa!

Marcelo: E aí perguntaram para essa pessoa o que tinha acontecido, e essa pessoa disse, “olha, eu simplesmente estudei as últimas provas, olhei as questões e estudei especificamente para o Exame de Ordem.” Isso que é importante. Na graduação, – eu sou professor da graduação -, nós já temos alguma orientação de que os nossos alunos, nos testes precisam resolver questões de Exame de Ordem, toda faculdade tem interesse que seus alunos sejam aprovados no Exame de Ordem, mas não necessariamente que a faculdade tem que dar a trilha para ser aprovado. Por isso que tem plataformas especializadas, como o Saraiva Aprova.

SA: Entendi. Então retiro o que eu disse. ((risos)) E já para finalizar o nosso bate-papo, se você pode compartilhar um pouquinho mais de dicas de como os estudantes conseguem ter alta performance nos estudos dentro do tempo que eles têm disponível.

Marcelo: Com certeza. Eu comparo muito à ida ao médico. Vamos ao médico quando estamos preocupados e o médico vai dizer o quê? “Vamos fazer um raio-X.” Nós precisamos também fazer um raio-x do que é o Exame de Ordem. Para eu fazer um raio-x e ter um diagnóstico e o médico me receitar, eu preciso saber quais são os meus problemas, nós focamos nos problemas. Eu faço a última prova e verifico quais são as disciplinas que são problema para mim. Vou descobrir lá, sei lá, direito administrativo, processo penal, geralmente disciplinas de direito público são disciplinas difíceis. E se eu descobrir quais disciplinas me atrapalham, estão me atrapalhando, são as minhas dores, eu posso ter um diagnóstico disso e buscar um remédio, uma medicação. Qual é a medicação? Preciso de mais tempo para estudar as disciplinas enfermas.

SA: Entendi. Muito obrigada pela participação, professor. Para os alunos do Saraiva Aprova, existe um conteúdo exclusivo na plataforma desse assunto. E até a próxima.

Avatar

Autor:

6 comentários em “Organização do Tempo: como melhorar seus estudos para a OAB”

  1. Muito bom mesmo!!! Estou no 7 período da faculdade, e já estou separando materiais, montando estrategias de estudo, pretendo no final desse ano fazer o exame da ordem, e com certeza irei fazer um curso preparatório com a saraiva, pois já venho acompanhando vocês. Obrigada pelas dicas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *