O que fazer na véspera da prova da OAB?

o-que-fazer-na-vespera-da-prova-da-oab

O que fazer na véspera da prova da OAB?

Se você vai fazer a prova da OAB, já deve ter recebido inúmeros conselhos diferentes sobre o que fazer na véspera do exame. Há quem diga que é indispensável fazer uma grande revisão para chegar com o conteúdo fresquinho na memória; por outro lado, há quem defenda que estudar nos dias que antecedem a prova apenas aumenta a ansiedade.

Mas, afinal, o que é recomendável fazer na véspera da prova da OAB?

Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, preparamos este post com as melhores dicas para se preparar para o grande dia. Vamos conferir?

Diminua o ritmo dos estudos

Conforme a prova vai se aproximando, é natural pensar em intensificar os estudos, certo? Errado! Na verdade, a sua rotina de estudos deve se manter mais ou menos a mesma. Se você estuda 3 horas por dia, continue estudando durante esse período.

O que deve mudar nesse momento é o conteúdo estudado: agora é a hora de fazer uma boa revisão dos principais pontos de cada matéria. Fazendo isso, os conteúdos mais cobrados ficam frescos na cabeça e é mais fácil de lembrar deles na hora H!

No dia anterior à prova, contudo, nada de estudar! Esse deve ser um dia de descanso. Mergulhar nos livros no dia anterior pode criar uma sensação de que a sua preparação até aquele momento não foi suficiente — o que piora a sensação de nervosismo pré-prova!

Confira o local da prova

A galera costuma fazer piada com os atrasados do Enem, mas já imaginou a sensação de perder meses de estudo porque chegou depois do fechamento dos portões? Ainda que você não perca a hora do seu Exame da Ordem, já pensou no estresse de chegar correndo porque se perdeu no caminho ou ficou preso no trânsito?

Para evitar esse tipo de problema, aproveite o dia da véspera da prova da OAB para conferir o local de realização da prova e planejar o trajeto até lá. É importante se planejar para chegar com, pelo menos, meia hora de antecedência! Assim, você não correrá riscos, mesmo no caso de imprevistos.

Separe o seu material

Deixar para separar o material antes de sair de casa pode ser uma cilada. Nessa hora, é comum ficar nervoso com a aproximação da prova e, por isso, o risco de esquecer algum item é enorme!

No dia anterior, faça uma lista de tudo o que vai precisar e vá riscando os itens já separados. Lembre-se também de separar um documento de identificação com foto, que é indispensável para fazer a prova! Também é essencial conferir no edital os itens proibidos (como leis impressas e códigos marcados com post-it ou anotações pessoais) e tirá-los de uma vez da mochila!

Cuide da alimentação

Pode parecer que não, mas a alimentação pode fazer toda a diferença no rendimento da prova. Para visualizar isso, basta imaginar: deve ser extremamente difícil resolver uma prova complicada quando você fez uma refeição pesadíssima e está morrendo de sono, ou com a barriga muito cheia, não é mesmo?

Por esse motivo, dê bastante atenção à sua alimentação nos dias que antecedem a prova. Evite alimentos que nunca ingeriu, bem como refeições muito pesadas: tudo isso pode causar um mal-estar bem na hora da prova. No dia do exame, leve bastante água e alimentos leves para comer durante a prova (barrinhas de cereal e frutas são uma ótima opção).

Durma bem

Outra dica campeã para fazer uma boa prova é ter uma boa noite de sono. Diversos estudos científicos já comprovaram que é durante esse período que o cérebro cria as conexões responsáveis pela memória de longo prazo. Nem precisa explicar o porquê disso ser tão importante para uma prova com um conteúdo tão extenso como a da OAB, não é?

Mais que isso, um bom descanso é importante para manter um bom desempenho na hora da prova. Começar a resolver as questões cansado e com um raciocínio lento por causa do sono prejudica (e muito!) o desempenho. Por isso, nada de ficar acordado até tarde nos dias anteriores à prova, ok?

Faça programas leves

Como já mencionamos neste post, o dia anterior à prova da OAB é um dia de descanso. Sabemos que é normal que o nervosismo tome conta nessa hora, e, por isso, curtir uma programação mais leve com a família e os amigos pode ser o diferencial para conseguir relaxar.

Assista a um filme, vá a um restaurante novo, faça um passeio… Você verá como é bom tirar a prova da cabeça — mesmo que apenas por alguns momentos! Mas lembre-se: nada de beber e comer em excesso! Como vimos, seu organismo pode reagir mal aos exageros bem na hora da prova.

Invista em atividades físicas

Outra ótima maneira de esquecer um pouco da prova é fazer alguma atividade física. Mexer o corpo ajuda a controlar os níveis de ansiedade e de estresse, e o melhor: aumenta a concentração e a capacidade de memorização!

Mesmo que você não seja uma pessoa superesportiva, é possível aproveitar os benefícios desse tipo de atividade nos dias que antecedem à prova: você pode tentar dar uma caminhada de meia hora ou praticar um esporte de sua preferência. Além de ficar mais calmo, a sua disposição na hora da prova estará muito melhor.

Relaxe

A última (porém não menos importante) dica é bastante simples: relaxe! Pode parecer difícil colocá-la em prática antes de um dia tão importante, mas é essencial encontrar uma forma de não deixar a ansiedade tomar conta de você.

Existem algumas técnicas simples de relaxamento físico e mental que você pode tentar colocar em prática. Alguns exercícios respiratórios e alongamentos, por exemplo, podem ser feitos até mesmo na hora da prova! Que tal tentar essa tática?

Sabemos que é comum ficar em dúvida sobre o que fazer na véspera da prova da OAB — afinal, essa é uma etapa importantíssima da vida acadêmica e é normal ter medo de fazer algo que arrisque nosso desempenho.

Contudo, seguindo essas dicas e confiando na preparação feita ao longo do ano, a aprovação é uma questão de tempo!

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais!

Avatar

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *