Não passei na OAB, o que faço agora?

nao-passei-na-oab

Não passei na OAB, o que faço agora?

Por mais que o Exame da Ordem seja conhecido por seu nível de dificuldade e um baixo percentual de sucesso, a reprovação geralmente causa uma certa frustração e desânimo. No entanto, a constatação “não passei na OAB” não deve ser motivo para a desistência — ela mostra que é hora de rever algumas práticas e adotar as atitudes corretas para se dar bem na próxima tentativa.

Quer saber que práticas são essas? Nós vamos contar a você! Neste post nós selecionamos 6 atitudes infalíveis para você passar no exame da OAB em sua próxima tentativa. Preparado?

1. Não deixe para depois

Com certeza a reprovação contrariou as suas expectativas e, por isso, a tendência é não sentir o desejo de voltar aos estudos ou, pelo menos, deixar isso para depois. Mas não caia nessa armadilha!

É importante tomar a decisão de se dedicar ainda mais e, principalmente, retomar sua rotina de preparação o mais rápido possível. Ao começar com antecedência, você pode elaborar um bom cronograma de estudos que permitirá rever as matérias com calma e investir o seu tempo em um preparo melhor.

2. Reveja a prova feita

Um aspecto importantíssimo para elaborar um cronograma de estudos eficiente é entender quais foram as suas maiores dificuldades. Dessa maneira, você saberá quais são as matérias que precisam de uma ênfase maior e, portanto, mais tempo de dedicação.

E qual é a ferramenta mais eficiente para identificar as suas dificuldades? É a prova que você já fez! Sendo assim, analisá-la é o primeiro passo para realizar uma segunda tentativa com mais sucesso e passar na OAB.

Analise a prova e detecte a verdadeira razão dos seus erros: anote as questões que errou por falta de atenção, distração ou porque “teve um branco” na hora do exame — uma situação normal devido à pressão da situação.

A seguir, analise as questões que errou porque realmente não tinha o conhecimento necessário para responder de forma correta. Elas mostram quais são as disciplinas em que você tem maior dificuldade e que precisam de uma dedicação maior.

3. Explore os pontos fracos

Depois de fazer a análise da prova, você terá um diagnóstico preciso sobre a sua situação e sua base de conhecimento. Então, é a hora de fazer um cronograma inteligente de estudos, com ênfase em seus pontos fracos.

Em suas horas semanais de preparação para a prova, reserve um período maior para estudar as disciplinas nas quais você teve maior dificuldade. Deixe um tempo menor para as matérias que domina e nas quais teve bons resultados no exame. Elas podem até mesmo ficar para depois.

Aliás, se você escolher um sistema inteligente de estudo para a primeira fase da OAB, como a plataforma Saraiva Aprova, ela mesmo fará uma seleção de acordo com as suas principais necessidades. Sua trilha de aprendizagem personalizada levará seus erros e acertos em consideração e estabelecerá uma prioridade para seus maiores desafios.

4. Estude por meio de provas anteriores

Fazer os testes anteriores do Exame da Ordem é uma prática muito recomendada por professores de cursos preparatórios. Além de ajudar a assimilar o conteúdo de uma forma mais fácil, o método permite que o candidato conheça as características das provas elaboradas pela instituição responsável pelo concurso.

A prática de estudar por meio de provas antigas faz com que o candidato perceba quais são os tópicos mais abordados ao longo do tempo, quais as pegadinhas que aparecem no exame, e qual é o estilo da banca examinadora.

Um outro ponto que merece destaque é o fato de que, se você estiver acostumado a resolver as provas antigas em sua rotina de estudos — inclusive cronometrando o tempo —, é muito provável que o seu nervosismo durante o exame seja menor, pois se trata de uma situação com a qual já está acostumado.

5. Aproveite o tempo ocioso

Já parou para calcular quanto do seu tempo é literalmente perdido no transporte público, em salas de espera ou até mesmo em casa? Em nosso dia a dia, por uma série de razões, é comum termos uma quantidade grande de tempo ocioso.

Por isso, é importante sempre ter algum tipo de material para estudo à mão. Pode ser um livro ou apostila, um podcast em seu smartphone etc. Se você optou por um curso preparatório para primeira fase da OAB que disponibiliza uma plataforma online, poderá assistir videoaulas ou fazer exercícios em qualquer lugar com acesso à internet.

O importante é otimizar o seu tempo e garantir que qualquer intervalo na agenda seja aproveitado para a sua preparação. Se você fizer isso, será mais fácil até mesmo equilibrar trabalho, estudo e vida pessoal.

6. Conte com ajuda especializada na primeira fase da OAB

Pode ser que você tenha errado algumas questões porque “teve um branco” na hora da prova. Em outras, é possível que até soubesse a resposta, mas, por um lapso ou distração, acabou marcando a alternativa errada.

Porém, vale a pena considerar se a reprovação realmente aconteceu devido aos lapsos ou se houve muitas questões para as quais você simplesmente não tinha as respostas. Se foi isto o que aconteceu, precisamos encarar a realidade: você deve investir mais tempo e esforço na preparação para a prova!

Mas não basta estudar muito. É preciso estudar de maneira correta — utilizando materiais de qualidade e um método eficiente — e realmente utilizar o tempo de preparação para solucionar suas dúvidas e atender suas necessidades.

Por todos esses motivos, a melhor opção é buscar os cursos preparatórios para a primeira fase do Exame da Ordem. Eles contam com a direção de profissionais experientes e especializados, que já indicaram o caminho da aprovação para muitos candidatos e que podem ajudá-lo a alcançar o seu objetivo também.

Mesmo que a sua rotina seja corrida, há alternativas que se ajustam ao seu tempo e necessidade. Os cursos online, por exemplo, são uma excelente opção. Você escolhe onde e quando estudar e ainda encontra vantagens adicionais, como a possibilidade de uma aprendizagem personalizada.

Quer conhecer uma proposta inovadora e feita sob medida para solucionar as suas dificuldades e garantir a sua aprovação? Então entre em contato com a Saraiva Aprova agora mesmo e deixe a sentença “não passei na OAB” definitivamente no seu passado! Venha experimentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *