Melhore seu resultado na OAB com 6 estratégias simples

tentativa x aprovação oab

Melhore seu resultado na OAB com 6 estratégias simples

Graduandos e bacharéis em Direito recém-formados têm grande preocupação com o resultado na OAB. Afinal, o Exame da Ordem é uma das condições para o exercício da advocacia.

Diante do nível de dificuldade da prova e do significativo índice de reprovação, muitos estudantes sentem certo receio antes de responder às questões.

Resultado na OAB: taxa de aprovação

Fonte: oab.fgv.br

Mesmo que seja comum o aspirante a advogado não passar no exame da ordem na primeira tentativa, você pode lançar mão de estratégias simples de estudo, que vão otimizar a sua preparação e aumentar as suas chances de passar de vez na prova.

Veja, a seguir, seis atitudes que podem melhorar a sua aprendizagem e, assim, contribuir para você obter um ótimo resultado na OAB.

1. Planeje a sua preparação

O planejamento é uma atividade quase indispensável para a maior parte dos projetos em que se quer obter a excelência. Na busca pela aprovação no exame da ordem não é diferente.

Para conquistar as notas satisfatórias nas provas, você deve planejar a sua preparação para essa importante fase da sua carreira, que é a transformação de apenas bacharel em Direito para advogado.

Na hora de se planejar, leve em conta aspectos como tempo até a data da prova, período disponível por dia ou por semana para estudo, curso preparatório escolhido, material didático para aulas etc.

Em seguida, monte uma espécie de agenda ou de cronograma com as tarefas que você deve realizar até o dia do exame, de modo a otimizar a sua aprendizagem (aqui funciona o uso desde agendas simples até planilhas mais elaboradas para você se organizar. O importante é fazer um planejamento realista!)

Não se esqueça de ter disciplina no cumprimento das metas propostas, afinal, disso também depende a sua aprovação.

2. Dedique-se às matérias com maior peso para o resultado na OAB

É provável que você já tenha ouvido falar no Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20. Numa aplicação desse enunciado, baseado no conhecimento empírico,

80% dos resultados positivos são provenientes de 20% de esforço focado.

Se relacionarmos o Princípio de Pareto com o resultado na OAB, podemos identificar que o estudo das matérias que mais caem no exame pode trazer um benefício muito maior em termos de nota final do que o aprendizado uniforme de todas as disciplinas.

Além disso, é importante que você consiga fazer um diagnóstico da sua própria aptidão em relação às matérias. Afinal, cada pessoa pode ter uma inclinação diferente para determinado ramo do Direito.

Por exemplo, se você tem dificuldades de compreensão numa disciplina que possui um peso considerável na prova, em número de questões, é recomendável que você reforce os estudos justamente nessa matéria.

3. Resolva questões periodicamente

Para conquistar um resultado na OAB suficiente para a sua aprovação, você deve realizar exercícios com frequência. Muitas vezes o estudante se dedica bastante à aprendizagem da teoria, mas se esquece de que será avaliado por meio de questões. Com a resolução de exercícios, você facilita a fixação dos conceitos e identifica os tópicos que precisa estudar mais.

Geralmente os alunos organizam as aulas de modo a aprender a teoria e, já na sequência, responder a questões relacionadas aos assuntos recém-estudados. Dessa maneira, contribui-se para a memorização dos assuntos e para um aprendizado realmente efetivo.

Ao longo da sua preparação, busque realizar exercícios que tratem dos principais assuntos que podem cair nas provas.

4. Invista em um curso de qualidade

Passar em um teste com alto nível de exigência, como o exame da ordem, requer método e preparo. Via de regra, quem vai prestar a prova da OAB pela primeira vez não está acostumado com os quesitos avaliados no exame nem conhece o histórico de cobrança da banca.

Nesse sentido, um curso preparatório voltado exclusivamente para a prova da OAB serve para ensinar “o caminho das pedras” para o aspirante a advogado.

Como os professores de um curso desse tipo são especialistas em diversos ramos do Direito e conhecem com propriedade o estilo da banca, eles orientam a exposição do conteúdo justamente para os assuntos que mais têm incidência nas provas.

Logo, o aluno que faz um curso preparatório aumenta de forma considerável as chances de obter um resultado na OAB suficiente para a aprovação.

5. Realize simulados

Além de resolver exercícios, mais uma estratégia eficiente para se preparar para o exame de ordem é a realização de simulados. Como o próprio nome diz, nesse tipo de teste você busca reproduzir as condições de uma prova real e, desse jeito, tirar um pouco a carga de “surpresa” ao pegar o teste “verdadeiro”. Para tanto, é muito útil você resolver provas anteriores, mas recentes, do exame da ordem.

Num simulado para a OAB, você pode avaliar o tempo que leva para ler e resolver as questões, bem como para transcrever o gabarito para a folha de respostas. Tal tipo de teste também contribui para que o estudante experimente a sensação de fazer a prova e, assim, diminua um pouco a ansiedade na hora de encarar a prova real.

Além disso, os simulados ajudam o aluno a “treinar o olhar” para os padrões de questões que se repetem e, dessa forma, encontrar meios mais rápidos de encontrar a resposta, além de conhecer as temidas “pegadinhas”.

Faça nosso Simulado OAB online e gratuito! Clique aqui para acessá-lo.

6. Programe-se para o dia da prova

Os poucos dias que antecedem o exame de ordem merecem uma atenção especial por parte do estudante. Para obter um resultado na OAB suficiente para se tornar um advogado, você precisa se programar para o dia da prova.

Por exemplo, há pessoas que aproveitam para reforçar o estudo dos temas que têm mais chance de cair no exame na chamada “reta final” de preparação.

Além disso, é importante checar com antecedência os documentos e o material necessários, bem como pensar no deslocamento até o local da prova. Ao se planejar, você evita contratempos que podem prejudicar o seu aspecto psicológico na hora de responder às questões.

Lembre-se de que tranquilidade e foco também são essenciais para se obter um ótimo resultado na OAB.

Como você pôde perceber, com um método claro e com estratégias simples é possível traçar um caminho eficiente rumo à aprovação no exame da ordem.

Quer obter mais dicas para otimizar a sua preparação? Então, leia também o post “Desmistificando o exame da OAB”!

Avatar

Autor:

2 comentários em “Melhore seu resultado na OAB com 6 estratégias simples”

  1. Algumas orientações aqui me foram muito úteis.
    Passei na 1a. fase e fiquei reprovado na 2a.fase do último dia 21.
    Já estou procurando cursos para 2a.fase mas está difícil de achar. Vcs.já tem alguma coisa?
    Se ainda não, gostaria de receber alguma informação sobre quando terão.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *