Faltam 50 dias para a prova da 1ª fase da OAB.

faltam-50-dias-para-a-oab

Com o edital do XXIV Exame da OAB publicado e com muita gente estudando desde então (ou pelo menos deveria), chegamos à parada dos 50 dias antes da prova. Como gosto de ilustrar, uma preparação é como uma trajetória de trem, destas que a gente se acostumou a ver nos filmes. Assim como toda viagem de trem, há estações, ou seja, paradas.
Há várias estações para se observar o que já se andou e o que ainda falta para chegar no destino final: a prova. Assim, nesta trajetória, é importante destacar que quando passamos da estação “50” o caminho está ficando mais tenso, cheio de emoções, e o tempo começa a sair de coadjuvante para ser protagonista. Certamente, ele embarcará nesta estação e irá lhe acompanhar na sua cabine até o final como um passageiro, cuja presença incomoda no sentido de não passar desapercebido.
Enxergo o tempo como um passageiro que ficará lhe perguntando a todo instante: “falta muito?”, “está fazendo o quê?”, “esse material aí vale a pena?”, “quer dar uma voltinha pelo trem?”, “quer sair para comer ou beber algo?”, enfim, um passageiro chato e arrogante! Sabe porquê? Ele vai estar lhe lembrando a todo instante que ele é importante demais na sua vida.
Assim, nada mais desagradável que alguém lhe importunando, pois já basta os desavisados que não cansam de perguntar: “só estuda?”, “ainda não passou?”, “porque não passou?” ou perturbar que “a prova da OAB é fácil”, “sua prima mais nova já passou”, “é só acertar 50%”, “não tem concorrente” etc. e tal.
Mas já vai se preparando para a próxima estação, que será a “30” ou “1 mês” para prova. A partir dela, novos passageiros embarcarão: angústia, tensão, cansaço, pressões, etc. Veja bem, mais próximo da prova, mais problemas devem surgir para querer te tirar a atenção nos estudos. É preciso ter foco no destino final, qual seja, a aprovação no dia da prova. Para tanto, há muitas ferramentas para fomentar os seus estudos.
Aqueles que se distraem facilmente, sugiro se comprometerem com “algo externo”, como, p.ex., um curso preparatório. Não tenho dúvidas que ele irá criar o hábito do comprometimento. Não só isso, acaba gerando um efeito dominó, porque sua atenção será direcionada apenas ao que interessa neste tempo até a prova. Assim, você se comprometerá com livros especializados, com as dicas de professores, com um planejamento adequado e organização dos estudos, com a resolução de questões de provas anteriores bem como simulados.
Para tanto, fizemos um levantamento entre os principais preparatórios para OAB do país e a conclusão é mais do que evidente: a plataforma Saraiva Aprova é a melhor. Confira todos os itens avaliados e a escolha às cegas, clicando aqui.
Lembre-se que são 17 disciplinas na 1ª fase da OAB e que o XXIIIº Exame de Ordem “bagunçou” toda a distribuição de questões por disciplina. O novo mapa da prova da OAB você pode conhecer, clicando aqui. Importa vocês terem maior atenção nas disciplinas com maior aderência na prova. Em outras palavras, não adianta estudar apenas as disciplinas e matérias que vocês gostam, porque, certamente, não deve atingir a metade dos pontos possíveis. P.ex., se tenho dificuldades com Direito Constitucional, que são 7 questões. Vou deixar para depois? Claro que não! É preciso superar para angariar o maior número de pontos possíveis.
É importante também manter (ou ter) um planejamento vencedor. Para quem ainda não tem, nossa sugestão é estudar 2 disciplinas por dia. É uma forma de manter atualizadas semanalmente. Você pode ter maiores detalhes, assistindo ao nosso vídeo sobre como fazer este planejamento no canal do Youtube da Saraiva Aprova. Pode ainda baixar o kit planejador da Saraiva Aprova, totalmente, grátis, clicando aqui.
Por fim, se você procura material grátis, como simulados, e-books, planejador, etc., sugiro acessar o blog da Saraiva Aprova: clique aqui. Todas estas dicas é para que o restante da jornada lhe traga mais conteúdo para a última estação seja de APROVAÇÃO! Bons estudos.
v

Avatar

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *