Faltam 100 Dias para o XXIV Exame da OAB

Professor Marcelo Hugo

O Exame de Ordem tem um calendário extraoficial, além daquele que é publicado com o edital. Este calendário extraoficial tem algumas datas específicas e uma delas é quando faltam 100 dias para prova da 1ª fase da OAB. O edital mesmo estáprevisto para 19 de setembro de 2017 e a prova, 19 de novembro.

Parece ser um prazo bastante razoável para estudar até o dia da prova, mas trocando o método de contagem, cerca de três meses, uma semana e mais uns dias, a realidade é mais menos distante do que sugere. Por isso, preparei algumas para te ajudar a se preparar nesses 100 dias =)

Vamos lá!?

O que fazer faltando 100 dias para o Exame da Ordem?

Em primeiro lugar, você deve revisar o último Exame da Ordem ou resolvê-la caso não tenha feito. O que importa para você neste momento é o diagnóstico. Enxergar, analiticamente, disciplina por disciplina, seus resultados e dividi-los em dois grupos: satisfatório e insatisfatório. No primeiro, você colocará as disciplinas que acertou a metade para cima. Por exemplo, ambiental com duas questões, se acertou uma, ela será colocada neste grupo. E no segundo, as disciplinas com acertos abaixo da média.

Certamente, haverá resultados diferentes dentro do próprio grupo. Por exemplo, no grupo insatisfatório você terá disciplinas que errou todas as questões e outras que quase acertou a metade. É importante ter esta ideia para os próximos passos. Se você tem dúvidas que o diagnóstico foi ocasional, faça a penúltima prova e, assim, sucessivamente, até alcançar a certeza que deseja. Nenhum cronograma ou planejamento dará certo sem ter a exata noção das suas habilidades e dificuldades. É como acontece em todo curso de idioma: realiza um teste prévio no seu aluno para saber qual a turma que irá se matricular, iniciante, básico, médio, avançado, etc.

Tudo isso para dizer, objetivamente: não adianta estudar só quegosta. A prova da OAB não cai só penal e processo penal, por exemplo. Portanto, a preparação precisa ter antes de tudo: estratégia. – Professor, como isso é possível?

Simples! Acompanhe:

  • Aprender, onde não sabe;
  • Reforçar, onde sabe;
  • Reaprender, onde erra.

A diferença entre “não saber” e “errar”, é que na primeira você tem a consciência de que não estudou a matéria; na segunda, você tinha convicção que sabia, mas errou. A consequência disso é elementar: maior atenção quando estudar o que você vive errando. Para ilustrar, você já leu diversas vezes sobre controle de constitucionalidade, mas “insiste” errando questões sobre a matéria. Ora, o que é preciso fazer? Estudar diferente ou com maior dedicação, visto que é tema que sempre cai na prova de constitucional.

Esta distinção anterior também aparece noutra fórmula que apresentamos, especialmente, para quem está na primeira prova. Pegue o último exame aplicado e resolva. No entanto, marque somente o que você “acha” que sabe. Se não souber, deixe em branco. Ao final, o resultado irá lhe trazer as mesmas três situações: questões em branco (não sabe), erradas (errou) e certas (sabe). Considerando as três cores do semáforo poderíamos expressar que errar com convicção é luz vermelha, sendo amarela (matéria que não estudou) e verde (os acertos).

Somente a partir, então, de um diagnóstico para mostrar onde “você está” é que poderemos pensar como “você pode chegar” onde deseja. É, praticamente, um princípio do coaching: levar o coachee (você que está se preparando para a OAB, neste caso) do ponto que está até onde quer chegar. Este caminho é preenchido pelo processo de coaching.

Como planejar seus estudos nesses 100 dias de preparação para o Exame XXIV da OAB

Para não ser repetitivo, indico a vocês um kit planejador com roteiro de estudos inteiramente grátis, disponível para baixar, clique aqui. Ninguém deseja que você estude de forma desorganizada ou que “estude a esmo”. O melhor exemplo que sempre trago é a leitura do Código Civil. Por onde começar e o que estudar? Assim, mais do que necessário você também precisará de um GPS! – Mas professor, existe algo que me indique o que mais caiu em exames da OAB? Sim, agora existe um estudo estatístico, bastante detalhado em cada disciplina, demonstrando a recorrência dos assuntos cobrados.

O melhor é que este GPS está ao alcance de um clique e grátis! Clique aqui e avalie o que a equipe da Saraiva Aprova preparou para você! Sobre a distribuição das disciplinas durante a semana e quantas horas estudar por dia, sugiro a leitura de um texto que fiz, especialmente, a todos vocês, clicando aqui– Professor, e que material sugere para estes 100 dias? O principal a se falar é que tudo começa com uma boa preparação. Por exemplo, no curso preparatório do Saraiva Aprova você tem 6 meses de acesso a mais de 200 horas de conteúdo desenvolvidas pelos principais especialistas em OAB do Brasil que vai garantir suaaprovação na OAB, ou seja, 100 dias é apenas uma parcela do programa de estudos da melhor plataforma preparatória para OAB do país.

Além do preparatório, indico livros específicos para OAB. Deixe de lado os cadernos e apostilas, porque são insuficientes. Três títulos podem ser investidos:

  • Completaço 1ª Fase OAB;
  • Esquematizado® OAB;
  • 251 Questões Comentadas OAB;

Todos esses livros são publicados pela Editora Saraiva. Os dois primeiros ainda trazem teoria unificada e questões comentadas. Caso você decida fazer um curso preparatório, a Saraiva Aprova já oferece num dos seus combos a possibilidade de receber em casa o livro Esquematizado®, o que é uma grande vantagem!

É claro que além destes, uma legislação atualizada que lhe acompanhará na 1ª e 2ª fases da OAB: Vade Mecum OAB Saraiva que já está na sua 13ª edição. Reitero que é muito importante durante esta jornada resolver questões de provas anteriores. Sei que esta dica você já tem, mas parou para pensar o quanto é necessário realizar simulados? Ocorre que muita gente só faz questões, numa única vez, de uma disciplina. O importante é realizar todas ao mesmo tempo como ocorre no dia do exame. Assim, os simulados garantem este treino de forma mais realística. Apontamos o melhor ambiente para eles, de forma gratuita e totalmente onlineclique aqui. Caso você queira imprimir algum simulado, indicamos um e-book que preparamos em 2017 e que traz as respostas gabaritadas: clique aqui e baixe gratuitamente.

Veja bem o quanto precisa ser feito em apenas 100 dias até a prova da OAB. Agora é a hora certa de intensificar os estudos. A plataforma Saraiva Aprova oferece 6 meses de acesso ilimitado, mas de forma personalizada, ajusta seus estudos conforme suas necessidades, otimizando tempo, o que ninguém tem para se preparar. Invista certo e estes 100 dias serão os seus últimos se preparando para a 1ª fase da OAB.

Avatar

Autor:

2 comentários em “Faltam 100 Dias para o XXIV Exame da OAB”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *