A principal dúvida de quem não aprova com 38 ou 39 acertos é se deve estudar (ou não) para 2ª fase da OAB. Já não conto mais quem acertou 37, porque o histórico da FGV é ruim para anular questões, imagina três questões e o examinando deverá ter errado todas elas. Assim, a ideia é responder à pergunta acima com todas as razões e possibilidades possíveis, ok?
Primeiramente, o histórico de anulações da FGV como organizadora do Exame da OAB não é nada bom. Essa é a notícia ruim. Entenda que as bancas detestam anular, porque nestes casos “confessam” que a prova não estava perfeita e perfeição vale novos contratos de organização bem como a própria renovação com as instituições. De algum modo é como nós: quem gosta de errar, ou o pior, admitir seus erros? Poucos, muito poucos.
Assim, não adianta gastar energia negativa contra a FGV e todas as outras bancas de provas que você ainda irá realizar um dia. Há injustiças? Com certeza, quem disse que não existiriam? Portanto, concentre-se ao que deve ser focado: reiniciar os estudos para 1ª fase da OAB ou iniciar a preparação para a última batalha, a 2ª fase? Meu pai sempre me disse que “estudos não se perdem”. É verdade, complemento: “nem a experiência”. Tudo o que você irá estudar para 2ª fase será usado um dia. Só que este dia pode ser logo ou se prolongar para outra data. O que vai depender sobre a fixação do conteúdo é como você irá estudar.
Quem “estuda, assim, estudando”, provavelmente, vai viver na dúvida se aprendeu ou não o que estudou. É disso que estou falando: é preciso estudar de verdade, em todos os seus aspectos. Assim, não vai ficar apenas na epiderme, na superfície da pele, mas entrar na corrente sanguínea! Estes estudos você nunca mais esquecerá se manter saudável sua atualização. Portanto, perder o que aprende nestas condições jamais!
Assim, optar pela preparação para 2ª fase mesmo que não tenha sido aprovado por uma ou duas questões faz parte das escolhas que precisamos realizar ainda na vida.
Tenho certeza, como escrevi logo atrás, que caso não sejam anuladas as questões que precisa, sua preparação não vai afundar como o Titanic, no máximo estacionar com um pouco de água a bordo, porque a frustração é inevitável.
Tempo é dinheiro? Sim, mas depende de como você irá gastá-lo. Se está sobrando até o dia da publicação do resultado definitivo (quando simultaneamente sai o famoso comunicado de anulação ou não), porque não “gastar” tempo estudando? Se está escasso o dinheiro, quem sabe você não investe o seu tempo em livros, material essencial para aprovação? Geralmente, entre o prazo da publicação do resultado definitivo e a data da prova da 2ª fase, no mínimo, 30 dias serão úteis. Em caso aprovação tardia, valerá a pena comprar um curso? Claro! Lembro que num passado não muito distante, 30 dias era o único prazo para estudar para 2ª fase e a lista de aprovados não é diferente de agora.
Tenha certeza que qualquer que seja o seu investimento, livros ou cursos, além do tempo, nenhum deles será perdido, especialmente, a experiência de ter iniciado a preparação para 2ª fase. Se não ocorrer a aprovação da 1ª fase, na próxima você não perderá mais tempo com a dúvida e fará logo os 50% necessários. Sendo assim, o que você já estudou para 2ª fase ajudará a pavimentar a sua nova caminhada. Por outro lado, se você não acredita em milagres em se tratando de FGV e OAB, é hora de investir num preparatório de 1ª fase para que na próxima prova seja desnecessário ler textos como este.
Espero que tenham gostado desse texto, pessoal! Deixem suas dúvidas nos comentários 🙂
Fiz 38 questões, estou entre acreditar num milagre (pq acredito que eles existem), e já m inscrever p a 2ª fase, ou se retomo dos estudos p a 1ª fase (XXVI exame). Mas, de verdade, preciso demais que esse milagre acontecesse dessa vz, eu e mais umas centenas,…rs
Alguém mais aqui na mesma situação que eu, que ja se decidiu o que vai fazer?
Adilaine, tb estou vivendo o mesmo drama que vc, acertei 38 questões e a dúvida de qual caminho percorrer continua.
Eu tb fiz 38, tenho esperanças, mas vou estudar para 1º fase, só que começando por trabalho e proc trabalho q é o q vou fazer na 2º fase
eu estou com 38 tambem
Olá, também fiz 38 e não tenho esperanças. Acredito apenas em uma anulação que é a questão de CDC sobre o cabeleireiro, porque o gabarito da FGV não condiz com o texto de lei. Portanto , com o pouco conhecimento que tenho acredito nessa anulação, apesar que muitas vezes a FGV contraria o texto e lei. E apesar de ter uma de direito de trabalho não acredito que ela anulará duas questões. Mas milagres existem e precisamos ter fé. Boa sorte a todos. Elizabeth-Belo Horizonte
Eu!
Fiz 39, e TODO dia procuro algo sobre isso, porque tenho muita fé.
Comprei o curso de segunda fase, pq ficar parada não dá, e no final… n será tempo no lixo.
Sorte p nós. ❣
Raquel, olá
Parabénsss tbem estou com 39 pontos, mas ainda na dúvida do que fazer?! Creio que vou seguir sua determinação.
Bjos
Eu tb fiz 39 e estou estudando p segunda fase em penal, mas a ansiedade doi demais
Também estou com 38 e não sei o que fazer.
Fiz 38 tbm. kkk! Mas, estou na repescagem da 2ª fase! É pq se tivesse passado, teria mais duas chances!!
Estou com 39 pontos, meu Deus! Estou sem saber o que fazer!
Fiz 37 pontos na prova.
Tenho possibilidade de passar com as anulações.
Que devo fazer ?
Me ajudem !
Edy
Boa tarde, Esvaído!
Temos que esperar a posição da FGV, que sai até dia 20/08
Estou torcendo por você!
Pior eu que fiz 39 e questão 19 não preenchi no meu caderno,mas tenho a leve impressão que marquei a certa no gabarito. Mas não tenho como saber. Só aguardando o resultado ou uma anulação
Estou nessa mesma indecisão ! Porque ao mesmo tempo que acredito em milagres, mesmo que oriundos da FGV, observo que o dia 16/09 está em cima e pouco tempo pra estudar se iniciar após o resultado dos recursos … duvida cruel
Fiz 41 PONTOS , com a alteração do gabarito prova verde, cair para 39, não confio na FGV, pois ela faz o que quiser e ninguém pode fazer nada.
Estou com 39 pontos e ainda não comprei o curso. Estou com muitas dúvidas. A banca não gosta de anular, algumas pessoas estão dizendo que se noticiar para ouvidoria da OAB pode dar certo, caso o recurso não seja reconhecido. Não sei o que fazer. Estou triste e desanimada.
Nada. Recorrer a ouvidoria e pior. Na dúvida o melhor e estudar mesmo
Tbm estou nessa. 38 acertos.
Fiz 38 pontos estou esperando milagres, se houver anulações das questões em eminências , todas elas me ajudam rss.
Olá, me encontro na mesma situação, fiz 39 acertos, observei que existe a possibilidade de uma questão de civil, com duas alternativas “corretas”…e uma outra de empresarial que marquei a “correta” pelo gabarito preliminar, mas estou na expectativa…sorte para nós!
Eu estou na mesma situação e dilema.
Fiz 39 e optei estudar para a 2ª fase, pois é uma aposta que todos ganham. Se anularem 1 ou 2, estarei dentro, sendo assim, não perdi tempo esperando o resultado final do dia 10/04, mas se não anularem, este conhecimento aproveito para a próxima, eu acredito nisso.
Ei José, que pensamento ótimo, é isso ai! Espero que você obtenha sucesso. 🙂
Retomo amanhã os estudos para a segunda fase, como bem foi explicado acima, é o melhor no momento.
Entendo que se não fizer bem, mal também não haverá!
Mas, que esperar por esse milagre é sinistro, isso é!
fiz 39 e também creio no milagre de ser anulado questões. vou iniciar o cursinho pra segunda fase
Eu consegui fazer os 40 pontos. Porém, eu perdi quando fui passar para o gabarito. Fiquei muito frustrado. Perdi até a esperança que anulem uma e ainda mais a que eu errei. Só por um verdadeiro milagre..
Estou por 38 e desmotivada para 2 fase
O resultado será divulgado na segunda-feira! Mantenha o foco nos estudos e a confiança em você mesma 🙂
Fiz 39 questões e a única que eu errei que está pra anulação é a de Consumidor… Vou estudar pra segunda fase, mas só pra não ser pega de surpresa rs
Estou na mesma situação, mas estou confiante e já estou estudando para a 2ª prova
Também fiz 39 questões, errei a de consumidor. Acredito 100% que estaremos na segunda fase, pois a questão foi mal projetada, e cabe tranquilamente 2 respostas.
No dia 23 sai a resposta da anulação? Também fiz 39 pontos e tb me sinto pk perdida .
Fiz 39 e acertei a do consumidor que tanto se fala, para mim além desta teria que ser anulada uma oiyra, ou nada feito para mim, estou dando uma olhada no material da segunda fase, mas com outro olho na primeira, confesso que indecisa, mas estudar para a segunda parece mais lógico, pois além de não ser tempo perdido, pode acontecer de dar certo.
Oi!
Quando saberemos se foi cancelada ou não as questões que estão passiveis de cancelamento?
Boa tarde, Iolanda!
O posicionamento da FGV quanto às anulações sai dia 20/08.
Boa noite fiz 37 pontos,porém estou feliz por quase chegar lá, foi a primeira vez,mais não vou desistir vamos de foco nos estudos, tive matérias que não me aprofundei,mais se não tiver questões anuladas, vou com todo meu esforço para a aprovação em novembro, foco amigos o estudo é o tesouso onde ninguém nos rouba,boa sorte à todos
Fiz 39 pontos e creio que 3 devam ser anuladas por contrafiarem texto de lei. Calma que o justo vencerá e terão sim que anular as 3. Fora que cabe recursos em mais 3 questões. Tenham fé colegas! #Tamujunto
Acho que deveríamos lutar por nossos direitos ?a prova estava muito confusa o certo, era nos unir e lutar para anular algumas questões assim não podemos aceitar tudo e não fazer nada….
Fiz 40 pontos. Estou com o coração na mão. Medo de ter passado alguma errado p o gabarito. Se ajudassem alguma estaria mais tranquila. Mas acho q devem anular duas. Boa sorte p todos.
Fiz 38 também, mas na verdade sem saber o que fazer, pois diante o histórico da FGV seria meio improvável 2 anulações, mas ainda com esperança 🙏