Curso presencial vs. online: qual é o melhor para a OAB?

Passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para muitos candidatos, costuma ser um desafio maior do que ser aprovado a cada período na faculdade. Basta olhar as altas taxas de reprovaçãonessa prova.

Por causa disso, surgiram cursos preparatórios que ajudam a direcionar os estudos para facilitar a aprovação no exame que garante o título de advogado.

Diante dessa necessidade de se preparar com qualidade, muitos candidatos ao Exame da Ordem fazem o questionamento: é melhor um curso presencial ou um curso online?

Este post busca comparar e responder a essa pergunta, analisando vantagens e desvantagens de cada possibilidade. Leia e confira!

Vantagens de um curso presencial

Historicamente, estuda-se assim, sentado em uma sala de aula, diante de um professor, em conjunto com colegas. Dessa forma, muita gente considera mais natural seguir essa fórmula também na hora de se preparar para o Exame da OAB.

Ali, em meio a diversos alunos, é possível aprender com as dúvidas colocadas pelos outros, e fazer perguntas diretas e instantâneas aos professores.

Além disso, pessoas indisciplinadas costumam utilizar o curso presencial como uma muleta para não perder o pique, mantendo-se focado no estudo permanentemente.

Vantagens de um curso online

Ao longo dos últimos anos, porém, sem dúvida alguma, os cursos online ganharam espaço. De início, fazendo frente aos cursos presenciais e, na atual conjuntura, superando-os em muitos aspectos, sobretudo por aumentar o rendimento nos estudos.

Listamos a seguir alguns diferenciais de um curso online. Confira:

Flexibilidade ampla

Sem dúvida, um ponto fundamental para quem faz essa escolha é a questão da flexibilidade. Pode-se usufruir de um curso online a qualquer momento. Isso permite que as pessoas conciliem os estudos com as demais tarefas cotidianas, sejam elas um emprego, os últimos períodos da faculdade de Direito, uma especialização, a ajuda em casa ou a vida social.

Certamente, podendo estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, o estudante ganha mais possibilidades de se preparar com eficiência. É possível, por exemplo, direcionar seus estudos para o horário do dia em que há mais disposição ou disponibilidade, ou fazer grandes maratonas de estudo, passando diversos períodos inteiros focados na importante tarefa de passar no Exame da OAB.

Tempo para o que interessa

Pense em quanto tempo o candidato gasta de casa até o local em que fará o curso presencial. Considere agora que, em tempos modernos, os deslocamentos tendem a se tornar mais lentos, com o trânsito difícil ou os obstáculos diários trazidos pelas falhas estruturais de nosso transporte público. Agora, imagine que esse tempo diário gasto para ida e volta possa ser usado totalmente para o que realmente interessa: os estudos.

Se alguém leva uma hora no trânsito para assistir a uma hora de aula, está perdendo metade do tempo que poderia estar usando para solucionar questões, tirar dúvidas na doutrina ou assistir novamente a uma aula sobre um assunto que ainda não assimilou.

Tecnologia a seu favor

Nos últimos anos, a evolução tecnológica melhorou muito a experiência da educação a distância. Nas plataformas online, os avanços permitiram que diversas características importantes do ato de estudar fossem unidas em uma mesma experiência.

Assim, é possível transitar pelos conteúdos, assistindo e pausando aulas, fazendo testes com resultados instantâneos, consultando conteúdos próprios do curso ou fontes externas, tudo em conjunto. É possível ler e ouvir ao mesmo tempo, interagir como em uma sala de aula e receber respostas rápidas.

No caso do Exame da Ordem, cujo conteúdo é absolutamente extenso, realizar simulados para entender como as questões são cobradas e quais são as mais frequentes na prova é fundamental.

Na modalidade online, a realização de simulados, disponibilizados em uma boa plataforma, é mais simples e pode ser feita com mais frequência.

Os materiais também tendem a ser de boa qualidade, justamente quando se considera que eles podem ser atualizados com frequência, de forma quase instantânea, a cada mudança legislativa, de entendimento doutrinário ou jurisprudencial.

Aprendizagem personalizada

O ritmo de estudos e o direcionamento da aula em uma sala presencial dependem bastante do entendimento e das dúvidas de cada estudante. No caso da prova da OAB, justamente por conta do conteúdo extenso, os candidatos podem ter dúvidas muito diversas e amplas, o que pode dificultar o estudo em conjunto.

Pode ocorrer, por exemplo, de um aluno rever dez pontos que já entendeu perfeitamente, tendo que aguardar o ritmo de um candidato que está em outro estágio de aprendizado. Assim, para que uma aula funcione bem, é preciso, basicamente, depender do bom estudo dos outros alunos.

Nas plataformas online, é possível trabalhar de forma personalizada. O que era uma realidade distante em outros tempos hoje é plenamente aplicado. Um teste antes do início do curso pode nivelar seus conhecimentos e permitir a apresentação de um roteiro de estudos único para cada candidato à OAB.

Assim, o aspirante a advogado pode focar no que realmente lhe interessa, deixando de lado os conteúdos já solidificados. Sem interrupções e dúvidas de outros estudantes, o curso tende a ser mais dinâmico e rápido.

Acompanhamento de bons professores

Em quantos lugares você pode estar ao mesmo tempo? A resposta óbvia vale também para os professores. Bons profissionais da educação são requisitados e possuem extensa agenda. Na área jurídica, é comum conciliar a docência com a produção de livros e a realização de palestras por todo o país.

Por isso, ter professores de ponta em cursos presenciais costuma ser tarefa difícil e cara. Afinal, quanto cobram os grandes profissionais para se deslocarem entre diversos lugares? Nos cursos online, eles podem atingir pessoas em diversos pontos e, por isso, muitos optam por dar aulas a distância.

São esses bons profissionais que vão acompanhar os alunos em seus estudos. Assim, aquele jurista que você costuma ler nos livros que muitas vezes são utilizados na construção das questões do Exame da OAB será o responsável por indicar as melhores práticas para resolvê-las, respondendo suas dúvidas na plataforma.

Preços mais baixos

Um curso online não possui a mesma necessidade de estrutura de uma versão presencial. Um dos grandes custos de uma sala de aula, o aluguel do espaço, é eliminado na modalidade a distância, o que tende a reduzir o valor final do investimento.

A portabilidade do material e o custo do tempo dos professores, como já abordado no tópico anterior, tendem a garantir que um bom curso online tenha valores bem mais acessíveis para os candidatos à prova da OAB, normalmente estudantes ou recém-formados que ainda buscam espaço na profissão que lhe renderá dividendos no futuro.

A escolha de um curso online ou de um curso presencial é de cada candidato e depende do perfil daquele que vai enfrentar o desafio.

Se o aspirante a advogado está pronto utilizar a tecnologia para passar de vez no Exame da Ordem, é hora de conhecer o Saraiva Aprova, que garante a aprovação ou seu dinheiro de volta.

5 comentários em “Curso presencial vs. online: qual é o melhor para a OAB?”

  1. Gostaria de agradecer o pronto atendimento em relação minha dúvida no tocante ao curso On line.
    muito obrigado, e podem contar com mais este parceiro.

    1. Olá, Pedro.

      Ficamos muito felizes em ter contribuído. E em saber que também podemos contar com você! <3

      O Saraiva Aprova te aguarda. #borapassarnaOAB

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *