Curso online da OAB: como tirar maior proveito?

curso-online-oab

A época do Exame da Ordem é uma fase complicada na vida dos futuros advogados. Além de cobrar um conteúdo extenso, a banca costuma ser bastante exigente — o que torna uma boa preparação essencial para quem busca a aprovação.

É exatamente por esse motivo que cada vez mais pessoas buscam se inscrever em um cursinho preparatório para a prova da OAB. Contando com um grupo de professores qualificados, esse tipo de curso direciona os estudos dos candidatos, apontando os temas mais abordados nas provas anteriores, fornecendo material de estudo e, de quebra, dando macetes para a resolução das questões. E o legal é que há opções de curso para todos os gostos: existem tanto aulas presenciais, quanto online.

Para quem opta pelo curso online, é comum surgirem muitas dúvidas: como organizar meus estudos? Como evitar as distrações? Como manter a disciplina? Pensando nisso, o Saraiva Aprova preparou esse post respondendo todas essas perguntas e dando dicas campeãs para tirar o maior proveito dos cursos online da OAB. Vamos conferir?

Por que fazer um curso online da OAB?

Como já falamos no início deste post, fazer um curso preparatório para a OAB é uma opção muito interessante. É claro que é possível obter a aprovação estudando por conta própria; contudo, o direcionamento nos estudos que o cursinho proporciona torna a preparação muito mais fácil. Já imaginou começar a estudar sabendo exatamente quais os assuntos mais cobrados e os macetes para resolver as questões mais recorrentes? Muito mais tranquilo, né?

Mesmo depois de feita a opção por um curso preparatório, ainda fica uma dúvida: o que é melhor escolher, as aulas presenciais ou online? É claro que ambas são ótimas alternativas; contudo, cada um possui suas próprias vantagens e desvantagens. Mas como saber qual é a escolha ideal para mim? Basta analisar os seguintes pontos:

Rotina

O curso online da OAB, por exemplo, é a alternativa mais recomendada para quem tem uma rotina muito apertada. Esse é justamente o caso de muitos dos candidatos, que precisam conciliar as aulas da faculdade, o trabalho e a preparação para o Exame da Ordem.

Para quem tem o dia muito ocupado, não é interessante perder tempo com deslocamento até a sede do curso e depois de volta pra casa. Nesse caso, é muito melhor aproveitar uma das principais vantagens do curso online: a possibilidade de assistir as aulas de qualquer lugar, bastando apenas ter um dispositivo conectado à internet.

Flexibilidade

Também por esse motivo o curso online oferece uma maior flexibilidade para o candidato — afinal, as aulas podem ser assistidas a qualquer hora do dia, sempre que houver tempo livre. Dessa forma, se houver um imprevisto (o que é bastante comum com quem tem a rotina cheia), você não perde a aula, já que pode assisti-la quando tiver tempo.

Mais que isso, as aulas online podem ser assistidas até mais de uma vez! Portanto, se você ficar com dúvidas sobre um conteúdo específico, é possível assistir à mesma aula até compreender a explicação do professor. A maioria dos cursos, contudo, impõe um limite de 3 a 5 visualizações da mesma aula

Investimento

O investimento também é um grande atrativo dos cursos online para a OAB. Nos cursos presenciais, o custo da atividade é maior, já que há necessidade de manter um espaço físico para receber o aluno, o valor da hora/aula é maior, entre outras despesas. Esse custo é repassado para o candidato nas mensalidades, o que torna o curso presencial mais caro quando comparado com o online.

O curso online, por outro lado, exige uma estrutura mais simples para oferecer as aulas, motivo pelo qual costuma ser mais barato. Além disso, o aluno também economiza nos gastos com deslocamento, alimentação, etc., que são desnecessários quando as aulas são disponibilizadas online.

No fim, o investimento em um curso online tem retorno garantido: a qualidade das aulas é a mesma do presencial, porém com um custo mais baixo.

É claro que, apesar de todas as vantagens do curso online, algumas pessoas se adaptam melhor às aulas presenciais — principalmente pela dificuldade em manter a disciplina. Entretanto, com bastante força de vontade é plenamente possível manter o foco nas aulas online também!

Por fim, é importante lembrar que o que funciona para um candidato nem sempre pode funcionar para o outro! Não adianta nada confiar cegamente naquele amigo advogado que diz que as aulas presenciais foram essenciais para a sua aprovação. Pode ser que, avaliando as suas características pessoais e sua rotina, você descubra que as aulas online são uma opção bem melhor.

Que disciplina eu preciso ter para garantir a aprovação?

Como o curso online dá uma maior liberdade para o candidato estabelecer seus horários e o planejamento de estudos, manter a disciplina se torna o segredo para tirar o melhor proveito desse tipo de curso.

A melhor forma de fazer isso é elaborar um bom planejamento para os seus estudos e segui-lo à risca! Isso porque desenvolver esse tipo de planejamento faz com que o candidato crie uma rotina de estudos, de modo que o cérebro acaba se acostumando com aquela tarefa e a compreenda como menos cansativa ou entediante. Assim, o rendimento e a concentração acabam melhorando consideravelmente, e fica mais fácil manter uma disciplina com as aulas online.

Mas afinal, como fazer esse planejamento de estudos?

Primeiro passo: identificando as horas livres para o estudo

A primeira coisa a ser feita é identificar os seus horários livres durante o dia, ou seja, aqueles que poderão ser inteiramente dedicados aos estudos.

Para isso, coloque em um papel todas as suas atividades diárias — tanto as fixas quanto as variáveis — e os horários em que elas são desempenhadas. É importante reservar um tempo para descanso, atividades físicas e momentos de lazer. Encarar maratonas intermináveis de aulas online sem essas pausas faz com que o rendimento caia muito e todo o esforço seja inútil! Também é essencial reservar algum tempo livre como margem de erro, caso o planejamento não ocorra exatamente como você imaginou.

É claro que, para quem tem a rotina atarefada, nem sempre os horários livres serão os mesmos a cada dia. Alguns dias você terá mais horas disponíveis para estudar, em outros, menos. Entretanto, colocar todas as atividades no papel permite que você consiga visualizar bem os seus horários disponíveis e maximizar o tempo de estudos sem que os demais compromissos sejam prejudicados.

Segundo passo: distribuindo as matérias pelos horários de estudo

Agora que você já sabe exatamente quais serão os horários em que irá estudar, é hora de distribuir o conteúdo dentro desses horários. Dessa forma, você saberá exatamente a quais aulas online assistir em cada horário e em cada dia da semana.

É importante lembrar que não basta separar um tempo igual para cada matéria. Na prova da OAB, cada uma possui um peso diferente, então é importante dedicar mais tempo de estudo àquelas que são uma parte maior da nota final. A matéria que você escolheu para a segunda fase, por exemplo, deverá ser estudada por mais tempo do que as outras: dessa forma, a base do conteúdo já começa a ser formada desde o início da preparação.

Além disso, também é preciso levar em conta que cada pessoa possui suas matérias fortes e fracas. Antes de distribuir as matérias pelo tempo livre, portanto, também é importante fazer uma autoanálise para identificar seus pontos fortes e fracos. Uma boa forma de fazer isso é resolver provas anteriores da OAB. Com essa informação em mãos, é possível saber em que assuntos será necessário um tempo maior de dedicação e quais podem ser abordados mais rapidamente.

Por fim, uma última dica: lembre-se de incluir um tempinho para fazer simulados e revisões do conteúdo estudado. Isso tudo ajuda a criar a memória de longo prazo, o que ajuda a lembrar da matéria na hora da prova.

Terceiro passo: mãos à obra!

Agora que você já dividiu as matérias entre os seus horários livres, o seu planejamento de estudos está pronto. Para manter a disciplina, encare-o como se fosse um verdadeiro emprego: você não deve faltar, não pode se atrasar e deve sempre cumprir suas metas!

No início, pode até ser difícil se adaptar a uma rotina intensa de estudos. Contudo, mantenha-se firme no plano elaborado! Como mencionamos, o cérebro se acostuma com a atividade conforme a rotina for sendo criada, o que torna a atividade de estudar mais agradável.

Como não ficar distraído e esquecer do conteúdo?

Elaborar um planejamento de estudos é uma tática essencial para manter a disciplina em um curso online da OAB, mas pode não ser o suficiente para todo mundo.

Muita gente sofre com problemas de concentração, o que dificulta também a memorização do conteúdo — afinal, se você não conseguiu ler aquela matéria difícil com toda a atenção, quem dirá memorizá-la, certo? Nos cursos online, pode ser complicado lidar com isso já que a maioria das pessoas estuda de casa e tem inúmeras tentações (como a sua cama confortável e a TV do quarto) rondando por perto.

Apesar de esse ser um problema muito comum entre aqueles que optam pelas aulas online, pode ficar calmo: existem soluções simples para superar a falta de atenção e as dificuldades de memorização! Vamos ver quais são elas?

Prepare o seu ambiente de estudos

É muito importante tentar estudar sempre no mesmo local, já que isso ajuda a fixar uma rotina de estudos. O lugar escolhido para estudar, entretanto, não pode ser muito barulhento ou movimentado: pessoas passando e muito barulho faz com que deixemos as aulas online de lado a toda hora para ver o que está acontecendo.

Por isso, escolha uma parte da sua casa bem silenciosa e mantenha-a sempre limpa e organizada (a bagunça também distrai!). Se não for possível achar um local assim na sua casa, prefira estudar em uma biblioteca ou no escritório, por exemplo.

Elimine as distrações

Estudar perto do computador e do celular pode ser uma tarefa complicada para quem não resiste dar aquela conferida nas redes sociais a todo o momento.

É claro que no caso do curso online para a OAB, você necessariamente vai precisar estudar perto de um dispositivo conectado à internet. Entretanto, é preciso ter em mente de que aquele momento deve ser dedicado exclusivamente aos estudos!

Assim, antes de dar play na sua aula online, desligue as notificações do celular, a televisão, e tente usar o computador apenas para atividades relacionadas aos estudos (como assistir às aulas, consultar leis ou fazer pesquisas relacionadas ao tema estudado).

Faça pausas

Muita gente acredita que aquelas longas maratonas de estudo são o caminho para a aprovação. Na verdade, fazer isso pode até mesmo prejudicar a qualidade dos seus estudos!

O nosso cérebro só retém novas informações até um determinado período de tempo e, após atingir esse limite, também precisa de um descanso para que volte a funcionar plenamente. Estudar por horas e horas, portanto, pode ser inútil: na verdade, você não estará fixando a matéria estudada se forçar a barra.

Por isso, quando perceber que a concentração está falhando, faça pausas curtas. De dez a quinze minutos são o suficiente para dar aquela arejada e voltar com tudo para os estudos!

Abuse das técnicas de memorização

Manter a concentração constante durante as aulas online já é um grande passo para memorizar a matéria estudada. Para garantir ainda mais a fixação do conteúdo, você pode utilizar algumas técnicas de memorização para evitar o famoso “branco” na hora da prova.

Uma das técnicas mais clássicas para gravar a matéria estudada é a elaboração de fichas de estudo. Ela funciona porque força o candidato não só a prestar atenção nas aulas, mas também a compreender o conteúdo, identificar seus pontos mais importantes e passar tudo para o papel com as próprias palavras, de forma resumida. Para os cursos online, em que é preciso manter a concentração sempre constante, elaborar resumos enquanto assiste à aula é uma forma de se manter sempre atento!

Você também pode tentar criar siglas quando precisar lembrar de um grupo específico de palavras. Lembra daquele famoso macete da palavra LIMPE para lembrar dos princípios constitucionais da Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência)? É exatamente isso: formar siglas com as primeiras letras ou sílabas das palavras que devem ser lembradas dentro de um determinado assunto! Muito mais fácil memorizar uma palavra curtinha do que várias outras complicadas, né?

Além dessas técnicas mencionadas, você pode também tentar explicar a matéria estudada para um amigo ou um familiar, para conferir se entendeu bem o assunto ou se ainda precisa estudá-lo mais a fundo; elaborar histórias malucas com as palavras-chave da matéria para lembrar dela mais fácil na hora da prova; ou simplesmente resolver muitos exercícios. Todas essas técnicas fazem com que o aluno tenha uma postura mais ativa nos estudos, o que facilita a memorização do conteúdo estudado.

Quando começar as aulas?

Outra dúvida bastante comum é sobre quando dar início à preparação da OAB. O Exame pode ser prestado por alunos a partir do 9º período e, por isso, há duas alternativas: iniciar os estudos ainda durante a faculdade, durante os últimos períodos, ou encarar o Exame da Ordem apenas após a finalização da graduação.

Quem prefere a primeira opção pode enfrentar algumas dificuldades: o final da faculdade costuma ser um período intenso, já que, além da aprovação em todas as disciplinas regulares, ainda é necessário entregar o trabalho de conclusão de curso. Isso sem contar no estágio, nas festas de formatura, confraternizações de fim de curso e outros eventos sociais do tipo, né? Tudo isso pode tornar complicada a tarefa de manter a concentração nas aulas online.

Por outro lado, é interessante sair da faculdade com a carteira da Ordem em mãos, pois, nesse caso, já pode se formar e começar no seu primeiro emprego.

De qualquer forma, ainda que você prefira adiantar os estudos e começar a sua preparação para a OAB durante a faculdade, saiba que a aprovação não é impossível. Como já falamos nesse post, planejamento e organização são o segredo para o sucesso! Tendo bastante disciplina e cuidado para conciliar todas as atividades, é plenamente possível dar início ao curso preparatório antes mesmo de obter o título de bacharel em Direito.

Por outro lado, quem já é formado costuma ter mais tempo livre para começar a sua jornada rumo à prova da OAB — afinal, não há mais a preocupação com as aulas da graduação, monografia, provas, estágio, etc. Dessa forma, todo o tempo livre poderá ser direcionado para as aulas do curso online.

Seja qual for a sua opção, é importante lembrar que o momento certo para começar a estudar é sempre agora! A prova da OAB tem um conteúdo muito extenso (basicamente tudo o que você aprendeu no curso de graduação!) e, para garantir uma boa preparação, é essencial começar a assistir às suas aulas online com a maior antecedência possível do dia da prova.

Caso o Exame esteja muito próximo e ainda assim você queira prestá-lo, há sempre a opção dos cursos online intensivos. Nesse caso, a matéria não será tão aprofundada (afinal, não há tempo hábil para isso), mas você conseguirá cobrir pelo menos os principais pontos do edital e as matérias mais cobradas a tempo da prova.

Tenho dúvidas em um conteúdo específico — e agora?

Muitos candidatos se perguntam como é possível tirar suas dúvidas nas aulas online. É claro que sempre é possível pausar e voltar a aula para ouvir um determinado ponto de novo, ou, se for o caso, assistir à aula toda novamente. No entanto, às vezes a dúvida pode surgir por causa das palavras utilizadas pelo professor — e nesse caso, não adianta ouvir várias vezes o mesmo trecho pois a dúvida permanece.

A maioria dos cursos online oferece uma ótima equipe de professores de suporte, que estão sempre disponíveis para responder às perguntas dos alunos. Dessa forma, em caso de dúvidas, você sempre pode buscar o canal de comunicação oferecido pelo curso para esclarecer um ponto da matéria.

É claro que no caso do curso online da OAB, a resposta não vai ser imediata como seria em uma sala de aula. Entretanto, as dúvidas costumam ser respondidas rapidamente e não é preciso ter aquele medo de ficar sem respostas só porque optou por assistir às aulas online.

Além da opção dos professores, você também pode fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto que não entendeu — seja em livros da matéria ou até mesmo em sites especializados na internet. Só tenha cuidado de conferir se a fonte é confiável, ok?

Uma alternativa é participar de grupos de estudo. Neles, você estará em constante contato com outras pessoas que também estão se preparando para a prova da OAB e, portanto, poderá aproveitar para tirar dúvidas ou debater alguns pontos da matéria. Se não conhecer nenhum grupo desse tipo, entre em contato com outros conhecidos que também vão prestar o Exame da Ordem e forme o seu próprio grupo de estudos.

Como se pode ver, ninguém que faz curso online fica sem resposta para as suas dúvidas! Além de contar com uma equipe disponível para ajudar com as dificuldades na matéria, você também pode aprofundar a pesquisa ou aproveitar os benefícios dos grupos de estudo para tirar todas as suas dúvidas.

Por tudo o que vimos, o curso online é uma ótima opção para quem quer garantir a sua aprovação na OAB. Para quem tem pouco tempo disponível para os estudos, a flexibilidade no acesso às aulas é ideal; para quem tem bastante tempo, mas curte a liberdade de fazer os próprios horários, também.

Justamente por esses motivos, é preciso tomar mais cuidado ainda com a disciplina — no curso online, não tem nenhum professor te dando bronca caso você se distraia ou durma no meio da aula! Entretanto, tendo em mente o objetivo a longo prazo e seguindo as dicas desse post, é possível, sim, manter o foco e atingir a tão sonhada aprovação!

Gostou do nosso post? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais dicas campeãs como essas!

1 comentário em “Curso online da OAB: como tirar maior proveito?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *