Como organizar seu material para a OAB?

como-organizar-seu-material-para-a-oab

Por mais que os últimos períodos do curso de Direito sejam cansativos, é preciso tirar forças para se concentrar e intensificar seus estudos nessa reta final, principalmente para conseguir a aprovação na OAB.

Estudar não significa apenas sentar e ler diversas leis e doutrinas, uma atrás da outra. É preciso também saber como se organizar e escolher os melhores materiais para se preparar — e isso inclui livros, Vade Mecum, cursos online e apostilas. Afinal, de nada adianta o estudo desorganizado, pois você acabará se confundindo, podendo até mesmo usar materiais desatualizados ou com informações erradas.

A seguir, vamos listar algumas dicas de como organizar e escolher o seu material para a OAB, de modo que você consiga aproveitar ao máximo os seus estudos. Confira!

Utilize métodos alternativos

Como já mencionamos, o estudo para a OAB não deve focar apenas em um único método. Ler o Vade Mecum do início ao fim não é uma boa forma de se preparar. É preciso utilizar materiais complementares para aumentar seu desempenho e alcançar bons resultados.

Apostilas de exercícios comentados, resumos de doutrinas, teorias unificadas, entre outros, são exemplos que devem ser alternados ao longo da sua jornada em busca da aprovação. Além disso, vale a pena também apostar em um curso preparatório online (assunto que será retomado mais à frente).

Estudar apenas por um único meio enfraquece seu aprendizado, além de não fornecer as bases necessárias para o sucesso. Com a ajuda de diversos materiais diferentes e de sua organização adequada — levando em consideração, principalmente, a possibilidade de consulta na 2ª fase do exame —, você terá a aprovação garantida!

Busque materiais de fontes confiáveis

Material para a OAB é o que não falta no mercado. São diversas as editoras que publicam leis comentadas, compilados de exercícios e resumos focados no exame. Isso sem contar os inúmeros cursos duvidosos que existem na internet.

Para ter a certeza de que seus materiais estão atualizados de acordo com as leis vigentes e também possuem informações corretas, aposte nas marcas mais famosas do mercado. O Vade Mecum da Saraiva, por exemplo, é garantia de qualidade, além de ser otimizado para a OAB.

Tenha muito cuidado no momento de escolher, pois nem tudo que está no mercado é de boa qualidade. Estudar por meio de resumos que contêm erros ou estão desatualizados pode ser um grande tiro no pé. O mesmo é válido para os diversos compilados de exercícios comentados, que muitas vezes apresentam gabaritos errados ou questões ultrapassadas.

Saiba marcar seu Vade Mecum

Na 2ª etapa da OAB, é possível consultar leis, súmulas e OJs. O candidato pode levar seu próprio Vade Mecum no dia da prova, desde que não haja nenhuma anotação ou modelo de estrutura da peça prática.

É permitido também destacar os artigos e súmulas com um marca-texto, fazer remissões e usar marcadores coloridos para indicar quais são os pontos mais importantes das leis. Já o uso de post-its, apostilas, leis comentadas e doutrinas é vedado.

O candidato deverá saber a melhor forma de organizar seu Vade Mecum para o dia da prova. Remissões e destaques em excesso podem acabar sendo prejudiciais. Por isso, é importante estudar com cuidado, considerando quais são os tópicos que realmente são relevantes e têm grandes chances de serem cobrados.

É preciso tomar cuidado para não fazer nenhum tipo de remissão que infrinja as regras da prova, pois isso poderá causar a reprovação imediata do candidato. O ideal é ser o mais simples e sucinto possível.

A melhor forma de organizar o seu material para a OAB é com a ajuda de professores especializados, que saberão o que é mais importante para o dia da prova. Isso nos leva ao próximo tópico.

Escolha um bom curso preparatório

Por mais que você tenha disciplina para estudar por conta própria, a ajuda de um curso preparatório é essencial para garantir a aprovação. Os professores, acostumados com o exame da OAB, orientam os alunos sobre quais são os temas mais prováveis de serem cobrados e qual é a melhor forma de se organizar diante disso.

Assim como ocorre na escolha dos materiais, aqui também é preciso ter cuidado ao escolher qual curso fazer. Existem centenas de opções na internet, e muitas delas são duvidosas, com professores despreparados e conteúdos desatualizados. Para garantir o bom rendimento nos estudos e na prova, pesquise muito antes de escolher.

Um bom curso preparatório deve levar em consideração as dificuldades de cada estudante, além de contar com professores de renome, preparados para tirar as principais dúvidas dos candidatos. Deve, também, indicar os melhores materiais para estudar, além de disponibilizar resumos e exercícios online.

Adapte os materiais ao seu cronograma de estudos

Estudar por meio de livros e doutrinas nas vésperas da prova não é uma boa ideia. Assim como fazer exercícios antes de estudar as leis também não funciona.

A organização dos materiais para a OAB deve estar diretamente relacionada com o seu cronograma de estudos. É preciso adaptar o que será estudado — resumos, exercícios, teorias, leis etc. — ao momento em questão.

Por exemplo, quando faltar apenas alguns dias para a prova, vale a pena deixar os diversos livros de lado e começar a revisar a matéria por meio de resumos, fluxogramas e anotações. Se você tentar ler doutrinas nesse momento específico, vai acabar se estressando, pois sua mente estará muito agitada para absorver informações tão complexas.

Vale ressaltar a importância dos simulados e maratonas online oferecidos pelo Saraiva Aprova. Com eles, você terá a certeza de que seus materiais estarão sempre atualizados e preparados de acordo com as dificuldades de cada aluno.

A organização online é muito mais simples e fácil do que a de materiais físicos, como livros e compilados de exercícios. Além disso, poder contar com a ajuda de professores para se organizar e tirar suas dúvidas pode ser o diferencial entre a aprovação e a reprovação na OAB.

Uma boa rotina de estudos e a escolha do melhor material para a OAB pode ser exatamente o que você precisa para fazer seus estudos decolarem. Não deixe de buscar a ajuda de um curso preparatório online para ajudar tanto na sua organização como no seu aprendizado. Com tudo isso em mãos, o sucesso será certo!

Quer começar a se organizar agora mesmo? Então baixe os nossos infográficos de resumos com os temas mais prováveis de cair na OAB e se guie por eles!

Avatar

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *