Como garantir a aprovação ao estudar online?

como-garantir-a-aprovacao-ao-estudar-online-

Qual é a melhor forma de conseguir a aprovação no Exame da Ordem? Se a sua resposta foi “fazer um bom curso”, ela está correta! No entanto, talvez você não tenha pensado que é possível estudar online e ainda garantir uma enorme vantagem em relação aos concorrentes. Quer saber como? Nós vamos contar o segredo!

Por que estudar online?

Na verdade, a lista de motivos para optar por um curso online é muito grande. Por isso, vamos apenas sintetizar as principais razões pelas quais essa é uma alternativa muito interessante para quem quer se preparar para o exame da OAB:

  1. Se você estiver em uma grande cidade, pode utilizar o tempo que gastaria no trânsito para ir e vir do curso presencial em estudo.
  2. É possível aproveitar qualquer tempo livre que surge ao longo do dia para assistir aulas, realizar leituras e responder exercícios.
  3. Se mora em uma cidade pequena, não tem que se deslocar até outro município para fazer o curso e também tem mais tempo para estudar.
  4. Você pode se matricular em um curso de excelente qualidade e ter aula com os melhores profissionais do mercado, que dificilmente estariam disponíveis em um curso presencial em sua cidade ou região.
  5. Você não precisa ouvir várias vezes um assunto que já domina porque os outros alunos ainda estão com dúvida sobre aquele tópico.
  6. Você pode repetir quantas vezes quiser as aulas e exercícios de temas em que ainda tem alguma dificuldade.
  7. Seu programa de ensino pode ser personalizado, adequado às suas próprias necessidades. Isso seria impossível em um curso presencial.

Esses são alguns dos benefícios de estudar online. Com todo o tempo livre disponível para o estudo, quem constrói o seu sucesso é você! Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura deste post!

Como estudar online e obter melhores resultados?

1. Trace um plano

Você definiu que seu grande objetivo é passar no Exame da Ordem, certo? Então, é a hora de elaborar uma estratégia para isso. Como tudo na vida, estudar requer planejamento.

Para começar, realize uma boa avaliação. Ela deve mostrar quais são os seus pontos fortes e principalmente os fracos. Assim você saberá quais são os tópicos que exigem maior dedicação.

A partir daí, crie uma estratégia de estudos. Determine o tempo que tem para realizar as leituras, atividades e assistir às aulas. Elabore um cronograma: distribua o horário para revisar as áreas em que já possui mais conhecimento e facilidade, mas priorize aquelas em que precisa realmente progredir muito para alcançar seu objetivo.

2. Escolha os melhores cursos

Estudar online é diferente de estudar sozinho. Quando opta por um curso preparatório em uma plataforma, por mais que não esteja em uma sala de aula, o candidato conta com o respaldo e a experiência de quem já trilhou esse caminho e pode organizar o conteúdo da melhor forma para que você também alcance o mesmo resultado.

Além de escolher um curso, é importante pensar na qualidade da instituição. Como já falamos, um dos principais diferenciais do estudo online é a possibilidade de escolher as melhores opções do mercado, independentemente da distância em que essas instituições se encontram.

Então, escolha o curso preparatório que possui diferenciais expressivos em relação aos seus concorrentes: professores reconhecidos no mercado, excelente material didático, um grande conjunto de exercícios são essenciais. Quanto mais ampla e personalizada for a proposta, maiores são as chances de contribuir para o seu sucesso.

3. Mantenha uma rotina regrada

Estudar a distância só altera a relação espacial entre você e seu curso, e não a relação temporal. O que isso quer dizer? O estudante não precisa se deslocar até um local onde ele terá aulas, mas precisa dedicar tempo da mesma maneira, e de forma disciplinada.

Por isso, a melhor opção é realmente estabelecer uma rotina que se encaixe em seu dia a dia. Se possível, sente-se sempre no mesmo horário para estudar e permaneça focado no estudo durante todo o período.

No entanto, se a sua rotina não permite estudar dessa forma, ainda assim crie uma agenda. Determine quantas horas vai dedicar às aulas, leituras e exercícios todos os dias e encaixe-as em seu plano semanal.

E por falar em rotina regrada, não podemos nos esquecer de outros fatores que aparentemente não se relacionam ao estudo, mas são extremamente importantes: estamos falando dos seus hábitos!

Manter uma alimentação saudável e dormir pelo menos um número mínimo de horas diárias também é fundamental para deixar sua mente preparada para receber e reter conhecimento.

4. Tenha disciplina

Depois que você fez a sua agenda, seja firme! Lembre-se que o sucesso vem para quem decide abrir mão de pequenas compensações a curto prazo para ganhar grandes recompensas a longo prazo.

Isso significa que, se aquele amigo telefonar propondo um programa para o seu horário de estudos ou surgir a vontade quase incontrolável de emendar uma maratona de séries, sua resposta será não.

Leve seu horário de estudos a sério como faria se você estivesse em um curso presencial e não pudesse faltar às aulas de maneira alguma.

5. Esqueça o resto do mundo

Estudar online, obviamente, necessita de conexão com a internet. Porém, não é porque a rede está a um clique ou toque que isso significa que você deva manter contato com seus amigos ou ceder à tentação de dar aquela espiadinha nas redes sociais.

Desabilite os alertas de mensagens e foque em seus estudos. Concentre-se realmente em assistir às aulas, realizar os exercícios e leituras propostos, sem qualquer tipo de interrupção. Desligue-se do mundo e conecte-se com seu futuro.

6. Mensure sua aprendizagem

A avaliação funciona como um verdadeiro diagnóstico: ela aponta quais são as áreas deficitárias em que você precisa se concentrar para superar suas dificuldades e atingir seus objetivos.

Portanto, o estudante inteligente é aquele que não estuda cegamente, mas que procura se avaliar constantemente para identificar os pontos que precisam de menos atenção e quais são os que exigem uma dedicação maior. Os exercícios e simulados são um ótimo recurso para essa avaliação.

Em um sistema personalizado de ensino, isso é muito mais fácil. A própria plataforma, com base em seu histórico de desempenhos nos exercícios, prioriza os aspectos nos quais o candidato enfrenta maior dificuldade.

Dessa forma, o estudante tem a garantia de que o tempo que ele passa em frente à tela vai realmente contribuir para que ele preencha as lacunas que faltam em seu conhecimento e se prepare para o tão esperado exame.

E aí, gostou das nossas dicas para estudar online e garantir sua aprovação? Então, que tal dividi-las com seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre que eles também podem conseguir!

Saraiva Aprova: comparativo

Avatar

Autor: Lucas Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *