Categorias: 1ª Fase da OAB

Como estudar para OAB em 30 dias: veja o que fazer para ir bem no exame

Muita gente chega a esta “estação”, dos 30 dias finais, porque toda preparação é uma viagem com diversas estações, cujo destino final é encontrar a aprovação, numa velocidade tão alta que pode passar dela sem a necessária parada para refletir se a jornada dos estudos está boa ou não. O embarque para muitos já aconteceu há outros trinta dias atrás e quando mais próximo do destino, a velocidade tende a crescer (e as emoções também).

Essa comparação é útil porque “estudar” (ler e assistir a aulas) requer muito mais do que isso. Assim, é sempre preciso uma estação para parar e avaliarmos a viagem até aquele momento. E uma ótima oportunidade é faltando 30 dias para prova. Para podermos avaliar a trajetória que já foi concluída, irei fazer-lhe três perguntas:

  1. Você já resolveu questões de provas anteriores?
  2. Em caso positivo, você resolveu em todas as disciplinas?
  3. Em caso positivo, você sabe identificar quais delas estão bem encaminhadas e quais ainda precisam de uma atenção maior?

Caso você não tenha resolvido nenhuma questão, pare tudo o que está fazendo e realize um SIMULADO. Sugiro a ferramenta que a Saraiva Aprova está disponibilizando de forma gratuita, clique aqui agora para resolver. Mas antes de começar, permita-se, no mínimo, 3 horas para resolvê-la de forma completa, ou seja, todas as 80 questões. O “poder” de um simulado não pode ser ignorado. Ele, simplesmente, “dá a real” dos seus estudos. Se você não alcançar a metade dos acertos, é porque o diagnóstico requer cuidados.

Este período de 30 dias serve para tratar o paciente doente de falta de acertos. Como tratar desta enfermidade? Atacando os pontos vulneráveis, ou seja, as disciplinas fracas, especialmente, aquelas que têm referência forte na prova em razão do número de questões. Disciplinas com mais de 5 questões precisam de medicação tarja preta. Se você já vem resolvendo questões de todas as disciplinas, deve ter a consciência do que falta para atingir suas metas. O que “falta” é que deve ter atenção maior.

Muita gente gosta de estudar apenas o que lhe é confortável. Deixe esta opção quando for estudar a disciplina da 2ª fase escolhida por você. Por hora, precisamos enfrentar 17 disciplinas. Há “tratamentos alternativos”, como escolher um número menor de disciplinas para estudar, aquelas de maior incidência. No entanto, a eficiência só funciona para quem realmente precisa, geralmente, quem não tem tempo algum, observado ainda algumas peculiaridades pessoais.

Para quem me pergunta se deve investir num preparatório mesmo faltando 1 mês para prova, respondo: se você está totalmente sem orientação, vale o investimento. Sugestão? Saraiva Aprova! Abrir o código é muito importante, estudar pelos livros teóricos e aprender com professores, mas sem planejar “estações” não adiantará nada todo o trajeto percorrido e, provavelmente, você não encontrará a aprovação lhe esperando no destino final.

O caminho que ainda falta servirá para ajustar seu comprometimento e afinar o seu foco. Este período deverá ser pautado, cada vez mais, com resolução de questões para não só fixar a matéria, como também para justificar os seus esforços. Mais acertos, maior satisfação; mais erros, maior atenção. Também é um período de maior dedicação. Reflita sobre estudar mais com maior qualidade e quantidade. Veja onde está a fuga de concentração. Depois, às vésperas da prova, não adianta apenas lamentar o que você poderia ter feito e não fez.

A próxima “estação” é faltando uma semana (ou 10 dias). Até lá, você precisa estar confiante que encontrará quem você está ansioso (ou ansiosa) de dar um grande e demorado abraço, na senhora APROVAÇÃO!

Daniela Greco

Ver comentários

Posts Recentes

Está estudando para OAB? Veja 11 ideias diferentes para mudar a rotina!

Um dos maiores desafios de quem está estudando para a OAB é a famosa decoreba. Afinal, é quase impossível memorizar…

2 horas atrás

Repescagem OAB: tudo que você precisa saber sobre essa regra!

❗ Vai fazer a repescagem? A Fundação Getúlio Vargas (FGV), acabou de publicar o Edital de Reaproveitamento da 1ª fase do…

1 dia atrás

Maratona OAB: 8 dicas para aproveitar as revisões do Saraiva Aprova

Se você está lendo esse artigo, provavelmente já está inscrito na Maratona OAB Saraiva Aprova ou tem interesse em nosso…

2 dias atrás

Honorários advocatícios: o que você precisa saber para passar na OAB!

Hoje vamos tratar de um dos assuntos que caem com maior frequência nas provas da OAB: os honorários advocatícios. O…

6 dias atrás

Cronograma de estudos OAB: veja como montar um e conquistar sua aprovação!

Contar com um cronograma de estudos é quase uma obrigação para o estudante ou o bacharel em Direito que vai…

6 dias atrás

Lei do terrorismo: o que é e como ela pode ser cobrada na OAB

A Lei nº 13.260, que disciplina o terrorismo no ordenamento jurídico brasileiro, foi publicada em 16 de março de 2016.…

1 semana atrás