Como estudar com os melhores professores de Direito?

Todos os anos, milhares de graduados e graduandos em Direito colocam seu conhecimento à prova no temido Exame da OAB. Para a maioria, os resultados não chegam na primeira tentativa, pois menos de 15% dos candidatos conseguem atingir a pontuação mínima para conquistar a sonhada carteirinha vermelha. Porém, ao contar com os melhores professores de Direito, você obtém técnicas e conhecimentos para facilitar sua jornada de preparação.

Claro, a grande diferença entre aprovados e reprovados ocorre pela dedicação do candidato e sua estabilidade emocional durante a prova. Entretanto, bons professores contam com a bagagem teórica e principalmente o conhecimento da banca e das características do Exame para direcionar o melhor caminho de estudo.

Esses especialistas em Direito e em todos os seus ramos entendem como a FGV costuma exigir a aplicação daquele conteúdo em suas questões e constroem aulas e textos direcionados a essa cobrança. Com isso, você consegue cumprir as 17 matérias do edital em um tempo de estudos muito menor.

Mas a grande questão de nosso artigo é: como estudar com esses professores? Continue a leitura para saber mais!

Livros e cursos: a melhor forma de se conectar com os melhores professores de Direito

Você até pode ter estudado com grandes professores durante sua formação como bacharel, mas é bastante provável que em alguma disciplina você não tenha conseguido absorver todo o conteúdo exposto nas várias aulas do semestre.

Soma-se a isso o esquecimento natural de algumas disciplinas que você não exercitou durante os últimos anos. Acrescenta-se também a pluralidade do conteúdo que muito provavelmente não era direcionado para o Exame da OAB. Afinal, a graduação visa à formação do bacharel para a prática das diversas carreiras do Direito e a prova é apenas uma etapa para o exercício da profissão.

Em todo caso, seu ensino da faculdade precisa ser complementado para o Exame da Ordem. E o ideal é que esse complemento venha dos melhores professores de Direito.

A forma mais aconselhável para ter acesso a esses professores é lendo livros de qualidade, direcionados à prova da OAB e a concursos, assinados por grandes nomes do Direito. Esse é o caso, por exemplo, do Direito Constitucional Esquematizado do professor Pedro Lenza.

A obra do doutor em Direito pela Universidade de São Paulo é recomendada por inúmeros editais e bibliografias de concursos públicos da área jurídica.

O mesmo professor também é responsável por ministrar cursos direcionados para a OAB nos quais ele alia suas aulas a materiais impressos, para que o aluno faça suas revisões com uma leitura mais próxima da aula expositiva.

Curso presencial x curso online: qual a melhor modalidade para estudar com os melhores professores de Direito

Livros são uma unanimidade, então fique à vontade para decidir se você prefere se preparar com materiais impressos, ou ter a praticidade do seu leitor digital. Existem aqueles que acreditam que as anotações sobre o material são mais efetivas. Porém, outros vão achar impossível carregar muitos materiais na bolsa.

Quando falamos dos cursos, a experiência é um pouco diferente. Claro que cada uma das modalidades possui suas vantagens, porém, ao compararmos um curso presencial com um online, este quase sempre leva a vantagem com relação aos melhores professores.

Veja alguns dos motivos de nossa preferência pelos cursos online.

Seleção de professores de todo o Brasil

Isso seria uma tarefa quase impossível para um curso presencial, pois um professor da região Norte não conseguiria se deslocar para São Paulo todos os dias e ministrar suas aulas. Ainda que conseguisse, essas aulas se tornariam cada vez mais caras devido ao custo da viagem, além do grande risco de cancelamento.

Em um curso online, o professor precisa apenas gravar as aulas que serão repassadas para diversas turmas, para as quais ele poderá prestar suporte da mesma maneira que em curso presencial, por e-mail e outros serviços de comunicação.

Flexibilidade de horário para gravar as aulas

Além da distância geográfica, a falta de tempo é um problema dos melhores professores de Direito, que, muitas vezes, conciliam as aulas em curso de graduação com a carreira jurídica, o ofício de autor e palestrante e as aulas em preparatórios para a OAB. Com tudo isso, fica difícil se dedicar ao ensino nos cursos presenciais.

Assim, é muito mais simples para os melhores professores gravarem suas aulas conforme sua disponibilidade.

Materiais em diversos formatos

Além disso, o curso online permite que o professor disponibilize suas aulas para os alunos com os formatos mais diversos. Vídeos, arquivos PDF, mapas mentais e áudios são apenas algumas das possibilidades que favorecem o aprendizado do aluno.

Possibilidade de rever conteúdos

Tão importante quanto a exposição do conteúdo são as revisões, que garantem a fixação do que foi aprendido. Em um curso presencial, ainda que conte com os melhores professores, você terá pouca chance de rever o conteúdo abordado, considerando a falta de tempo dele.

E esse é um problema que não existe no curso online. Na educação a distância, você pode acessar as aulas quantas vezes quiser para assegurar a absorção do conteúdo.

Aulas reduzidas para facilitar a absorção do conteúdo

Outro grande problema dos cursos presenciais é a duração das aulas, que têm, em média, 50 minutos. Muitas vezes, devido à falta de disponibilidade do professor, essas aulas são agrupadas em segmentos maiores da mesma disciplina, o que coloca o aluno durante duas horas, ou mais, ouvindo o mesmo tema.

A longa duração das aulas dificulta a absorção do conteúdo e torna difícil a revisão, pois você terá de rever todo o conteúdo para resolver uma dúvida pontual.

Nos cursos online, os alunos podem contar com aulas dispersas em pequenos blocos, que facilitam a apreensão do conhecimento e também a revisão do conteúdo.

Pesquisa por bons professores: como saber se você conta com os melhores

Então, você já compreendeu que o curso online é a melhor maneira de se conectar com os mestres do Direito. Mas como identificar qual curso conta com os melhores professores?

Procure por autores dos seus livros de referência

No início deste artigo, falamos que a melhor maneira de se conectar com os melhores professores de Direito é pelos livros. Então, busque as bibliografias mais recomendadas para o Exame da OAB e veja quem são os autores dessas obras. Eles certamente são grandes mestres na prova da FGV.

Busque pelas citações dos seus professores

Lembre-se dos autores a quem seus professores da graduação referenciavam para explicar uma disciplina. Eles também podem ser grandes mentores para a OAB.

Levantando essas duas fontes, você montará um corpo docente digno das melhores universidades.

A importância dos melhores professores de Direito para a aprovação

Na hora da prova, o fator determinante da aprovação é sempre a dedicação do aluno. Porém, essa dedicação é resultado de um tripé que inclui motivação, método e energia para estudar para o certame da FGV.

Os melhores professores de Direito vão garantir que você conte com o melhor método para reduzir sua jornada até a aprovação no Exame da Ordem. Confira o trabalho desses mestres assistindo a uma aula gratuita! E, se você quiser dar um passo além para chegar à frente dos demais candidatos na hora da prova, não deixe de assinar nossa newsletter para receber, semanalmente, dicas de estudo para otimizar sua preparação para a OAB.

1 comentário em “Como estudar com os melhores professores de Direito?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *