Como combater a ansiedade antes do Exame da Ordem?

ansiedade-oab

Quem você acha que é o maior vilão na prova da OAB? Direito Empresarial? Trabalhista?

Pois saiba que, para muita gente, o grande inimigo é a ansiedade!

É claro que o sentimento é bastante compreensível — afinal, passamos meses estudando e nos preparando para o grande dia. Por outro lado, é importante mantê-lo sob controle, já que ele pode prejudicar o seu desempenho na hora da prova.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas para combater a ansiedade antes do Exame da Ordem. Vamos ver quais são elas? Continue a leitura do post e descubra!

Cuide da sua alimentação

Você sabia que a sua alimentação pode afetar diretamente o seu desempenho na hora da prova?

Pouca gente pensa nisso, mas é fácil entender o porquê: se você fizer refeições muito pesadas antes da prova, pode se sentir desconfortável bem na hora H; se comer pouco, terá que resolver várias questõescomplicadas passando fome.

Em ambas as situações, o seu raciocínio e a sua concentração ficariam extremamente prejudicados, piorando ainda mais aquela sensação de ansiedade com o Exame.

Por isso, é importante manter uma dieta regrada nos dias que antecedem a prova. Procure comer de 3 em 3 horas, optando por alimentos leves — principalmente logo antes da prova, para não correr nenhum risco de passar mal!

É interessante destacar que alguns alimentos ajudam a combater a ansiedade, e você pode usar isso a seu favor antes do Exame da Ordem. Castanha de caju e frutas vermelhas, por exemplo, são algumas das opções que podem ajudar a manter a calma antes do grande dia.

Pratique atividades físicas

Uma das melhores maneiras de combater a ansiedade antes do Exame da Ordem é praticar atividades físicas, pois quando fazemos exercícios físicos, o corpo libera hormônios responsáveis por controlar os níveis de ansiedade e estresse.

Mais que isso, estudos científicos demonstraram que a prática de atividades físicas promove uma melhora considerável na concentração e na memória. Perfeito para quem está prestes a fazer a prova da OAB, certo?

Por isso, não caia na cilada de achar que fazer exercícios físicos seria uma perda de tempo valioso de estudos. Dedique um tempinho do seu dia para ir à academia ou para praticar um esporte de sua preferência. Mais do que ajudar com o nervosismo pré-prova, você vai ver como essa prática também vai melhorar o seu rendimento nos estudos!

Não abra mão dos momentos de lazer

Nós sabemos que a preparação para o Exame da Ordem é bastante intensa e exige uma enorme dedicação aos estudos. Muitos estudantes de Direito acreditam que abrir mão da vida social e dos momentos de lazer durante esse período é um sacrifício necessário para alcançar a aprovação.

Isso, contudo, não é verdade!

Ao dedicar todo o nosso tempo livre aos estudos, acabamos criando (ainda que de maneira inconsciente) uma pressão enorme para que tenhamos um bom desempenho na hora da prova — e a gente sabe que de pressão para a aprovação já basta a da família e dos amigos, não é mesmo?

É claro que você vai precisar fazer alguns sacrifícios durante a sua preparação: não vai dar para ir a todas as festas da galera ou em todos os happy hour depois do trabalho. O que importa é achar um equilíbrio entre os estudos e lazer, afinal, a sua mente também precisa de descanso!

Faça simulados

Uma das grandes fontes de ansiedade antes do Exame da Ordem é a insegurança quanto à nossa preparação. É tanta coisa para estudar que é comum que surjam algumas dúvidas: será que meus estudos estão funcionando? Será que vou ter tempo de responder a todas as questões na hora da prova?

Uma ótima maneira de combater essa insegurança é fazer simulados. Com eles, você já vai se preparando para o que lhe espera no grande dia: dá para saber o estilo das questões, as matérias mais cobradas, o tempo que você terá para resolver a prova inteira, entre outros aspectos importantes.

Mais que isso, você também pode aproveitar os simulados para identificar quais matérias são o seu ponto forte e quais exigem uma dedicação ainda maior.

Fazendo isso, a sensação de insegurança diminui bastante — afinal, você já saberá exatamente com o que está lidando e qual será a sua estratégia no grande dia.

Não estude na véspera da prova

É tanta coisa para estudar na prova da OAB que muita gente aproveita até o último segundo antes da prova para dar uma lida na matéria. Isso, entretanto, pode piorar ainda mais a sua ansiedade.

dia anterior à prova é um dia complicado emocionalmente falando: afinal, o grande dia está próximo, e é comum que os candidatos fiquem apreensivos. Ao estudar nesse dia, acabamos criando uma mentalidade de que a preparação feita até o momento não foi o suficiente — e aí bate o desespero!

Por isso, largue os livros e aproveite o dia para descansar e curtir a companhia dos amigos e da família. Essa é a hora de relaxar e se preparar para o dia seguinte. Se estiver muito ansioso, no máximo, dê uma revisada nos pontos principais. Nada de estudos pesados!

Conte com um bom curso preparatório

O conteúdo cobrado na prova da OAB é bastante extenso e, por isso, muitos candidatos ficam perdidos na hora de organizar seus estudos. Nessa situação, é comum ficar ainda mais ansioso: sem nenhuma orientação, sempre rola aquela dúvida se estamos estudando da maneira correta para a prova.

Para resolver esse problema, uma ótima alternativa é escolher um bom curso preparatório. Esse tipo de curso conta com profissionais especializados e com muita experiência no Exame da Ordem, o que é de grande ajuda para direcionar seus estudos em busca da aprovação. Com a orientação deles, você vai saber exatamente o que estudar e como estudar.

Mesmo que você não tenha muito tempo livre, é possível achar uma opção que se encaixe na sua rotina — você pode escolher um curso online, por exemplo, e assistir às aulas quando quiser.

Seguindo essas dicas, fica bem mais fácil criar uma segurança em torno da sua preparação e combater a ansiedade antes do Exame da Ordem!

Se você gostou desse post, compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a também controlar a ansiedade antes da prova!

2 comentários em “Como combater a ansiedade antes do Exame da Ordem?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *