Como a tecnologia pode auxiliar os estudantes de Direito?

tecnologia e estudos

Como a tecnologia pode ajudar estudantes de direito?

Artigo produzido por Rafael Heringer, do Jurídico Certo

Manter uma boa rede de relacionamentos é essencial para o estudante de Direito. O conhecido networking, que normalmente é associado a eventos ligados à profissão, é uma prática cada vez mais recorrente no mundo jurídico, possibilitando aumentar as oportunidades de novos negócios.

De forma básica, o networking consiste em manter contato com profissionais, tanto ligados ao Direito, no caso dos estudantes, quanto a outras áreas de atividade. Engana-se, contudo, quem acha que apenas mantendo um perfil no Facebook ou no LinkedIn e conseguir uma extensa rede de contatos já pode ser considerado um networking.

O importante é preocupar-se em focar a atenção em pessoas que ofereçam potencial de relacionamento futuro, profissionais que possam se tornar parceiros em futuros negócios ou mesmo clientes.

Usando a tecnologia para reforçar o networking

É importante que o estudante de Direito entenda que a força e a continuidade de seu networking vai depender muito mais da qualidade de seus contatos do que da quantidade deles.

A tecnologia é importante para manter essa qualidade.

Numa palestra ou evento, o estudante pode criar envolvimento com novos profissionais, verificando novas oportunidades, demonstrando interesse e começando uma amizade, mas esse contato não vai funcionar se no futuro não ocorrer uma continuidade do primeiro contato.

Para que esse novo contato se mantenha “vivo” é preciso dar continuidade à comunicação, trocando informações que possam oferecer algo de útil, oferecendo ou solicitando explicações sobre determinados temas, ou até mesmo um lembrete de aniversário.

A troca de conhecimento costuma ser o melhor meio para que um novo contato de networking se torne mais próximo, oferecendo benefícios aos dois lados, gerando um relacionamento autêntico que superam as empresas e se tornam mais fortes, criando laços de amizade e colaboração que permanecem.

Com uma boa rede de contatos, o estudante de Direito poderá conseguir o seu primeiro estágio para começar sua carreira profissional, ou conseguir clientes para que já possa trabalhar como correspondente jurídico. A rede de contatos é, atualmente, a mesma indicação de amigos que víamos no passado, mas agindo de uma forma mais dinâmica, sem as fronteiras que antes haviam.

Usando a tecnologia como advogado correspondente

A tecnologia permite ao estudante de Direito, entre outras atividades, trabalhar como advogado correspondente e esta é, certamente, uma das melhores maneiras de construir seu networking. Ao trabalhar na correspondência jurídica, o estudante vai entrar em contato com advogados das mais variadas partes do Brasil, prestando serviços e facilitando o andamento de processos.

A simples oferta de realizar tarefas como protocolos, despachos ou participação em audiências em outras localidades, desde que o trabalho seja bem feito, possibilita a criação de um vínculo profissional mais forte entre o contratante e o contratado, podendo gerar novas oportunidades futuras.

O principal ponto do networking é exatamente este: criar laços profissionais. O trabalho como correspondente jurídico, possibilita que o estudante possa aumentar seus laços profissionais, trabalhando para profissionais dos mais diversos locais, conseguindo um relacionamento com advogados já estabelecidos e construindo com eles uma relação de confiança.

Para o advogado, o networking é fundamental. O desenvolvimento de sua carreira profissional vai depender de seus contatos e eles devem começar ainda na faculdade, através dos amigos e professores, e se estender pelo tempo da carreira profissional.

Cultivando relacionamentos profissionais sérios, a rede de contatos será sempre aumentada, inclusive podendo ocorrer de forma espontânea, quando outras pessoas virão procura-lo pela indicação de outros profissionais.

Pense no seu networking como o maior capital para sua carreira. Criando um capital valioso através de seus contatos, você terá condições de obter resultados positivos desde a faculdade, fazendo com que cresçam pelo resto da vida.

Gostou das dicas? Conheça o Jurídico Certo e veja como é simples se tornar um Correspondente Jurídico e construir um grande networking.

logo jurídico certo

Avatar

Autor: Lucas Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *