Calendário OAB 2018: O que fazer a partir de agora?

Calendário OAB 2018: O que fazer a partir de agora?

No último dia 2 de janeiro, o Conselho Federal da OAB publicou o calendário oficial do Exame de Ordem para 2018. Nossas previsões (feitas em meados de agosto) acabaram se confirmando com a publicação oficial.

Essa previsão, através de um calendário extraoficial, serviu para que muita gente já se organizasse de como e quando iniciaria seus estudos para este ano. Com as datas confirmadasagora não há mais dúvidas sobre a preparação. É hora de agir. 

Mas o que fazer a partir de agora?

Nós temos 4 pontos para orientar você nessa caminhada. 

1. Saiba quando poderá fazer as provas

Essa é uma das perguntas mais frequentes em relação à divulgação das datas. Agora, a OAB avalia apenas o fechamento do semestre. Assim, baseado nas informações de 2017, quem irá fazer os XXV e XXVI Exames precisará estar matriculado no 9º ou 10º semestre até o dia 30 de junho (último dia do 1º semestre). Já quem irá prestar o XXVII Exame, precisará cumprir esta regra até o dia 31 de dezembro (último dia do 2º semestre).

2. Selecione um bom material didático

Superada a questão anterior, o negócio é reunir o material que será utilizado para preparação para o Exame. Deixe de lado cadernos e apostilas, porque a “parada” agora é muito séria!

Ter em mãos um vade mecum bem atualizado é conditio sine qua non para estudar o texto da lei, já que a maioria das respostas na 1ª fase estão em nosso emaranhado legislativo.

Livros doutrinários também são indispensáveis, desde que sejam especializados para OAB. Neste mercado, há o OAB Esquematizado® do professor Pedro Lenza e toda a equipe de professores da plataforma Saraiva Aprova.

Livros só de questões comentadas também complementam a preparação, bem como aqueles que trabalham o emocional e tudo o que envolva os estudos, como técnicas, métodos, etc. Indicamos o livro Poder da Aprovação: Coaching + Mentoring para OAB e Concursos da Editora Saraiva.


Saiba quais os melhores livros ao estudar para a OAB.


3. Escolha um curso preparatório

Para quem irá estudar através de um curso preparatório, avalie bem as condições, qualidades e diferenciais das suas opções. Não preciso repetir que o barato pode sair caro, especialmente, quando se trata gastar tempo com esforços e resultados frustrados.

Veja o tempo que o preparatório oferece para estudar (duração de acesso), quantas vezes pode visualizar o conteúdo (o número de acessos), a equipe de professores (especialmente, se tem ou não publicações, experiência e titulação), a tecnologia empregada na plataforma, a qualidade das gravações, atualização de conteúdo e os diferenciais (como oferecer ajuda de coach, blog, tempo de duração de cada aula, simulados, questões, material didático, seguro para eventual reprovação, etc.).


Saiba como escolher o curso preparatório da OAB ideal para você.


4. Defina seu próximos passos

Abrir a última prova aplicada, a XXIV Exame, e resolvê-la. Caso você tenha realizado, repita ela, observando os erros e acertos. O engenheiro que constrói uma estrada precisa antes verificar o terreno onde ela ficará. Para estudar é a mesma coisa: conhecer os desafios, as dificuldades e facilidades. Investir nas dificuldades e manter as facilidades é a ordem! Se o resultado lhe mostrar, por exemplo, que Direito Constitucional os acertos foram baixos, esta disciplina precisará estar no quadrante das preocupações e é dele que você partirá os estudos.

Criar um cronograma para a OAB também é essencial. Sem organização, não terá como agir de forma a estabelecer metas. Assim, programe-se até o dia da prova, com uma agenda possível semanal. E caso você falhe algum dos seus compromissos com os estudos, não deixe para trás: inclua na próxima semana.

Se você tiver dúvidas que o diagnóstico sobre as disciplinas não condiz com a sua verdade, faça mais outra prova e tire suas conclusões. Importante é fazer uma autoanálise das suas condições antes de começar os estudos, descobrir as fragilidades faz parte do processo de aprendizado.


Esse texto foi escrito pelo professor e coach da Saraiva Aprova, Marcelo Hugo da Rocha

Avatar

Autor:

2 comentários em “Calendário OAB 2018: O que fazer a partir de agora?”

  1. Olá, pretendo prestar o Exame da Ordem XXVII que ocorrerá final de 2018 e começo e 2019, acontece que eu entrarei no 9° no começo de 2019, posso prestar esse ou não? Estou perdida.
    Obrigada desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *