Categorias: Exame da OAB

Calculadora de Custos OAB! O que é e como funciona?

O exame da OAB não machuca só o seu coração

Você tem medo da prova da OAB? Acha que é normal fazer o exame mais de uma vez? Reprovou algumas vezes, mas não tem noção do tamanho do prejuízo que isso representa? Esse texto é para você! Criamos uma ferramenta que te ajuda a encontrar valor no exame!

A dor no bolso

Nós, do Saraiva Aprova, sabemos o quão difícil é para você, estudante de Direito, conciliar sua vida e a preocupação com a OAB. Pensando nisso, a nossa equipe desenvolveu, através de uma fórmula matemática, uma ferramenta capaz de estimar o custos de uma reprovação no Exame da Ordem. Com essa ferramenta, somos capazes de te mostrar, em números, os prejuízos de cada reprovação.

A reprovação e o Custo de Oportunidade

A fórmula utiliza de elementos considerados essenciais na preparação para o exame, tais como vade mecum atualizado, inscrição e tempo de estudo. A ferramenta calcula, também, o custo de oportunidade advindo da reprovação.

O custo de oportunidade é o termo por economistas para explicitar  o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, gerado pela renúncia do ente econômico, e os benefícios que seriam obtidos a partir perda desta oportunidade. Ou seja, a oportunidade renunciada é a condição de advogado em virtude da continuidade do status de bacharel. Um bacharel em Direito possui mais dificuldade em conseguir um emprego, é afetado por custos sociais e, quando consegue um emprego, tende a receber menos do que o advogado. Este é, portanto, o custo de oportunidade de uma reprovação no exame da Ordem.

A ferramenta tem o objetivo de explicitar ao bacharel em Direito a importância de se programar e alocar recursos na aprovação da ordem, ao mostrar, em números, um valor personalizado para cada estudante, explicitando o seu custo de oportunidade e respeitando as diferenças entre cada candidato.

Otimismo x Pessimismo

A calculadora de custos da OAB te fornecerá números que podem ser interpretados de duas formas: o dinheiro que você perde por reprovação ou o dinheiro que você ganhará no mesmo período de tempo ao ser aprovado no Exame da Ordem. Ou seja: motive-se a partir disso e tenha em mente o que ainda está por vir quando você conseguir a sua aprovação! Sempre em frente porque a carteirinha te espera.

Daniela Greco

Ver comentários

Posts Recentes

Repescagem OAB: tudo que você precisa saber sobre essa regra!

❗ Vai fazer a repescagem? A Fundação Getúlio Vargas (FGV), acabou de publicar o Edital de Reaproveitamento da 1ª fase do…

14 horas atrás

Maratona OAB: 8 dicas para aproveitar as revisões do Saraiva Aprova

Se você está lendo esse artigo, provavelmente já está inscrito na Maratona OAB Saraiva Aprova ou tem interesse em nosso…

2 dias atrás

Honorários advocatícios: o que você precisa saber para passar na OAB!

Hoje vamos tratar de um dos assuntos que caem com maior frequência nas provas da OAB: os honorários advocatícios. O…

5 dias atrás

Cronograma de estudos OAB: veja como montar um e conquistar sua aprovação!

Contar com um cronograma de estudos é quase uma obrigação para o estudante ou o bacharel em Direito que vai…

6 dias atrás

Lei do terrorismo: o que é e como ela pode ser cobrada na OAB

A Lei nº 13.260, que disciplina o terrorismo no ordenamento jurídico brasileiro, foi publicada em 16 de março de 2016.…

7 dias atrás

Como estudar para OAB em 30 dias: veja o que fazer para ir bem no exame

O embarque, para muitos, aconteceu há outros trinta dias e, quanto mais próximo o destino, maior a velocidade - e…

2 semanas atrás