Aumente seu rendimento nos estudos para a prova da OAB em 7 passos

capa Aumente seu rendimento nos estudos para a prova da OAB em 7 passos

Aumente seu rendimento nos estudos para a prova da OAB em 7 passos

Para obter um excelente desempenho nos estudos e ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o mais importante é ter uma preparação de qualidade. Para isso, não basta apenas se dedicar para fazer uma boa prova. É necessário, também, que haja um planejamento que favoreça a assimilação de conteúdo.

No Exame da Ordem, somente são aprovados os que acertam, no mínimo, 50% das questões da primeira fase, composta por questões de múltipla escolha que abrangem diversos segmentos do Direito. Na segunda etapa, é necessário elaborar uma peça profissional e responder a perguntas discursivas. Para passar, a nota deve ser igual ou superior a 6.

Em virtude do grande volume de matérias, os estudos para a prova da OAB devem apresentar um alto rendimento. Por isso, vamos apresentar 7 passos que o ajudarão a conquistar um ótimo resultado. Confira!

1. Pense na qualidade de vida em primeiro lugar

A capacidade de superar os próprios limites faz parte da vida de muitas pessoas que conseguem o sucesso. Contudo, a recomendação é ter bom senso na hora de estudar. Prejudicar a qualidade do sono não é a melhor alternativa para ser aprovado no exame da OAB. Portanto, procure dormir pelo menos oito horas diariamente e praticar exercícios físicos três vezes por semana.

Além disso, destine parte do seu tempo para sair com a família e os amigos. Nos momentos de lazer, não exagere na bebida e na comida. Outra boa medida é adotar uma alimentação saudável, que ajude o candidato a ficar mais disposto no cotidiano.

Caso não esteja acostumado, evite estudar de madrugada. Com a mente e o corpo cansados, a dificuldade de concentração é bem maior, prejudicando a capacidade de compreender as informações de cada matéria.

2. Mantenha a organização

Ter foco é primordial para qualquer candidato. Ficar horas estudando e pensando em outras situações do cotidiano acaba sendo um desperdício de tempo. Por isso, deixe o seu local de estudo sempre bem organizado e limpo. Vários objetos espalhados fazem com que o candidato tenha dificuldades de concentração, o que atrapalha o planejamento estipulado e o rendimento.

Uma iniciativa importante é criar um calendário de estudos. Essa ação ajuda a aproveitar o tempo disponível. É bem melhor acordar já sabendo a disciplina que você vai estudar. Caso comece o dia tendo que fazer essa escolha, vai acabar desperdiçando minutos preciosos de estudo, os quais podem fazer a diferença na sua performance durante a prova.

3. Utilize várias alternativas de estudo

Com certeza, ler a matéria e marcar os pontos mais importantes contribuem para assimilar o conteúdo. Mesmo assim, a recomendação é utilizar outras formas de aprendizado. Uma delas é fazer um resumo dos principais tópicos de cada disciplina. Essa atividade ajuda a reter e a compreender melhor as informações.

Outra medida interessante é assistir a vídeos disponibilizados em cursos online ou em canais no YouTube. Se o candidato passa bastante tempo no transporte coletivo, pode usar o smartphone para estudar as disciplinas e aproveitar os momentos disponíveis para fazer uma boa preparação.

Também é indicado participar de fóruns na internet relacionados com o exame da OAB. Neles, é possível tirar dúvidas, compartilhar o conhecimento e ter indicações de livros que podem ajudar você a ter um excelente desempenho na prova.

É aconselhado que se faça vários exercícios de cada matéria. Dessa forma, o candidato identifica os itens em que apresenta maior dificuldade, possibilitando ter um estudo mais qualificado.

4. Faça intervalos para ter um bom desempenho nos estudos

Um bom cronograma contribui bastante para escolher os melhores momentos de se preparar para a prova da OAB. Porém, é essencial ter prudência para aproveitar o tempo disponível de maneira produtiva. Para fazer isso, o ideal é adotar intervalos durante a jornada de estudos.

Durante os seus estudos, você pode descobrir a melhor maneira de administrar seu tempo. Há pessoas que gostam, por exemplo, de estudar durante 30 minutos com bastante intensidade e descansar outros 10. Já outras acham interessante ficar 50 minutos estudando e fazer uma pausa de 15. Isso vai depender da sua rotina e de quanto tempo você acha que consegue se manter concentrado.

Nos intervalos, procure fazer alongamentos, beber água e comer alguma fruta. Assim, estará mais disposto e concentrado para retomar as atividades. Lembre-se de que o corpo e a mente precisam estar em harmonia para os conteúdos serem assimilados corretamente.

5. Revise o conteúdo

Imagine que você está fazendo um curso preparatório online e estudou uma disciplina, na qual tem mais dificuldades em comparação com as outras. O candidato deve tentar fazer, no mesmo dia, a revisão do conteúdo abordado durante a aula. Essa medida vai colaborar para você assimilar as informações de maneira mais rápida.

Outra opção semelhante para melhorar a performance nos estudos é revisar os exercícios feitos durante a preparação. Procure dar bastante atenção às questões mais difíceis, porque elas ajudam a aumentar o nível de conhecimento das disciplinas, o que é um diferencial muito relevante na hora do exame.

6. Fuja dos aparelhos eletrônicos

Esqueça o smartphone e fique envolvido totalmente com os estudos. Verificar o que os amigos estão postando no WhatsApp e no Facebook é uma grande tentação. Mas, se você deseja um excelente resultado na prova da OAB, precisa abrir mão das diversões proporcionadas pela tecnologia.

Também não é indicado estudar com a televisão ou o rádio ligados. Qualquer distração pode tirar a sua concentração e prejudicar o rendimento. Para os que gostam de games, é melhor deixar a diversão de lado durante os estudos, porque o candidato precisa ter foco nas matérias.

7. Escolha os momentos certos para estudar sozinho ou em grupo

Contar com a presença de amigos para deixar o estudo mais animado nem sempre é a melhor opção. Porque o desempenho pode ser afetado com as conversas sobre assuntos que não têm relação com a prova.

Se houver uma boa parceria com os amigos para tirar dúvidas e fazer exercícios com seriedade, valerá a pena estudar em grupo. A troca de ideias e o compartilhamento de informações ajudam a obter mais conhecimento e confiança para alcançar uma boa performance.

E você, gostou das nossas dicas? Se você possui alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência sobre como aumentar o desempenho nos estudos, deixe um comentário aqui!

Avatar

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *