Aprendizagem personalizada: o que é e quais os benefícios?

Estudante em uma biblioteca

Há algum tempo o setor educacional já reconhece que o ensino tradicional não é capaz de suprir as necessidades individuais de aprendizado. Esse fato se torna ainda mais evidente quando o conteúdo se destina a adultos, especialmente quando é necessário absorver assuntos complexos como os da área do Direito. Diante desse quadro, a aprendizagem personalizada surge como uma alternativa eficaz.

Você já conhece essa abordagem? Sabe como um programa de estudos individualizado pode ajudá-lo a reter conteúdos com mais facilidade, passar no Exame da OAB e alcançar seus objetivos profissionais? É sobre este tema que vamos conversar neste post. Acompanhe!

O que é aprendizagem personalizada?

Trata-se de uma tendência pedagógica que tem se fortalecido nos últimos anos, tanto no Brasil como no mundo. Segundo ela, as estratégias pedagógicas não devem seguir uma orientação padronizada, mas promover o desenvolvimento dos estudantes de forma individualizada.

A teoria parte da compreensão de que os alunos não são uma massa uniforme. Devido a características, talentos, limitações, conhecimentos prévios e interesses, cada indivíduo aprende de uma maneira diferente e, principalmente, em um ritmo próprio.

Esse conceito se torna ainda mais relevante quando falamos de adultos. Com autonomia desenvolvida e melhor capacidade de organização, eles são plenamente capazes de estabelecer um ritmo de estudo que se encaixe na própria rotina e de acordo com a sua motivação individual.

Para o adulto, o ensino personalizado é uma alternativa ainda mais interessante, pois ele já desenvolveu todas as características necessárias para alcançar sucesso nessa proposta:

  • está consciente de suas necessidades, o que desperta o desejo de aprender;
  • busca a aprendizagem para garantir oportunidades de sucesso, e portanto tem motivação;
  • possui uma agenda semanal que já contempla horários de trabalho, atividades pessoais e pode dispor de tempo para estudo, o que significa que tem capacidade de organização;
  • já consegue identificar seus progressos e dificuldades e tem as ferramentas para solucioná-las, ou seja, tem autonomia.

Portanto, a personalização do ensino é uma excelente alternativa para quem deseja realizar um curso na modalidade EAD, seja ele de graduação, pós-graduação ou preparatório para exames e concursos.

Na Saraiva Aprova, que utiliza essa metodologia, um candidato motivado pode acelerar a sua preparação para o Exame da Ordem e garantir o seu acesso ao mercado de trabalho de forma ágil e eficiente.

Quais são os benefícios da aprendizagem personalizada?

1. Otimização da jornada de aprendizagem

O primeiro ponto que merece destaque é o fato de que o ensino personalizado se inicia com um diagnóstico individual capaz de identificar os conteúdos nos quais o candidato tem maior facilidade ou dificuldade.

A partir dessa informação, o software cria uma trilha personalizada que prioriza a aprendizagem dos conteúdos nos quais o candidato tem maior dificuldade, potencializando suas chances de sucesso.

Portanto, a utilização de uma diversidade de materiais oferecidos pelo Saraiva Aprova — videoaulas, doutrina teórica, material de estudo em PDF, livro editado pelos professores — é otimizada, pois a ordem e a indicação dos temas são adequadas ao perfil e às principais necessidades do candidato.

2. Adaptação à rotina do candidato

Com plataformas 100% online, o candidato não precisa alterar sua rotina para assistir aulas em um horário fixo ou se deslocar até a instituição de ensino para fazer o curso. Aliás, essa é outra grande vantagem: o tempo que seria perdido em um meio de transporte pode ser utilizado para estudo, acelerando a preparação.

Portanto, o cronograma de estudos é estabelecido pelo candidato, de acordo com a sua rotina. Ele pode assistir às videoaulas enquanto se desloca para o trabalho, aproveitar o horário do almoço para rever conceitos, praticar através de exercícios ou ainda garantir uma revisão extra nos fins de semana e feriados.

3. Possibilidade de acelerar o programa de estudos

Talvez essa seja a principal vantagem de um programa individualizado. O candidato não precisa permanecer em tópicos que já domina só para acompanhar o ritmo da turma. O ensino individualizado permite dar menos ênfase a essas etapas e focar em suas reais necessidades de aprendizado.

No caso do Saraiva Aprova, o candidato não precisa nem mesmo se preocupar em identificar os pontos que merecem maior atenção. O diagnóstico realizado ao iniciar cada disciplina já avalia esses aspectos, e a plataforma identifica automaticamente o melhor caminho de estudos.

4. Oportunidade de progredir de acordo com o ritmo pessoal

Da mesma forma que a aceleração é possível, o ensino personalizado permite também que o candidato se detenha por mais tempo em suas dificuldades. Por exemplo, se ele ficar com dúvidas, vai poder assistir às aulas novamente e rever os conceitos necessários para a assimilação dos pontos que não ficaram totalmente claros.

5. Maior engajamento dos estudantes

Se existe uma característica que não combina com a personalização da aprendizagem, é a passividade. Esse modelo promove o envolvimento do candidato com o conteúdo, o que possibilita que candidato exerça um papel ativo na construção do próprio conhecimento.

Por esse motivo, essa proposta permite que, graças à internet e à tecnologia, o aprendiz utilize sites, plataformas e grupos para a troca de informações, facilitando a assimilação de conceitos e sua aplicação.

6. Adaptação contínua às necessidades dos candidatos

A adaptação às necessidades dos candidatos não se trata apenas de definir uma trajetória de aprendizagem e utilizá-la até o final do curso. O desempenho do candidato é analisado pelos mecanismos de inteligência que compõem a plataforma, fazendo com que ela identifique as lacunas em seu conhecimento.

O funcionamento é determinado por algoritmos sofisticados como aqueles utilizados pelos mecanismos de busca ou e-commerces do meio virtual. Cada interação revela à plataforma quais são as necessidades, progressos e dificuldades de cada estudante.

Dessa forma, a interação gera um processo de ajustes contínuos, que redirecionam permanentemente o programa de estudos para complementar essas lacunas e garantir o domínio amplo do conteúdo.

Entendeu quais são as vantagens da aprendizagem personalizada? Então, que tal procurar um curso preparatório que entenda as necessidades do aluno e o oriente da melhor forma possível?

Ficou animado? Então, entre em contato com a Saraiva Aprova e descubra como se preparar de forma eficiente para o Exame da Ordem, no conforto de sua casa e no seu próprio tempo. Experimente agora mesmo!

Avatar

Autor: Lucas Fernandes

4 comentários em “Aprendizagem personalizada: o que é e quais os benefícios?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *