A importância do coaching na preparação para o Exame da OAB

Talvez você já deve ter se deparado com a expressão ou palavra “coaching”. E, provavelmente, você percebeu que ela está vinculada também com preparação, seja para concurso, seja para o Exame da OAB. Mas afinal, o que é coaching e porque tem tantos concurseiros e examinandos aderindo a ela?

De acordo com o conceito de Erika Gisele Lotz e Lorena Carmen Gramms, coaching é “um processo que estimula reflexões para potencializar o desempenho e o aprendizado de um indivíduo, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional” (in Coaching e Mentoring, Editora Intersaberes, 2014, p. 17). Sinteticamente, em qualquer conceito retirado da doutrina vamos encontrar “processo” nas suas razões. De fato, coaching é avanço, movimento. Começamos num ponto de partida para uma direção que se deseja alcançar.

Diferentemente, do que se possa considerar coach como técnico ou treinador, onde as ações ou ordens são comandadas por ele, a relação no coaching é diferente. De um lado o coach, cuja origem mais correta é o cocheiro que levava o seu passageiro na carruagem de um ponto a outro. Portanto, ele não dá ordens ou lições, muito menos conselhos, apenas transporta o coachee (cliente) na sua jornada ou trajetória. No processo verdadeiro de coaching, o coach formula reflexões através de perguntas para o coachee responder e a partir das suas respostas guiar, sucessivamente, até alcançar o destino. Não é “guru”, muito menos psicólogo, apesar de muitos estarem se especializando em coaching.

Então, como aplicamos na preparação para OAB?

É importante, antes de mais nada, internalizar que toda preparação de sucesso deve observar dois lados, o lado pedagógico e o lado psicológico. É a minha “teoria da moeda”. Estes dois lados são inseparáveis para que a moeda tenha valor. A moeda é a sua preparação e o valor é o seu objetivo, ou seja, a aprovação.

00Minha larga experiência diz que os examinandos não se fazem as perguntas corretas ou quando fazem, a resposta está tão próxima que só posso concluir que há uma “cegueira” psicológica. Pois bem, com as perguntas certas é possível levar qualquer um à aprovação. E é isso que fazemos no módulo de coaching da plataforma Saraiva Aprova.

Questionamos muitas coisas que força a autorreflexão não só de quanto e como você está estudando, mas também de questões sobre concentração, ansiedade, pressões internas e externas, enfim, “provocamos” sua inteligência a enfrentar perguntas que nunca sairiam do plano virtual para a sua realidade. Esta é a ideia do coaching educacional: posicionar onde você está e levar o seu aprendizado até o resultado esperado.

– Mas professor, tenho muitas dúvidas de preparação, como solucionar isso se o coaching, se bem entendi, é “quem” faz as perguntas?

O processo pode ficar mais completo e trazer resultados mais rápidos com a combinação do coaching e o mentoring (ou mentoria). A mentoria também é um processo, mas de um mentor com um pupilo. O mentor é quem detém o know-how sobre o assunto, portanto, no mínimo deve ter expertise sobre o que envolve a caminhada. Ao contrário, o coach detém apenas o conhecimento das ferramentas de coaching. Já o mentor é quem responderá às dúvidas do seu pupilo. Assim, se o aluno tem dúvidas de como se preparar, das técnicas e métodos, planejamento e deseja dicas sobre os estudos, o mentoring resolverá durante a preparação.

– E professor, o que, realmente, a plataforma Saraiva Aprova oferece?

Justamente, a combinação das duas técnicas para aceleração de performance. Alguém que faça refletir e também ofereça apoio durante a preparação, desvendando o caminho e a trajetória até a aprovação, inclusive oferecendo recursos motivacionais para o equilíbrio dos lados pedagógico e psicológico. Não é, simplesmente, “workshop” muito menos apenas “dicas motivacionais”, vai muito além! Atualmente, somente a plataforma Saraiva Aprova oferece este ótimo benefício para Exame de Ordem. Há coaches específicos para OAB, que se investe à parte, mas preparatório apenas a Saraiva Aprova inclui na sua plataforma.

Sabe “aquele ponto que falta” para fechar a sua aprovação? O coaching e a mentoria irão entregar a você, pode acreditar!

Avatar

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *