7 benefícios adquiridos com o hábito de leitura que ajudam a passar na OAB

leitura-oab

Quando pensamos no treinamento para prestar uma prova da magnitude do exame da OAB, há uma tendência em se preocupar apenas com as disciplinas específicas e em procurar pelos métodos mais eficientes de aprendizagem e fixação dos conteúdos. Porém, um detalhe importante muitas vezes acaba sendo desvalorizado: o hábito de leitura.

Como o Direito é uma área que depende essencialmente da leitura, os candidatos focam bastante nessa obrigação e muitas vezes deixam de experimentar os benefícios que a leitura de outros tipos de materiais pode oferecer à performance.

Devido à relevância do assunto, no post de hoje listamos 7 aspectos positivos da leitura para a prova da OAB, ressaltando a importância de investir nesse hábito. Preparado para elevar os seus resultados? Então, acompanhe!

1. Compreensão textual

Compreender bem o que se está lendo é uma das peças-chave para ter um bom desempenho no Exame da Ordem. Muitas vezes, o candidato faz uma excelente preparação e tem o domínio dos temas, no entanto, é prejudicado por falhas na interpretação ou por não conseguir entender muito bem o que a questão pede.

Então, a maneira mais eficiente de se trabalhar tal competência é exatamente praticando a leitura. Não basta só focar na análise das matérias previstas no edital. É preciso saber resolver a prova da forma correta.

Procure intercalar os estudos com a leitura de materiais de entretenimento e para nutrição do intelecto. Assim, além de relaxar a mente, você também exercitará a compreensão de texto.

2. Desenvolvimento da concentração

O hábito de leitura influencia diretamente no poder de concentração, especialmente quando praticado em ambientes menos silenciosos e em locais públicos, como:

  • sala de espera de consultório;
  • saguão de aeroporto;
  • praças;
  • transportes públicos.

Diante de um conjunto de fatores que roubam a sua atenção, você acaba se esforçando mais para não perder o raciocínio — o que vai lhe ajudar não somente na fase de preparação, como também no dia da prova da OAB.

A dica, portanto, é aproveitar o “tempo morto”, ou seja, aquelas situações em que você está parado, aguardando alguma coisa, e otimizá-lo como momento para desfrutar de uma boa história.

3. Capacidade de síntese

Ao realizarmos a leitura de um livro, reportagem, ou qualquer tipo de informação, somos estimulados a extrair a mensagem principal do texto — qual foi o objetivo de comunicação do autor. E, durante esse processo, desenvolvemos naturalmente a nossa capacidade de sintetizar esses dados. E essa qualidade também é indispensável para provação na OAB.

Dessa forma, as suas estratégias de estudo, como anotações resumidas e criação de mapas mentais, podem ser criadas com mais agilidade e eficiência. Portanto, sempre valorize a oportunidade de ler e torne isso uma ação constante na sua rotina.

4. Habilidade para descrição

Outra curiosidade interessante acerca do hábito de leitura é o quanto ela nos dá a aptidão para descrever. Transmitir ideias ou expressar o conhecimento de forma bem-sucedida não é um talento para o qual já nascemos prontos. Ao contrário, trata-se de uma característica adquirida pela experiência, e precisamos ser treinados para isso.

E no que diz respeito ao Exame da Ordem, a capacidade de descrever é mais um ponto decisivo para o candidato que sonha com a aprovação. Todas as horas de esforço não serão suficientes se você não conseguir descrever os objetivos de determinada matéria, a finalidade da lei ao editar uma norma etc.

Aqui, mais uma vez a leitura aparece como forte aliada — é acompanhando o poder de descrição dos outros que nos moldamos para também efetuarmos essa ação com êxito.

5. Melhoria no uso do português

Um dos principais fatores que leva o ser humano a alcançar a excelência em determinada atividade é a experiência adquirida por meio da prática. Quanto mais nos dedicamos ao exercício de alguma coisa, a tendência é que melhor seja o nosso desempenho.

E esse raciocínio se enquadra muito bem em relação ao hábito de leitura e a memorização das regras da língua portuguesa. A medida em que estabelecemos maior contato com livros, jornais, revistas e outros materiais, nosso vocabulário evolui, reforçamos a grafia correta e conhecemos o sentido de novas palavras.

E o domínio da norma culta é um diferencial não apenas para os candidatos da prova da OAB, e sim para todos os profissionais.

6. Melhora da memória

A leitura é uma ótima forma de expandir a sua capacidade de memorização, e as obras literárias possibilitam esse exercício com muito mais leveza e diversão. Isso porque, ao ler uma história, você frequentemente será compelido a se lembrar dos nomes dos personagens, dos aspectos principais do enredo, dos lugares descritos etc,

Logo, com este hábito, o cérebro segue o mesmo procedimento para fixação dos conteúdos no momento de estudo. Por isso, é aconselhável separar uma parte do seu dia para se dedicar a uma leitura totalmente diferente das matérias que você estuda. Reserve pelo menos 30 minutos ou 1 hora para fazer isso diariamente e perceba os resultados.

7. Estimula o senso crítico

Por meio da leitura, o indivíduo tem acesso a uma gama de conteúdos além daqueles relacionados com a prova ou uma área específica de atuação. Isso proporciona às pessoas que têm contato frequente com os livros o acesso a uma bagagem cultural muito maior.

Os admiradores da leitura certamente possuem um leque de argumentos vasto para dialogar sobre qualquer assunto e naturalmente despertam maior interesse. Ler é um ótimo remédio para abrir a mente, conhecer novas perspectivas e aprender a respeitá-las.

Quem cultiva o hábito de leitura potencializa gradativamente a sua capacidade de entender, decifrar, refletir, sintetizar e transmitir conteúdos. E esses são fatores de extrema importância não somente para obter sucesso no Exame da Ordem, mas também para se tornar um profissional mais completo e preparado para agir diante das adversidades.

Gostou do post? Agora que você já conhece os benefícios que a leitura pode oferecer para o seu desempenho na prova da OAB e na vida profissional como um todo, não deixe de passar esse conhecimento adiante. Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *