6 exercícios para desestressar durante a preparação para a prova da OAB

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Em uma sociedade onde o ritmo de vida é cada vez mais acelerado, com grande sobrecarga de tarefas e cobrança por uma carreira profissional bem-sucedida, os nervos ficam inevitavelmente a flor da pele.

E para quem vai fazer a prova da OAB o cenário não é diferente, por isso é importante buscar alternativas, dicas para desestressar o quanto antes, e não deixar toda a tensão acumulada para o dia do exame.

Pensando nisso, separamos uma lista de atividades para inspirá-los a buscar uma qualidade de vida mais saudável e com menos estresse. Continue a leitura e confira!

Quais os benefícios da prática de atividade física no processo de preparação?

A rotina de preparação para a prova da OAB é bastante intensa, existe um volume muito grande de conteúdo a ser estudado, e à medida em que o dia do exame vai se aproximando, há uma tendência do nível de estresse dos candidatos se elevar; a última coisa que uma pessoa precisa neste momento, não é mesmo?

Mas contornar essa situação de pressão emocional é totalmente possível, e até simples de ser resolvido, por exemplo, com os exercícios físicos.

Nesse contexto, é importante ter em mente que, independente da modalidade escolhida, a atividade física é um meio de ganhar qualidade de vida como um todo, e isso inclui o alívio de emoções como o estresse.

Por isso, investir uma pequena parte do seu seu tempo vai propiciar benefícios como:

  • disposição e aumento da produtividade;
  • fortalecimento dos músculos;
  • condicionamento físico;
  • correção da postura;
  • diminuição de dores;
  • melhor circulação e funcionamento do corpo;
  • consciência corporal;
  • concentração;
  • controle emocional.

Quais as modalidades de exercícios indicadas?

1. Ioga

O Ioga consiste numa atividade baseada em uma filosofia milenar, cujo objetivo é desenvolver a consciência corporal, melhorar a flexibilidade e relaxar a mente do ser humano.

Sua prática é uma excelente solução para a saúde, e bastante poderosa para reduzir o estresse e a ansiedade. Isso porque  quando a pessoa está em um nível de agitação muito grande, um dos primeiros sintomas é o ritmo mais acelerado e ofegante na respiração, e o Ioga trabalha com técnicas de controle sobre a ação de respirar.

Assim, os treinos dessa atividade vão ajudar os candidatos a desenvolverem uma maior concentração, tanto para os estudos como para dia da prova.

Contribuindo também para correção postural e, com isso, a redução de dores nas costas ou pelo corpo. E não podemos deixar de mencionar seus benefícios para o melhor funcionamento do sistema digestivo.

2. Crossfit

O treino de crossfit é uma ótima medida de combate ao estresse. Ele tem um importante papel de tonificação muscular, mas seus efeitos proporcionam uma sensação de bem-estar no corpo.

Quem pratica esses exercícios com regularidade consegue perceber em maior evidência o bom funcionamento da sua saúde física e mental, devido a liberação de uma quantidade considerável dos hormônios do prazer — dopamina, serotonina, endorfina.

Então aos que procuram dicas para desestressar, vale a pena fazer uma tentativa com os crossfit, pois além do ganho com o equilíbrio psicológico, tem-se a oportunidade de trabalhar todos os grupos musculares, aumentando a sua capacidade de resistência.

3. Escalada

A escalada pode ser um exercício bem interessante para quem precisa relaxar, uma vez que combina a concentração do pensamento com a força muscular, mas tudo dentro do ritmo e condicionamento físico de cada pessoa.

Trata-se de uma atividade em que o indivíduo  precisa calcular antes de fazer cada movimento, e para tanto sua mente deve estar vazia, sem preocupações com os estudos ou qualquer outro contratempo.

Outra vantagem dessa prática é que ela permite um contato com a natureza, um ambiente tranquilo sem a agitação nos grandes centros urbanos, enfim, bastante propício para estimular um relaxamento.

4. Circo

As atividades circenses vêm ganhando popularidade entre pessoas que buscam uma forma diferente para se exercitar. E a prova disso é que algumas academias já oferecem nas suas grades de programação aulas típicas do circo, tais como:

  • cama elástica;
  • cordas;
  • tecidos;
  • trapézio.

Nesse cenário, além de se aperfeiçoar a coordenação motora, força física e consciência corporal, as técnicas do circo também aperfeiçoam o seu poder de concentração. Portanto é um momento que o candidato vai desligar a sua mente dos estudos e aprender a trabalhar o equilíbrio emocional.

5. Caminhada

A caminhada talvez seja o exercício que conta com o maior número de adeptos, e isso se justifica pelo seu caráter universal, ou seja, não há limitações de idade, condições físicas, e o que é ainda melhor, pode ser praticado sem nenhum custo.

É uma maneira bem simples de aliviar os estresses de uma rotina de estudos, fortalecer os músculos para potencializar a sua disposição e eliminar dores pelo corpo causadas pelo sedentarismo.

Ademais, quando existe a possibilidade de caminhar em lugares mais arborizados, sem poluição e barulho dos carros é bastante positivo para acalmar os pensamentos.

Mesmo com um cronograma apertado, é extremamente recomendado que a pessoa dedique ao menos 30 minutos do seu dia para o exercício. Isso será o suficiente para que o seu corpo liberar os hormônios necessários para o bom funcionamento da saúde.

6. Natação

A natação também é uma modalidade de esporte bastante indicada para eliminar a tensão. Apesar de ser um exercício de pouco impacto, o contato com a água provoca um desgaste de todas as energias ruins acumuladas.

Por se tratar de um esporte mais introspectivo, sem um volume grande de pessoas, esta também é uma bela oportunidade para treinar o seu poder de concentração, bem como estimular uma maior disposição física ao aluno.

As possibilidades de dicas para desestressar são muitas e atendem aos mais variados perfis de estudantes. O que não resta dúvidas é a eficiência do hábito de praticar atividade física no combate ao estresse. Muitas vezes o maior obstáculo de um candidato não é a falta de conhecimento para o Exame da Ordem, mas sim um fraco preparo psicológico. Então o quanto antes você começar a inserir os esportes na sua rotina, maiores as chances de ser bem-sucedido no dia do exame.

Gostou das nossas dicas? Alguma das atividades mencionadas se identifica com o seu perfil, ou você tem sugestões de outras modalidades? Compartilhe sua experiência conosco, deixe seu comentário!

2 comentários em “6 exercícios para desestressar durante a preparação para a prova da OAB”

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