6 dicas para se preparar para a prova aberta da OAB

Prova aberta da OAB

Se preparando para a prova aberta da OAB? Confira 6 dicas valiosas!

A maior parte dos candidatos não consegue a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Um dos motivos é que o foco da preparação fica muito direcionado para a primeira fase.

Sem dúvida, é muito importante ter um bom desempenho nas questões objetivas, mas a prova aberta da OAB também exige bastante estudo e atenção.

Isso porque ela é eliminatória e composta pela elaboração de uma peça profissional, que abrange uma das áreas do Direito, escolhida pelo candidato, e por quatro questões discursivas. O domínio do conteúdo é essencial para as respostas serem elaboradas da melhor forma possível.

Pensando nisso, vamos apresentar, neste post, algumas dicas valiosas para você fazer uma excelente segunda fase do exame da OAB. Não deixe de conferir:

1. Faça uma leitura atenta do edital

É fundamental verificar com atenção os tópicos do edital. Isso porque ele apresenta as informações necessárias para realizar a prova, como período para se inscrever, valor da inscrição, dados sobre como pedir a isenção do pagamento da taxa, entre outros itens.

Neste documento, ainda são mencionadas as áreas do Direito que serão exigidas na segunda fase, o que auxilia na preparação. O edital indica como obter informações sobre a data e o local do exame.

Nele, também está o tempo de duração dos testes. Esse dado é importante para o inscrito ter uma preparação mais adequada para a prova, porque poderá planejar o período que será destinado para responder cada questão.

2. Procure fazer um bom planejamento

O planejamento é primordial para o sucesso de qualquer candidato que almeja a aprovação no exame da OAB, e a preparação deve ser feita englobando todas as etapas da prova. De que maneira isso pode ser feito?

Uma boa resposta para essa pergunta é estudar para primeira etapa já pensando na segunda. Ao assimilar mais rápido o conteúdo da matéria escolhida para a última fase da OAB, o candidato vai poupar tempo e terá mais segurança para a elaboração da peça profissional.

Normalmente, a segunda etapa ocorre cerca de 60 dias após a aplicação das provas objetivas. Quanto mais informação você tiver compreendido das disciplinas na primeira etapa, maiores serão as suas chances de sucesso nos testes discursivos.

3. Não tenha medo de escrever

De acordo com especialistas, escrever à mão é uma iniciativa bastante válida para compreender o conteúdo das disciplinas. A recomendação é procurar fazer, pelo menos uma vez, o esqueleto de peças que podem ser cobradas na prova.

Não é necessário escrevê-la na íntegra, porque o conteúdo sempre varia com base na situação apresentada no exame. Ter uma base de apoio para a elaboração da peça é um grande passo para conseguir um excelente desempenho.

Em relação às demais questões discursivas, o candidato também não pode ter medo de praticar. Ou seja, escrever e reescrever são ações que devem ser priorizadas pelos que desejam passar na OAB.

Para evitar equívocos, a recomendação é simular as condições que serão exigidas na segunda etapa. Isso significa responder às questões no tempo destinado e fazê-las com caneta e praticamente sem erros de Português.

4. Invista em material atualizado para a prova aberta da OAB

Nem sempre é fácil adquirir apostilas e livros lançados recentemente por causa do alto custo. Contudo, é necessário fazer esse investimento caso queira se destacar nas provas da OAB e seguir carreira no segmento jurídico.

Com a intenção de testar o grau de conhecimento dos inscritos, a OAB costuma exigir dos candidatos as súmulas dos tribunais que foram publicadas num período próximo da data da publicação do edital. Por isso, é necessário estudar com códigos e livros atualizados.

Outra sugestão é revisar os tópicos considerados mais importantes. É muito difícil memorizar todo o programa a ser cobrado no exame. As revisões ajudam a assimilar o conteúdo e deixam o candidato mais tranquilo para responder às questões.

Logicamente, procure dar mais atenção aos itens que têm mais dúvida ou dificuldade de compreensão. Com certeza, uma boa preparação contribui bastante para um excelente desempenho.

5. Saiba como se comportar no dia da prova

Administrar o tempo é uma virtude muito importante para os que desejam fazer uma ótima segunda fase da OAB. A primeira sugestão para fazer isso com maestria é utilizar o rascunho somente para anotar o tipo de peça cabível e o fundamento necessário, elaborando um esqueleto da resposta.

Em seguida, aproveite os dados coletados para preencher devidamente a folha de correção. Se montar a peça inteira no rascunho, o candidato dificilmente vai terminar a prova no prazo estabelecido.

O ideal é destinar metade do tempo para fazer a peça profissional e o restante para as demais questões discursivas, em que a elaboração do esqueleto na folha de rascunho também é recomendada.

Outra medida importante é sempre manter a calma. Se estiver com a mente cansada, peça para ir ao banheiro ou beber água. O nervosismo pode prejudicar a compreensão do que está sendo pedido e a montagem de um texto claro e conciso para a resposta.

No dia da prova, evite acordar cedo demais para revisar o conteúdo cobrado. É melhor seguir a sua rotina normalmente. Quanto mais descansada estiver sua mente, mais concentrado você estará, o que contribui positivamente para um bom desempenho.

6. Entenda os procedimentos de correção da prova

Conhecer os procedimentos de correção é também muito importante para elaborar o recurso, quando o examinador se equivoca na análise de uma questão, pois é comum essa situação acontecer. Por isso, é válido estar atento aos aspectos abordados na correção.

Caso esse tipo de situação aconteça com você, monte um recurso bem fundamentado e com uma argumentação voltada apenas para o que deve ser analisado na questão. Evite, ao máximo, inserir termos que podem ofender o examinador, como irresponsável, despreparado, entre outros. Procure elaborar um texto numa linguagem formal que seja direto e sem erros de Português.

Para os que desejam fazer uma excelente prova aberta da OAB, uma boa medida é acompanhar as nossas dicas e novidades nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Cancelar

Avatar

Autor:

1 comentário em “6 dicas para se preparar para a prova aberta da OAB”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *