5 séries sobre Direito que você precisa acompanhar!

5-séries-sobre-Direito-que-você-precisa-acompanhar

Por mais que a vida dos estudantes de Direito seja difícil, principalmente daqueles que estão estudando para a OAB, é preciso encontrar um tempinho para descansar e relaxar. Nesses momentos, não há nada melhor do que sentar em frente à TV e assistir aos seus programas favoritos, não é mesmo?

Mas você sabia que é possível unir o útil ao agradável? Existem diversas séries sobre Direito que, além de entreter, podem ensinar lições valiosas para a profissão de advogado.

Vale lembrar, porém, que a maioria desses programas são norte-americanos e, por isso, não correspondem perfeitamente à nossa realidade. Ainda assim, apresentam temas que os estudantes de Direito vão adorar.

E então, quer conhecer as melhores séries jurídicas atuais? Continue a leitura e confira a lista que preparamos para você!

1. Making a Murderer

Vamos começar com uma série obrigatória a todos os estudantes de Direito e, sem sombra de dúvidas, a mais importante da lista, principalmente para quem gosta de Direito Penal!

Making a Murderer, ao contrário das demais séries que serão mencionadas adiante, não é uma narrativa fictícia ou romanceada.

Trata-se de um documentário dividido em episódios que apresenta a história real de Steven Avery, um homem que ficou preso por 18 anos após ser condenado por um crime de estupro que não cometeu. Depois de finalmente ter sua inocência comprovada, ele é novamente acusado por um crime de homicídio e, então, enfrenta um novo pesadelo.

O documentário faz o incrível trabalho de analisar e questionar todos os elementos do crime cometido por Avery, demonstrando o quanto o sistema judiciário americano (o exemplo também serve para o nosso país) pode ser corrupto e orgulhoso, chegando ao ponto de preferir a fabricação de provas e condenação de um inocente em vez de admitir erros e procurar por outros suspeitos.

A série é obrigatória por deixar evidente o quanto o princípio do in dubio pro reo, que prega a inocência do réu caso haja qualquer dúvida pertinente em relação à sua culpa, é essencial à aplicação da justiça. É interessante observar também o quanto a mídia e o julgamento precipitado influenciam o sistema judiciário como um todo.

A série original da Netflix tem apenas uma temporada com 10 episódios de uma hora de duração cada e é ideal para assistir durante as pausas do estudo. A indignação com a realidade apresentada ali vai fazer com que você fique cada vez mais motivado a se tornar um advogado e trabalhar para melhorar o sistema.

2. American Crime Story

Seguindo uma linha parecida com a anterior, a primeira temporada de American Crime Story narra uma história verídica: o julgamento de O.J. Simpson, um ex-jogador de futebol americano acusado de ter matado sua ex-esposa e um amigo dela.

Apesar de ser uma série dramática, e não documental, ela conseguiu representar fielmente as dificuldades enfrentadas por Marcia Clark, a promotora de justiça responsável pelo caso, ao acusar um ícone do esporte e da cultura negra.

O mais interessante aqui é observar o quanto os advogados e as partes de um processo usam diversas artimanhas — desde questões políticas e raciais até ataques pessoais à acusação — para alcançarem os resultados desejados, independentemente de serem certos ou errados. A série também deixa claro a influência da mídia em julgamentos com forte apelo popular.

Assim como a anterior, American Crime Story possui apenas uma temporada com 10 episódios. Apesar de a série ainda estar em andamento, suas temporadas são independentes, ou seja, as próximas serão focadas em outros casos.

3. How to Get Away With Murder

Produzida por Shonda Rhimes e estrelada por Viola Davis How to Get Away With Murder conta a história de um grupo de estudantes de Direito que, na tentativa de impressionar sua professora, uma famosa advogada criminal, começam a trabalhar como estagiários em seu escritório e logo se veem envolvidos em um misterioso caso de assassinato.

O ponto forte da série, talvez a mais famosa da atualidade que fale do mundo legal, é o aprofundamento no ponto de vista da defesa no processo criminal. O espectador se envolve diretamente com os métodos utilizados pela advogada em seus casos e com as reviravoltas da trama.

Ela é interessante também pela visão mais acadêmica sobre o sistema jurídico — que, apesar de ser diferente do nosso, apresenta lições e questionamentos morais de grande utilidade para todo advogado. Atualmente, a série está na sua quarta temporada, cada uma com 15 episódios de 45 minutos de duração.

4. The Good Wife

Essa série conta a história de Alicia Florrick, uma advogada que volta a exercer sua profissão depois de seu marido ser preso por estar envolvido em diversos escândalos sexuais e políticos. Ela precisa, então, lidar com todas as dificuldades da atividade jurídica, além de conciliar o trabalho com o cuidado dos seus dois filhos e a vida doméstica.

The Good Wife se diferencia das outras séries do gênero por apresentar as dificuldades enfrentadas por uma mulher ao voltar a trabalhar depois de anos como dona de casa.

A série aborda não apenas o machismo que a protagonista enfrenta, mas também os desafios de lidar com a carreira depois de estar mais velha, tendo que competir com a ambição de diversos colegas mais jovens.

A série foi encerrada em 2016, após sua sétima temporada. São 156 episódios no total, cada um com 45 minutos de duração.

5. Suits

Enquanto a maioria das séries sobre Direito enfatiza casos criminais e julgamentos de tribunal do júri, Suitsse diferencia, pois seu foco principal é mostrar o dia a dia de diversos advogados em um escritório que defende interesses corporativos.

A série conta a história de Mike Ross, um jovem com memória fotográfica que abandonou a faculdade de Direito, mas, mesmo assim, consegue convencer Harvey Specter, um dos melhores advogados de Manhattan, a lhe oferecer uma vaga de emprego no escritório em que trabalha.

Suits é provavelmente a melhor série para exemplificar o funcionamento de um escritório de advocacia. Os dramas pessoais de cada personagem deixam claro quais são as dificuldades e prazeres de quem trabalha nessa profissão e como é importante a parceria e a liderança na organização de um escritório.

Além disso, ela também consegue apresentar um ponto de vista diferente da profissão, mostrando que não é só de casos criminais que vive o advogado. As situações vividas pelas personagens perpassam por diversos dilemas morais e profissionais que quase todo profissional da área terá que enfrentar algum dia.

Atualmente, a série está na sua sétima temporada, cada uma com cerca de 16 episódios de 45 minutos de duração. É indispensável não apenas para estudantes de Direito mas também para qualquer pessoa que se interesse pelo universo jurídico ou pelo mundo dos negócios.

Com isso, terminamos a nossa lista. Todas as séries sobre Direito que mencionamos aqui estão disponíveis na Netflix, então, aproveite para assisti-las durante seus momentos de descanso. Apenas não esqueça que, apesar de a ficção muitas vezes se basear na realidade, nem tudo funciona como mostra a televisão!

E aí, gostou das nossas sugestões? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que todos o seus amigos também possam aproveitar essas séries incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *