Na questão sobre a venda do empreendimento imobiliário que acabou sendo frustrada no ato da entrega, seja em razão do atraso de dois anos nessa, seja por conta da ausência da entrega da área comum de lazer do condomínio, o examinador exigiu do aluno conhecimento de três grandes temas do CDC: práticas comerciais, proteção contratual e da defesa do consumidor em juízo.

Muito embora seja mais adequado conduzir questões como esta pela tutela coletiva, o consumidor prejudicado poderia individualmente pleitear a reparação dos danos sofridos. Dessa forma e considerando as demais informações trazidas nas alternativas, o candidato teria duas possibilidade de respostas corretas (A e B), contudo, a redação da B é assertiva ao afirmar que não houve publicidade enganosa no caso sob exame, o que é incorreto, então a alternativa correta seria a A, por meio da qual os consumidores prejudicados poderiam postular individual ou coletivamente em razão da ausência da entrega das áreas comuns do empreendimento constante da publicidade feita (folder).

Com relação à questão da morte do cavalo de Dora ocorrida na Hípica X, após ter sido submetido a procedimentos estéticos que lhe causaram estresse, mas verdadeiramente em razão de doença cardíaca pré-existente de conhecimento de Dora, fica evidente que o serviço prestado oferecia a segurança que dele legitimamente se esperava, tanto que todas as condições de fruição e os riscos foram informados para a consumidora. Dessa forma, a alternativa que se apresenta correta é a A.