11 ideias fora da caixa para estudar para a OAB

ideias-estudo-oab

Um dos maiores desafios ao estudar para a OAB é a famosa decoreba. Afinal, é quase impossível memorizar um conteúdo tão extenso, não é?

Mas e se nós disséssemos para você que há algumas técnicas de estudos supereficazes que fogem da decoreba?

No post de hoje, separamos 11 ideias fora da caixa para quem quer inovar nos seus estudos para o Exame da Ordem. Confira!

1. Pratique a autoexplicação

A autoexplicação, além de ajudar na fixação do conteúdo estudado, é uma ótima maneira de sair da mesmice de ficar horas apenas lendo livros.

Para colocar essa dica em prática, é bem fácil: quando terminar de ler um dos pontos da matéria, basta tentar explicá-la para si mesmo, usando as suas próprias palavras.

Você ainda pode aproveitar a oportunidade para analisar se compreendeu bem o que estudou ou se ainda precisa de algumas horinhas de estudo sobre o tema.

2. Faça marcações inteligentes no Vade Mecum

O Vade Mecum será um dos seus maiores aliados durante os estudos para a OAB. Tanto na primeira quanto na segunda fase, é preciso ter bastante intimidade com os Códigos para saber consultá-lo de forma eficiente e rápida.

Por isso, uma maneira de tornar os seus estudos mais interessantes é experimentar fazer marcações inteligentes no seu Vade Mecum. Use e abuse dos lápis ou marcadores de textos coloridos e faça remissões entre artigos sobre o mesmo assunto.

Desse jeito, será mais fácil encontrar todas as respostas que você procura rapidamente.

3. Crie mapas mentais ao estudar para a OAB

Outra maneira de sair um pouco da decoreba dos livros é elaborar os seus próprios mapas mentais. Eles funcionam bem porque usam a memória visual para melhorar o aprendizado.

Funciona da seguinte maneira: no centro de uma folha de papel, escreva o tema de sua preferência. A partir desse centro, faça ramificações com os temas relacionados ao assunto.

Um exemplo? O tema central pode ser “Classificações da Constituição”, e os ramos, cada uma das classificações: quanto à forma, quanto à origem, e daí em diante.

4. Estude por mídias alternativas

Encarar longas maratonas de leitura é uma das táticas de estudo mais comum, mas também pode ser uma das mais entediantes. Quem nunca se pegou interessadíssimo com uma mosquinha na parede apenas para evitar as próximas páginas?

Para evitar esse tipo de problema, tente estudar por mídias alternativas. Hoje em dia, a gama de opções é enorme: há vídeos disponíveis na internet, sites com exercícios e até mesmo material em áudio. Basta escolher o seu preferido!

5. Gamifique os seus estudos

É comum ficar entediado se a sua rotina de estudos se resume a passar horas em frente aos livros. Para agitar um pouco as coisas, você pode tentar transformar os seus estudos em uma espécie de jogo, em que você ganha recompensas a cada meta atingida.

Você pode estipular os objetivos que preferir: ler durante 45 minutos; ler os capítulos X e Y inteiros; e por aí vai. O prêmio pode ser qualquer coisa que você goste bastante: um doce, uma pausa para leitura de um capítulo de seu livro preferido ou um tempo (curto, ok?) para ficar à toa na internet.

6. Ensine outras pessoas

É bem fácil colocar essa dica em prática: basta convocar um amigo (que tal chamar alguém que também esteja se preparando para a prova?) ou um familiar e dar a ele uma pequena aula sobre o assunto que você está estudando.

Assim como acontece na autoexplicação, a tática é legal porque permite que você analise se entendeu bem o assunto — afinal, você só conseguirá explicá-lo bem se o compreendeu, certo?

7. Estude em grupo

Outra estratégia para fugir um pouco da decoreba é entrar em um grupo de estudos.

Ao se juntar com outras pessoas que estão se preparando para o Exame da Ordem, o estudo se torna mais dinâmico e divertido. Além disso, vocês podem aproveitar para tirar as dúvidas um do outro e debater sobre as questões mais polêmicas. Mas nada de conversas paralelas sobre assuntos aleatórios, ok? É preciso manter o foco!

De qualquer forma, é importante também dedicar algum tempo para estudar para a OAB sozinho — afinal, aprender a matéria inteira com várias pessoas é quase impossível!

8. Crie mnemônicos

Você já ouviu falar dos mnemônicos? Eles são pequenas siglas que irão ajudar você na memorização do conteúdo para a prova.

Se você está se preparando para a OAB, já deve ter ouvido falar na sigla “LIMPE”, formada com as primeiras letras dos princípios constitucionais da Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). Esse é justamente um mnemônico!

Para formar os seus, basta formar siglas com as primeiras letras ou sílabas do que pretende memorizar. Você vai ver como fica mais fácil de lembrar deles na hora da prova!

9. Aproveite a sua memória visual

Na dica sobre os mapas mentais, já falamos um pouco sobre a memória visual. Esse tipo de memória é um recurso extremamente eficaz da nossa mente, mas nem sempre aproveitado.

Você pode tentar fazer desenhos para lembrar de fatos importantes ou fazer flash cards (cartões bem coloridos com informações-chave para a prova). Quando precisar se lembrar de um assunto na hora da prova, feche os olhos e tente visualizar o desenho ou o cartão sobre o tema. Você vai ver com fica bem mais fácil lembrar dessas imagens do que de um trecho de livro sobre o assunto!

10. Faça pausas

Um dos maiores erros cometidos pelos estudantes é fazer maratonas intermináveis de estudos. Isso, na verdade, compromete o seu rendimento: quando você já está cansado ou desconcentrado, o seu cérebro não consegue reter novas informações.

Por isso, não se esqueça de fazer pausas — e muitas! A cada meia hora ou quarenta minutos de estudos, faça um pequeno intervalo de cinco minutos. Você vai ver como a sua concentração vai melhorar depois disso!

11. Não comprometa sua qualidade de vida

A última dica para inovar nos seus estudos é: não comprometa a sua qualidade de vida! Focar apenas nos livros aumenta os níveis de estresse e, ainda por cima, cria uma pressão enorme sobre a sua aprovação.

Por isso, não deixe de fazer as suas atividades normais: saia com os amigos e tenha seus momentos de lazer. É claro que elas deverão ocupar um espaço menor do seu dia a dia, mas lembre-se de que isso é temporário!

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para compartilhá-las com os seus amigos nas redes sociais!

7 comentários em “11 ideias fora da caixa para estudar para a OAB”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *