10 técnicas de estudo eficientes para memorizar matérias difíceis

Ao longo de toda a nossa jornada como estudante diversas são as técnicas de estudo para melhorar a memorização de matérias difíceis, não é mesmo? Para muitos, transformar fórmulas matemáticas em frases ou musiquinhas foi a salvação para o momento de branco durante uma prova!

E se você tem tido dificuldade para memorizar todos os conteúdos complexos cobrados pela prova da OAB, saiba que existem estratégias incríveis que vão além das utilizadas pelos estudantes de ensino fundamental e médio.

Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, listamos 10 técnicas de estudos que vão intensificar a sua memorização e auxiliar a passar de vez no Exame da Ordem! Confira:

1. Concentre-se no que você está fazendo

Antes de mais nada, é muito importante que você pare um pouco e tente se concentrar apenas no estudo. Nesse momento, nada de checar as notificações no celular, redes sociais ou o que os outros membros da casa estão fazendo. Nós sabemos muito bem como a vontade de procrastinar pode ser grande e, quando isso acontece, tudo é capaz de chamar a nossa atenção.

Portanto, mantenha o foco, siga o seu cronograma de estudos e se empenhe no seu objetivo: passar na OAB! Se for preciso, peça para que ninguém o incomode durante o seu período de estudo e deixe o celular bem longe, para não correr o risco de mexer nele. Além disso, você pode investir em aplicativos que impedem que você tenha distrações online.

2. Leia o conteúdo em voz alta

Agora que você já está preparado e livre das tentações, uma técnica muito interessante para potencializar a sua memorização é ler o conteúdo em voz alta.

Após fazer a leitura de um capítulo, por exemplo, você pode lê-lo em voz alta, prestando bastante atenção em cada conceito e termo que está dizendo.

Outra linha estratégica que você pode abordar e que também faz parte da leitura em voz alta é a autoexplicação. Em frente a um espelho você vai explicar tudo aquilo o que acabou de estudar, detalhando o que sabe, como se estivesse explicando o tema a alguém.

Nesse tipo de tática, não se preocupe em reproduzir de maneira idêntica ao que estava no livro, faça isso com as suas próprias palavras.

3. Faça resumos de cada tema estudado

Independentemente da área de estudo, fazer resumos é um processo muito utilizado pelos estudantes. Mas, assim como na autoexplicação, o ideal é que os resumos sejam feitos com as suas palavras, sem copiar o seu material de estudo.

Eles serão, também, fontes de estudo sempre que você for revisar o tema ou tiver alguma dúvida sobre um tópico específico. Além disso, eles vão ser bem interessantes para a nossa próxima dica.

4. Grave áudios sobre os seus resumos

Um problema muito atual é a falta de tempo. Equilibrar trabalho, vida pessoal e estudo é uma tarefa puxada e que requer atenção.

Gravar áudios sobre os seus resumos é uma técnica que vai ajudá-lo a aproveitar melhor momentos que, na maioria das vezes, são perdidos. Quer saber como? Sabe o seu trajeto de ônibus ou de carro? São ideais para escutar os seus resumos! Em uma fila de banco, enquanto faz atividades físicas ou prepara o almoço.

Em todos os momentos você pode colocar um fone de ouvido e escutar os seus áudios. Assim, você aproveita cada instante e o usa para se capacitar ainda mais!

5. Espalhe post-its em seu ambiente de estudo

Para algumas pessoas, visualizar o conteúdo em imagens facilita a compreensão e a memorização dos conteúdos.

Uma alternativa é escrever alguns tópicos e conceitos mais complexos em post-its e espalhá-los pelo seu ambiente de estudo. Transforme-os em mapas mentais, que estarão de fácil acesso sempre que você tiver uma dúvida ou quiser confirmar alguma teoria.

6. Pare e pense no que já foi estudado até o momento

A cada meia hora de estudo ou tópico finalizado, pare e pense sobre tudo o que leu até o momento. Observe o que se tornou mais fácil, quais temas ainda causam dúvidas e qual foi o seu progresso até então. Esses momentos de reflexão são excelentes para aumentar as chances de memorização.

7. Faça pausas

Não se engane! O seu cérebro precisa de momentos de descanso para assimilar tudo o que foi lido e para relaxar. Tente a cada uma hora de estudos fazer uma pausa de dez ou quinze minutos. Levante, tome uma água, busque alongar o corpo e espairecer a mente. Isso vai tornar a volta para os estudos mais agradável e tranquila.

8. Realize testes práticos

Além de auxiliá-lo a se preparar para a prova de forma prática, realizar testes também será benéfico para a memorização dos temas. Uma dica é pegar os exames antigos da OAB e simular o dia da prova, seguindo o mesmo tempo limite. Dessa forma, você saberá qual é o seu rendimento e, também, quais conteúdos são mais problemáticos.

9. Saiba quais momentos você rende mais

Enquanto algumas pessoas apresentam maior facilidade para estudar durante o dia, outras se sentem muito mais motivadas e ativas à noite. Conhecer qual é o seu melhor momento de estudo vai ajudá-lo a ser mais produtivo e a render melhor.

Saiba que antes de dormir e ao acordar, o cérebro libera substâncias químicas que potencializarão o aprendizado e a absorção de temas.

10. Assista a aulas online

Para reforçar todo o seu empenho individual de estudo, é ideal que você conte com o suporte e forma didática de ensino dos cursos online. Procure por um que conte com profissionais capacitados e que serão capazes de orientá-lo quando for preciso.

Um dos pontos positivos dos cursos online é que você pode assistir às aulas quando julgar mais adequado. Eles também costumam disponibilizar materiais extras e que serão de extrema importância para o seu desempenho.

Viu só como é possível adotar algumas técnicas práticas para tornar mais fácil a memorização de conteúdos? Esperamos que elas o ajudem em sua jornada de estudo e tornem o caminho para passar na OAB mais curto!

O que achou das nossas dicas de técnicas de estudo para memorização? Já conhecia todas? Compartilhe este post em suas redes sociais e divida essas informações com outros amigos que estão se preparando para tentar o exame da OAB!

5 comentários em “10 técnicas de estudo eficientes para memorizar matérias difíceis”

    1. Eu amo as dicas da Saraiva, gostaria muito de continuar recebendo o material gratuito de você. Vocês sao . Maravilhos. Obrigada ??

  1. Gostaria de ter um contato físico com alguém de vocês da saraivaaprova.com.br ainda que fosse por tefone celular pois quero estudar de verdade para passar na OAB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *